LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Uber: entenda a polêmica e os dois lados da moeda

02 de julho de 2015 86

O Uber é um serviço que tem sido alvo de algumas das maiores polêmicas do ano. Ela já foi proibido na França, Itália, Índia, Alemanha, Espanha, Coréia do Sul, Indonésia e tantos outros lugares. Nestes países, e mesmo naqueles em que ele opera legalmente, como na Inglaterra, o Uber tem gerado revoltas e protestos gigantescos com os taxistas locais que acreditam que o serviço é uma forma de concorrência desleal.

Para quem ainda não conhece, o Uber funciona como uma espécie de táxi de luxo. Ele recruta motoristas que, para serem aceitos no serviço, devem cumprir certos pré-requisitos como terem determinados tipos de carros e oferecerem provas e garantias pessoais. Essa frota é contratada pelos clientes via apps de smartphones. Através deles, é possível acompanhar todo o trajeto do veículo e atribuir notas ao motorista. Os pagamentos saem direto de um cartão de crédito previamente cadastrado, ou seja, não acontece transação em dinheiro.

O TudoCelular decidiu fazer um artigo um pouco mais completo para você entender melhor a polêmica. Com a recente votação na Câmara Municipal de São Paulo, tem se falado muito sobre o tema nas redes sociais, não é difícil ver pessoas tomando partidos mesmo estando alheias à complexidade da questão. Por isso decidimos preparar um artigo explicando melhor os lados dessa disputa. O que os taxistas estão reclamando sobre o novo serviço? Quais são os argumentos do Uber em sua defesa? Como os governos podem lidar com a situação? Estas são algumas das perguntas que pretendemos responder com este artigo.

Protesto de taxistas em São Paulo

Os taxistas e a lei

Como já mencionamos, o Uber foi proibido de atuar em dezenas de países. Isso ocorreu porque a empresa não prioriza a regulamentação de seu serviço do ponto de vista jurídico quando ela entra em um novo país. Um pouco mais adiante iremos discutir qual é a estratégia de mercado que norteia o Uber, mas agora vamos nos ater a discutir as leis no Brasil que configurariam o serviço não apenas como ilegal, mas Inconstitucional. Vejamos o porquê:

Em nosso país, a Constituição da República estabelece que é livre o exercício de qualquer profissão, desde que ela atenda as qualificações determinadas pela lei.

"Art 5 XIII CR - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;"

No caso do Uber, ele emprega motoristas que fazem transporte individual de passageiros com pagamentos atrelados à corrida. Para que esse ofício seja praticado, é necessário cumprir os requisitos legais. Há uma lei que regulamente essa profissão. Lei federal 12468/11. O artigo 2 do dispositivo legal estabelece o seguinte:

"Art. 2 É atividade privativa dos profissionais taxistas a utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros, cuja capacidade será de, no máximo, 7 (sete) passageiros."

Ou seja, a lei já estabelece claramente que quem realiza esta profissão é tão somente os taxistas. No artigo 3 podemos entender melhor as condições para que se possa exercer a profissão de taxista. Selecionamos as duas características mais relevantes.

"Art. 3: A atividade profissional de que trata o art. 1 somente será exercida por profissional que atenda integralmente aos requisitos e às condições abaixo estabelecidos:

III - veículo com as características exigidas pela autoridade de trânsito;

IV - certificação específica para exercer a profissão, emitida pelo órgão competente da localidade da prestação do serviço;"

No caso da cidade do Rio de Janeiro, os serviços de transporte individual de passageiros são regulamentados pelo decreto 38242 de 2013. O art. 4 apresenta os requisitos mínimos para que se possa exercer tal serviço. Os principais são:

"III – conduzir veículo com as características exigidas pelas autoridades de trânsito, e devidamente inspecionado pela SMTR anualmente;

IV – ser titular de certificação específica para exercer a profissão, emitida pela SMTR."

Isso significa que para exercer o transporte individual de passageiros como profissão é necessário, entre outras exigências, ser titular de uma certificação específica emitida pela Secretaria Municipal de Trânsito e conduzir veículo com as características exigidas por este mesmo órgão.

Os motoristas da Uber não possuem Termo de Permissão e Alvará de Estacionamento, os quais são outorgados pelas prefeituras dos municípios (em São Paulo a Lei Municipal 7.329/69), e pelo artigo 175, da Constituição Federal.

Sabemos que os motoristas do Uber são rigorosamente avaliados em suas relações com seus clientes, e ainda que este critério tenha seus méritos, estes motoristas não passam pelas mesmas exigências que são demandadas aos taxistas. O Estado e os municípios exigem, pensando no conforto e na segurança dos passageiros, que os seus taxistas façam curso de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos, a fim de receberem a certificação específica para o exercício da profissão.

