17 Junho 2015
O aplicativo Mozilla Webmaker, para criação de conteúdo em linguagem local, foi anunciado há nove meses, e agora finalmente chegou aos usuários na Google Play, mas ainda está em versão beta.
O programa da organização foi inicialmente lançado em 2012, para permitir aos usuários ao redor do globo criar sites e aplicações facilmente. A versão para Android, no entanto, lançada agora, é limitada na criação de conteúdo que inclui textos e imagens - que podem incluir galeria de fotos, memes, etc.
Ao abrir o app para criar um projeto, o usuário é apresentado a um punhado de páginas em branco. Pode então adicionar texto, fotos da câmera ou imagens de sua galeria e movê-los onde quiser, para então contar uma história ou compartilhar uma ideia.
Uma vez que o projeto esteja pronto, o usuário pode compartilhá-la com outros que podem visualizar e remixá-los em suas próprias criações. Há também uma galeria para descobrir mais conteúdo da comunidade.
O WebMaker ainda está em versão beta e será necessário muito trabalho antes que esteja pronto para chegar a uma versão final. Segundo o The Next Web, que publicou uma avaliação, a interface não é exatamente intuitiva e não existem quaisquer modelos pré-definidos para trabalhar, o que seria muito útil ao menos até que os usuários se acostumem com a usabilidade. Da forma que ele é apresentado, as pessoas precisam de algum tempo para descobrir como usá-lo em seu próprio país. Com a abordagem de "tela em branco" do WebMaker, a interface pode ser um problema para marinheiros de primeira viagem, ainda desacostumados com o conceito utilizado para criar conteúdos.
A adição de texto e imagens não possui muitas funções para manipular o conteúdo. Poderia haver, por exemplo, uma ferramenta de corte para imagens, entre outros recursos que possam oferecer mais opções de edição. E embora Mozilla diga que o aplicativo foi testado extensivamente por voluntários em Bangladesh, Quênia, Brasil e Índia, ainda falta conteúdo para ser encontrado a fim de ser visualizado ou remixado.
A plataforma ainda parece bem "crua" para atrair uma grande comunidade de usuários, principalmente os que ainda estão começando a utilizar smartphones. De qualquer forma, será interessante acompanhar as melhorias que a Mozilla deve adotar aos poucos, para tornar sua ferramenta de criação de conteúdo mais popular.
Os interessados em testar, já podem instalar o Mozilla WebMaker para Android através da Play Store.
Comentários