Logo, de acordo com nossa leitura fria da lei, somente taxistas podem exercer a função de transporte público individual de passageiros. Os motoristas e seus veículos do Uber não apresentam os requisitos para serem taxistas. Se eles não são taxistas, não podem exercer tal profissão

O taxímetro possui um preço claro e pré-estabelecido

A concorrência desleal

Um problema relevante neste ponto da concorrência desleal é a questão dos preços. O cálculo da “corrida” do Uber é feito sem nenhum controle do município. Ao mesmo tempo, os taxistas estão restritos a uma tabela autorizada e um taxímetro aferido pelos órgãos reguladores especializados. Em São Paulo, isso é determinação da Lei 12.468/11, que torna obrigatória a utilização de taxímetro para os municípios com mais de 50 mil habitantes.

Outro problema que agrava o quadro de concorrência desleal é o fato de que os taxistas não podem escolher suas corridas (mesmo quando usam apps os táxis não sabem o destino de seus passageiros). Segundo a lei que rege sua profissão, eles também não podem estacionar ou formar fila fora do ponto de táxi em locais que não tenha recebido autorização da prefeitura. Seguir estas regras os tornam aptos apenas para competir entre si, e não com os motoristas do Uber, que escolhem corridas e podem estacionar em qualquer lugar.

Sabemos que o novo serviço pratica o mesmo ofício que os taxistas, mas não possui obrigação de seguir os imperativos legais, não se sujeita a nenhum contrato com o município ou com o Estado. Dessa forma, fica claro então, a deslealdade da competição.

As polêmicas ciclovias que começaram a tomar as ruas de São Paulo

Outras considerações importantes

O Uber, de certa maneira, também causa alguns prejuízos aos seus consumidores. Como a tarifa não é tabelada algumas corridas podem sair bem mais caras do que o esperado. O acesso ao valor cobrado acontece após a finalização da corrida, ou seja, o passageiro não consegue acompanhar a evolução do custo do trajeto. Por fim, outro problema é que o Uber possui apenas uma única forma de pagamento, o cartão de crédito. Tudo isso pode ser configurado como violações ao Código de Defesa do Consumidor, assim como crimes contra as relações de consumo (Lei 8.137/90).

Por fim, creio que o último problema relevante se dá em relação a questão ética/ambiental. No caso do Rio de Janeiro, a cidade possui uma frota de táxis tão grande que há muitos anos o município optou por suspender a criação de novas licenças. Vivemos um momento de reflexão em relação ao trânsito nas grandes cidades. Temos iniciativas concretas como a abolição de carros nos centros, faixas exclusivas de ônibus e até mesmo a redução de tamanho das pistas para a criação de ciclovias. Tudo isso visa desestimular o uso do carro, impulsionar a bicicleta como ferramenta de transporte individual e reduzir drasticamente o tempo de viagem dos transportes públicos.

O Uber vai na contramão desta tendência mundial. As cidades de hoje já estão se esforçando para reduzir o número de carros circulando: implementando rodízios, suspendendo licenças, barrando a circulação em determinadas áreas da cidade e etc. O novo serviço neste quesito serve apenas para estimular que mais pessoas comprem carros, especialmente em um cenário de diminuição de postos de trabalho, como o que nos encontramos agora. Sem o devido controle, e levando em conta o estímulo que o Uber oferece para ganhar novos motoristas, a empresa corre o risco de aumentar o uso de carros nas grandes cidades, trazendo mais desconforto e poluição para a população comum, que nem tem como arcar com os preços de um serviço de luxo.

O Uber representa uma ameça série a reserva de mercado dos taxistas.

Em defesa do Uber, uma legislação ultrapassada

Apesar de todos os mecanismos de regulação do Estado, é inegável que, em muitos casos, os motoristas do Uber são mais educados, os carros são mais bem equipados e o conforto do passageiro se mostra mais prioritário. Não sabemos exatamente se estes veículos são mais seguros, dado que eles não passam por uma vistoria profissional, mas eles certamente parecem seguir padrões de exigência maiores do que a prefeitura impõe aos seus taxistas.

Do ponto de vista legal, é possível enxergar várias complicações na hora de julgar o Uber. Seus representantes alegam que eles não são um serviço análogo ao Táxi. De acordo com sua defesa, tudo o que a empresa faz é ajudar pessoas a encontrar motoristas particulares que queiram ir para onde elas estão indo. Um dos argumentos do Uber para dizer que ele não pode ser fechado é justamente o fato de não possuir nenhum carro. Como uma empresa de software, ele é 100% virtual, por isso fica difícil encaixá-la na legislação.

Mesmo ignorando a natureza do serviço que o Uber presta, o debate legal em torno dele ainda é muito complexo, pois remonta às origens do serviço de táxi. Sabemos que sem a criação destas leis, qualquer um poderia atuar como taxista e o resultado disso seria perigoso. Uma pessoa que parasse um táxi não teria informações sobre o motorista e o veículo. Desta maneira, a regulação foi criada para dar mais segurança aos passageiros, que assim podem saber que o seu motorista foi devidamente vistoriado e certificado pela prefeitura.

No caso do Uber, ele toma para si a responsabilidade de fiscalizar os carros e motoristas do serviço de transporte individual. Para se cadastrar no aplicativo como motorista é preciso ter uma carteira profissional (com licença para exercer atividade remunerada), fazer um seguro que cubra o passageiro e ter um carro no modelo sedã de ano mais recente que 2009. A empresa também alega fazer a checagem de antecedentes criminais.

Para completar a fiscalização entram os clientes que, ao concluir o pagamento, são convidados a fazer uma avaliação do serviço. As notas podem variar de um à cinco, e qualquer motorista que for classificado com menos de quatro estrelas pode ser barrado de atuar pela empresa.

Os porta-vozes da empresa dizem que ela não é ilegal porque veio depois da legislação. "Colocar o Uber num modelo antigo não faz sentido. É como comparar Netflix com televisão. Ele foi criado depois das leis atuais e precisa de regulação específica", diz Fábio Sabba, um dos diretores do aplicativo no Brasil.

De fato, muitas das leis que regem o transporte individual são ultrapassadas. A popularidade do Uber pode representar o momento ideal para atualizar a legislação. Hoje em dia, a ideia de um ponto de táxi da prefeitura faz menos sentido do que na década de 1960 quando foram criados. Mais de 80% das frotas de táxi nos centros urbanos utilizam aplicativos diariamente, será mesmo que ainda precisamos de tantos pontos de táxi?

Alguns taxistas no Rio criaram uma pequena máfia em cima das licenças da profissão.

Reserva de mercado, crimes e esclarecendo a concorrência desleal

Como mencionamos, entre as principais reclamações dos taxistas estão que os motoristas do Uber não precisam pagar pelas taxas de licença da prefeitura e que eles não pagam impostos. Ainda que isso seja verdade, os táxis da capital paulista também são isentos de ISS (Imposto sobre Serviços) sobre as corridas. Caso os motoristas do Uber se tornem profissionais autônomos com registro na prefeitura eles ainda terão de pagar esse tributo, o que mostra que a concorrência pode não ser tão desleal assim.

Na mesma linha de argumento, é válido lembrar que os taxistas ganham descontos fiscais na hora de comprar um carro, o que pode abater o preço de um automóvel em até 30%. Outra vantagem considerável para a classe.

A reserva de mercado não é sempre positiva, e nesse caso pode prejudicar a população que quer ter acesso a um serviço de qualidade superior. A própria existência do Uber vai forçar os taxistas a melhorarem como profissionais, dada a concorrência entre os serviços. A estagnação da classe pode ser um problema até do ponto de vista criminal, dado o que se tornou um mercado de licenças.

Basicamente vários taxistas criaram um mercado negro de concessões, onde eles vendem de maneira ilegal as suas licenças públicas. Pela lei, elas deveriam ser passadas como herança, o que já é muito estranho, ou devolvidas a prefeitura. Dependendo do ponto de taxi que se pertence é possível cobrar mais de R$200.000,00 pelo direito de ser taxista. É importante encontrar formas de combater este tipo de máfia, e o Uber pode ser um modelo eficiente para isso.

A sede da empresa em Nova York.

O Uber e sua busca por se tornar o "padrão"

O Uber sabe que funciona à margem da legalidade. Segundo Marcus Wohlsen, da WIRED, o objetivo da empresa é se tornar tão grande e popular de forma rápida que seus clientes lutariam para manter a empresa aberta. Se por alguma razão algum juiz decidisse cortar o acesso dos brasileiros ao WhatsApp, isso certamente geraria uma revolta. Este parece ser o caminho que o Uber está tentando tomar, conseguindo assim algum poder de pressão com os governos.

Para tal, sempre que a empresa estreia em um novo local, ela oferece vouchers generosos para conquistar novos clientes. No Brasil, se você indicava um amigo ao serviço era possível ganhar até R$ 55 de bônus para as suas futuras corridas. Em Nova York a empresa fez uma guerra de preços contra concorrentes e taxistas, reduzindo em 20% o valor do UberX, a versão de baixo custo do serviço, o que a tornou uma opção mais barata que os famosos táxis amarelos da cidade.

A estratégia era tão agressiva que o Uber perdia dinheiro em todas as corridas. No entanto, com tantos bilhões dólares disponíveis concedidos por investidores, a estratégia serviu para consolidar o serviço como essencial. O fato é que é impossível questionar a eficácia deste método, e em pouco tempo de operação milhares de brasileiros já se tornaram clientes fidelizados. A total proibição do serviço, como foi votado nesta semana na Câmara Municipal de São Paulo, pode mesmo não ser o melhor caminho.

Taxistas em São Paulo, param as ruas em protesto à presença do Uber.

Quais são as melhores soluções para o problema?

Sabemos que a discussão em torno do Uber está sendo muito polarizada. As coisas chegaram a dois ápices diferentes na última semana, com taxistas no Brasil fazendo ameaças de morte aos motoristas do Uber, e na França, onde depois de protestos violentos contra o serviço, os diretores da empresa foram detidos pela polícia.

É necessário abordar o assunto de forma mais branda. Apesar da boa vontade do governo em cooperar com o aplicativo (que se encontra legal em todo o Brasil), sabemos que mudanças tão profundas jamais passarão intocadas, sem resistência. O Reino Unido, por exemplo, tem se mostrado receptivo ao Uber, assim a como diferentes aplicativos modernos que contribuem com a chamada "economia colaborativa". Apesar disso, no último mês, o centro de Londres foi parado por um protesto em massa organizado pelos taxistas.

É preciso encontrar um meio termo em relação a toda esta história. Não é nem desejável o fim da regulação, nem a total oposição a ela, e sim uma abordagem mais aberta a inovação. Vivemos na era digital, e serviços similares ao Uber são cada vez mais comuns. Não podemos deixar que o aluguel de apartamentos por temporada (como o Windu ou AirbnB), seja detido pelo monopólio dos registros de hotéis. É necessário uma revisão nas leis. Com a proeminência da Internet em nossas vidas, este clamor por mudança será cada vez mais recorrente, por isso devemos estabelecer um diálogo para suavizar essas transições.

Sabemos que regular a atividade do Uber não é garantia que todos os tributos sejam equilibrados. No Brasil, as leis regulatórias e tributárias não conversam necessariamente. É possível legalizar um novo serviço sem equipará-lo a outro na parte tributária. Vários especialistas acreditam que existam alternativas, como o cadastro de condutores em órgãos públicos e o pagamento de taxas pelo Uber para evitar concorrência desleal.

Em São Paulo, a atual gestão do prefeito Haddad parece preferir o diálogo a proibição, e estuda formas de regularizar a iniciativa. "É algo novo, complexo, veio pra ficar e tem que ter alguma regulamentação", explica Jilmar Tatto, secretário de Transportes.

O tema é complexo e, exceto nos países onde o Uber já existe há muito tempo, a legislação ainda é frágil e gera polêmicas. Vamos torcer para que seja possível encontrar um meio termo legal para que os brasileiros sejam capazes de desfrutar tanto do Uber quanto futuras iniciativas que apareçam neste mercado em constante evolução.

Autoria de Felipe Velloso


86

Comentários

Uber: entenda a polêmica e os dois lados da moeda
  • Você está precisando de dinheiro urgente ou precisa de algum tipo de ajuda financeira, se sim, então eu gostaria que você recebesse uma master card já carregada com dinheiro, com este cartão você tem acesso diário a 3000 $.
    Para obter este cartão basta entrar em contato com: divinecardhacker@gmail.com
    ou enviar uma mensagem whatsapp para +14243655441

      • Uai tc? Virou zona hacker?

          • Quero compartilhar meu testemunho sobre como recebi meu cartão de caixa eletrônico BLANK que mudou minha vida hoje. Eu já morava na rua onde as coisas eram tão difíceis para mim, mesmo para pagar minhas contas era muito difícil para mim, eu tenho que estacionar meu apartamento e começar a dormir na rua. Eu tentei tudo o que eu poderia fazer para garantir um emprego, mas tudo foi em vão. então eu decidi navegar no meu telefone por trabalhos on-line onde recebi um anúncio sobre os hackers que anunciavam um cartão de ATM em branco que pode ser usado para cortar qualquer caixa eletrônico em todo o mundo, nunca pensei que isso poderia ser real porque a maioria do anúncio no A internet baseia-se em fraude, então eu decidi provar uma tentativa e olhar para onde isso me levará se ela puder mudar minha vida para sempre. eu entrei em contato com esses hackers e eles me contaram tudo o que eu precisava para obter este cartão, isso é real e não é um golpe que me ajudou. Para cortar a história, esses hackers são especialistas em reparos, programação e execução de ATM, que me ensinaram várias dicas e truques sobre a invasão de uma máquina ATM com um cartão de ATM em branco. Eu solicitei o cartão de caixa eletrônico em branco e foi entregue em mim dentro de 3 dias e eu fiz como eu fui dito e hoje minha vida mudou de um caminante de rua para minha casa, não há MÁQUINAS ATM, este CARTÃO ATM ATM BLANK PODE penetrar em porque ele foi programado com várias ferramentas e software antes que ele seja enviado para você. minha vida realmente mudou e eu quero compartilhar isso com o mundo, eu sei que isso é ilegal, mas também uma maneira inteligente de viver, porque o governo não pode nos ajudar, então nós temos que nos ajudar. Se você também quer este CARTÃO BLANK ATM, eu quero que você entre em contato com o Sr. Wandy através do seu e-mail wandyhackersworld88@gmail.com

              • Quero compartilhar meu testemunho sobre como recebi meu cartão de caixa eletrônico BLANK que mudou minha vida hoje. Eu já morava na rua onde as coisas eram tão difíceis para mim, mesmo para pagar minhas contas era muito difícil para mim, eu tenho que estacionar meu apartamento e começar a dormir na rua. Eu tentei tudo o que eu poderia fazer para garantir um emprego, mas tudo foi em vão. então eu decidi navegar no meu telefone por trabalhos on-line onde recebi um anúncio sobre os hackers que anunciavam um cartão de ATM em branco que pode ser usado para cortar qualquer caixa eletrônico em todo o mundo, nunca pensei que isso poderia ser real porque a maioria do anúncio no A internet baseia-se em fraude, então eu decidi provar uma tentativa e olhar para onde isso me levará se ela puder mudar minha vida para sempre. eu entrei em contato com esses hackers e eles me contaram tudo o que eu precisava para obter este cartão, isso é real e não é um golpe que me ajudou. Para cortar a história, esses hackers são especialistas em reparos, programação e execução de ATM, que me ensinaram várias dicas e truques sobre a invasão de uma máquina ATM com um cartão de ATM em branco. Eu solicitei o cartão de caixa eletrônico em branco e foi entregue em mim dentro de 3 dias e eu fiz como eu fui dito e hoje minha vida mudou de um caminante de rua para minha casa, não há MÁQUINAS ATM, este CARTÃO ATM ATM BLANK PODE penetrar em porque ele foi programado com várias ferramentas e software antes que ele seja enviado para você. minha vida realmente mudou e eu quero compartilhar isso com o mundo, eu sei que isso é ilegal, mas também uma maneira inteligente de viver, porque o governo não pode nos ajudar, então nós temos que nos ajudar. Se você também quer este CARTÃO BLANK ATM, eu quero que você entre em contato com o Sr. Wandy através do seu e-mail wandyhackersworld88@gmail.comQuero compartilhar meu testemunho sobre como recebi meu cartão de caixa eletrônico BLANK que mudou minha vida hoje. Eu já morava na rua onde as coisas eram tão difíceis para mim, mesmo para pagar minhas contas era muito difícil para mim, eu tenho que estacionar meu apartamento e começar a dormir na rua. Eu tentei tudo o que eu poderia fazer para garantir um emprego, mas tudo foi em vão. então eu decidi navegar no meu telefone por trabalhos on-line onde recebi um anúncio sobre os hackers que anunciavam um cartão de ATM em branco que pode ser usado para cortar qualquer caixa eletrônico em todo o mundo, nunca pensei que isso poderia ser real porque a maioria do anúncio no A internet baseia-se em fraude, então eu decidi provar uma tentativa e olhar para onde isso me levará se ela puder mudar minha vida para sempre. eu entrei em contato com esses hackers e eles me contaram tudo o que eu precisava para obter este cartão, isso é real e não é um golpe que me ajudou. Para cortar a história, esses hackers são especialistas em reparos, programação e execução de ATM, que me ensinaram várias dicas e truques sobre a invasão de uma máquina ATM com um cartão de ATM em branco. Eu solicitei o cartão de caixa eletrônico em branco e foi entregue em mim dentro de 3 dias e eu fiz como eu fui dito e hoje minha vida mudou de um caminante de rua para minha casa, não há MÁQUINAS ATM, este CARTÃO ATM ATM BLANK PODE penetrar em porque ele foi programado com várias ferramentas e software antes que ele seja enviado para você. minha vida realmente mudou e eu quero compartilhar isso com o mundo, eu sei que isso é ilegal, mas também uma maneira inteligente de viver, porque o governo não pode nos ajudar, então nós temos que nos ajudar. Se você também quer este CARTÃO BLANK ATM, eu quero que você entre em contato com o Sr. Wandy através do seu e-mail wandyhackersworld88@gmail.comQuero compartilhar meu testemunho sobre como recebi meu cartão de caixa eletrônico BLANK que mudou minha vida hoje. Eu já morava na rua onde as coisas eram tão difíceis para mim, mesmo para pagar minhas contas era muito difícil para mim, eu tenho que estacionar meu apartamento e começar a dormir na rua. Eu tentei tudo o que eu poderia fazer para garantir um emprego, mas tudo foi em vão. então eu decidi navegar no meu telefone por trabalhos on-line onde recebi um anúncio sobre os hackers que anunciavam um cartão de ATM em branco que pode ser usado para cortar qualquer caixa eletrônico em todo o mundo, nunca pensei que isso poderia ser real porque a maioria do anúncio no A internet baseia-se em fraude, então eu decidi provar uma tentativa e olhar para onde isso me levará se ela puder mudar minha vida para sempre. eu entrei em contato com esses hackers e eles me contaram tudo o que eu precisava para obter este cartão, isso é real e não é um golpe que me ajudou. Para cortar a história, esses hackers são especialistas em reparos, programação e execução de ATM, que me ensinaram várias dicas e truques sobre a invasão de uma máquina ATM com um cartão de ATM em branco. Eu solicitei o cartão de

                • Recebi meu cartão ATM já programado e apagado para
                  Retire o máximo de US $ 50,000 MENSAL por um máximo de 12 MESES. Estou tão feliz com isso porque eu entendi meu na semana passada
                  E eu usei isso para obter US $ 150.000 já. Georg Bednorz Hackers está dando
                  O cartão apenas para ajudar os pobres e carentes, embora seja ilegal, mas isso
                  É algo legal e ele não é como outro golpe fingindo
                  Para ter os cartões em branco do ATM. E ninguém é pego quando
                  Usando o cartão. Obter o seu de Georg Bednorz Hackers hoje! Basta enviar um email
                  Para georgbednorzhackers@gmail.com

                    • Fique rico
                      hoje e corre o risco de transformar sua própria vida. Experimente e
                      obtenha um cartão de caixa vazio hoje de (MR WANDY) e esteja entre os
                      sortudos que se estão a beneficiar deste cartão. Este cartão de ATM é um
                      conjunto de cartões em branco e é Capaz de invadir qualquer ATM em qualquer lugar do mundo. Eu
                      tenho que saber sobre este cartão de caixa vazio quando eu estava
                      procurando por trabalho on-line há cerca de um mês ... Ele realmente
                      mudou minha vida para sempre e agora eu posso dizer que sou rico porque
                      sou um testemunho vivo. Quanto menos dinheiro
                      recebo em um dia com este cartão é de US $ 3.000. Agora, de momento em
                      diante, mantenho bombeando dinheiro para a minha conta. Embora
                      ilegal, não há risco de ser pego, pois está programado para que ele não
                      possa rastrear, mas também possui uma técnica que torna impossível que o
                      CCTV detete você ... Para obter detalhes sobre como obter o seu hoje,
                      os hackers de e-mail : Wandyhackersworld88@gmail.com

                        • Parabéns matéria muito boa e imparcial deixando que cada um tire a suas proprias conclusões.

                            • Se isso acontecer outras empresas vão surgir com preços mais acessíveis e então o Uber vai se tornar extinto exatamente como os taxissauros, isso se chama evolução.

                              • Iludismo aq não rola....kkkkk

                                  • Matéria mais completa e imparcial que eu já li sobre essa discussão.

                                      • Transporte irregular para quem? Quem tem que achar se o transporte Uber é viável ou não é a população, não o grupo concorrente (taxistas). Os motoristas da Uber não são pais de família, estudantes, contribuintes, BRASILEIROS?
                                        Oque está acontecendo é basicamente oque já acorreu inúmeras vezes na história. Um ex: Quando o carro foi criado e passado a ser produzido em massa para a população, os carroceiros caíram encima dizendo que; não era regulamentado, que não tinham direito de fazer oque estavam fazendo, que eram pais de família, e por ai vai. A estabilidade não existe, uma hora ou outra um negócio irá cair ou não. Isso se parece muito com a seleção natural, onde o ambiente seleciona os melhores indivíduos para prosseguir com suas vidas. Nesses casos, quem selecionará será sempre a população.

                                          • UBER > TAXI

                                            Chorem mais, taxistas.

                                              • Sou taxista, sempre fui contra aos taxistas que trabalhavam errado, pois mal profissional existe em vários setores e nosso dever como cidadãos eh combater os errados, os irregulares, os piratas.
                                                Com o advento da tecnologia as laranjas podres foram afastadas, baixem qualquer um dos aplicativos de táxis COMO: Waytaxi, Easy Taxi, táxija, 99taxis e acompanhe a chegada do seu táxi, rápido cômodo, seguro e veja seu percusso traçado via GPS.
                                                Pague com cartão, vaucher, dinheiro, cheque etc.
                                                O taxista eh amigo da sociedade, nós somos fiscalizados, regulamentados, somos identificados.
                                                Somos pais de família, somos estudantes, somos contribuintes, somos BRASILEIRO.
                                                O setor de transporte individual de passageiros nunca de muito lucro, pois já eh muito competitivo entre os próprios taxistas e ainda tem a pirataria que também compete conosco.
                                                A pirataria se modernizou e criou um app chamado UBER, e agora faz transporte irregular de passageiros.
                                                Eh como se os traficantes fizessem um aplicativo para vender drogas.
                                                O UBER, vive correndo das autoridades, pulam meios fios, para burlar a fiscalização, são modernos no jeito de enganar a fiscalização.

                                                  • Transporte irregular para quem? Quem tem que achar se o transporte Uber é viável ou não é a população, não o grupo concorrente (taxistas). Os motoristas da Uber não são pais de família, estudantes, contribuintes, BRASILEIROS?Oque está acontecendo é basicamente oque já acorreu inúmeras vezes na história. Um ex: Quando o carro foi criado e passado a ser produzido em massa para a população, os carroceiros caíram encima dizendo que; não era regulamentado, que não tinham direito de fazer oque estavam fazendo, que eram pais de família, e por ai vai. A estabilidade não existe, uma hora ou outra um negócio irá cair ou não. Isso se parece muito com a seleção natural, onde o ambiente seleciona os melhores indivíduos para prosseguir com suas vidas. Nesses casos, quem selecionará será sempre a população.

                                                      • E por que eles não podem se cadastrar e pagar impostos? Por que o UBER não cumpre as regras? Simples assim! Só por que tem pais de familia trabalhando? Tem pai de familia que é taxista tambem sabia? E quando o UBER acabar com os taxistas e resolver que é hora de parar de subisidiar as corridas e cobrar o real valor ahn? Sera que vai ser legal ter somente uma empresa combrando uma fortuna? Vc ja ouviu falar em dumping?

                                                          • se os preços do UBER aumentarem com certeza surgirá uma empresa com preços mais acessíveis e melhor qualidade, exatamente como aconteceu com os taxissauros, isso se chama evolução ... se acha a concorrencia desleal, melhore a qualidade dos serviços, e se taxixistas são obsigados a pagar subsídios ao governo, problema, é contra isso que deveriam se reunir para protestar, não contra o UBER

                                                              • O Uber prática dumping no mundo inteiro... E uma empresa que não gera lucro....

                                                                  • se Uber praticar Dumping e ganhar o mercado e elevar os preços, o outra empresa vai chegar e fazer o mesmo, talvez os taxistas, vai ser um "ciclo de dumpings", e outra, UBER não é a única empresa que presta esse tipo de serviço, e outra, motoristas de UBER não colocaram a arma na cabeça de nenhum cliente e obrigaram a entrar no carro, não existe violação de espaço aí, o cliente usa o serviço porque quer e o motorista transporta porque quer, ninguém tá violando o espaço de ninguém, isso se chama liberalismo enfrentando a resistência de uma classe que, infelizmente vai encontrar menos espaço no mercado. Se eu inventar um shampoo mais barato e melhor, acha certo o Estado proibir também só pra defender as marcas já existentes ? ou as outras marcas oferecerem um produto de melhor qualidade para superar meu produto ?

                                                                      • Lembro da Gatonet que tinha demanda na rua inteira aonde morava...Meu Pai o Sr Certinho nunca quiz por em casa....Chamava em pensamento (claro..RS) de burro....O Uber não paga nenhum imposto....Tentei achar na NET...Impossível ver..

                                                                          • se o problema é impostos, então o problema é com o Estado, não com o UBER, acha que eu gosto de pagar impostos ? pago pois sou obrigado mas nunca me perguntaram se eu queria pagar ou não, pago impostos para hospitais publicos que nem uso, para escolas públicas que nem uso, etc etc etc, pois que façam protestos CONTRA IMPOSTOS NÃO CONTRA O UBER.

                                                                              • Se tirar meu IPTU e outros impostos...Aí concordo com o Uber

                                                                                  • seu IPTU vai ser retirado quando em vez de um bando de taxistas se reunirem pra prejudicar uma empresa que segue tendências naturais de mercado, se reunirem para redução ou até isenção de impostos (nesse caso não apenas taxistas), IPTU, etc ... acha que eu gosto de pagar IPTU ? por que que eu tenho que pagar IPTU se o terreno é meu ? o mesmo para taxistas, por que tem que pagar taxas ao ESTADO se são eles que trabalham e ganham o dinheiro ? TAXISTAS DO BRASIL, USEM SEU PODER DE PROTESTO PARA MELHORAREM O DIREITO INDIVIDUAL, DIMINUINDO O CONTROLE DO ESTADO SOBRE VOCÊS SEM DIMINUIR A QUALIDADE DO SERVIÇO, E NÃO PARA PREJUDICAR OS OUTRAS. Se todo mudo protestasse igual taxistas protestam para acabar com o UBER, só que não para acabar com o UBER, e sim para melhorar os TAXIS, todos sairiam ganhando.

                                                                    • Seu SuedSilvio, voce é taxista ha 15 anos e dai ? Voce esqueceu de mencionar que alguns motoristas de uma dessas empresas Waytaxi, TaxiJá, taxionlinebrasilia, easy Taxi, 99taxis ficam com o número de celular de clientes e alguns julgaram passageiras como mulheres "faceis" e ligaram para elas com aquela cantada nojenta. No UBER isto não ocorre pois o motorista não tem acesso ao telefone do passageiro.
                                                                      O UBER veio para ficar.

                                                                        • É só uma quetão de tempo e volume, deixa o numero de motorista UBER chegar próximo ao numero de motoristas de taxi e ai isso vai aparecer. Simplesmente pq ser de má indole é do ser humano e não da profissao. Ou seja, pilantra existe em qualquer lugar, não é a cor do carro que vai mudar o carater do motorista, não seja pre conceituoso, tem muito motorista de taxi honesto e gente boa assim como tem muito pilantra, não generalize!

                                                                          • Isso sim é matéria! Parabéns ao(s) redator(es)!

                                                                              • O Uber prejudica APENAS os detentores de alvarás, afinal, com um valor
                                                                                de mercado que é superior a 100 mil reais, e que com o Uber pode se
                                                                                tornar apenas um pedaço de papel.Para todos os outros cidadãos o
                                                                                aplicativo é muito bom, inclusive para taxistas que trabalham para
                                                                                frotas, por não terem um alvará.

                                                                                  • O Uber prejudica APENAS os detentores de alvarás, afinal, com um valor de mercado que é superior a 100 mil reais, e que com o Uber pode se tornar apenas um pedaço de papel.Para todos os outros cidadãos o aplicativo é muito bom, inclusive para taxistas que trabalham para frotas, por não terem um alvará.

                                                                                      • Bora ubeeeer. tem muito taxista ladrão tambem. cade que fazem algo?

                                                                                          • Pq eu li vários artigos no google que o Uber quer passar por cimas das leis de vários países...Estava conversando com um corretor de seguros, e ele me explicou que o seguro da uber é de passeio..Quer dizer,não é para aluguel e sim para passeio...Eles metem demais para o usuário...Perguntem para seus corretores...Fiquei bobo como uma empresa mundial pode ser tão mentirosa.

                                                                                              • UBER é um serviço privado, como Facebook, Netflix, Microsoft, toyota, etc etc etc, use se quiser, desde que concorde com os termos de serviço, se não quiser não use, ninguém está pondo uma arma na sua cabeça.

                                                                                                  • E nos termos do UBER esta escrito que se houver algum problema é problema seu! Se quiser entrar na justiça o usuario que instala o app aceita que o foro preferencial seja na Holanda, ou seja se quiser reclamar pegue um avião pra Holanda!

                                                                                                      • se você usa UBER, leu os temos de serviço e está ciente, está assumindo todo o risco, se não quiser correr o risco, simplesmente não use o APP, isso é livre mercado, ninguém obriga ninguém a fazer nada.

                                                                                                      • Se foi proibido em vários paises..Boa coisa não é

                                                                                                          • Iniciativa privada reduz o poder do governo, que governo quer perder parte do seu poder? Corporativismo meu caro. Por que será que a organização de odontologia pediu a Anvisa para impedir que a pessoa comum possa comprar fitas de clareamento comum em farmácias sem precisar de pagar por uma receita?

                                                                                                              • O sistema de taxi é do estado e o estado é o povo, nao confunda estado com governo. Governo é eleito a cada 4 anos, o estado continua. O sistema de taxi pode ser reformulado e assim como o UBER pode dar lucro o sistema de taxi tambem pode dar lucro, só que lucro para o POVO. Mas... como diz o ditado, é o olho do dono que engorda o boi... Como o povo não olha para seus bens eles preferem entregar para os outros... uma pena!

                                                                                                                  • " estado é o povo" ? ta na hora de rever seus conceitos, estado NUNCA VAI SER O POVO, estado são os outros 51% da população que vota no governo atual, e se eu fizer parte das 49% que votaram contra ? vou ser obrigado a seguir o caminho que o "povo" escolher ? luto por mais direitos individuais e redução do poder do estado e parar de depender desse "povo" por que sinceramente, tá foda. Façam um favor, votem em partidos liberais em 2016.

                                                                                                                    • Mas se deixar meu caro...Curandeiro vai emitir receita médica..Evolução com regulamentação!

                                                                                                                        • Estamos falando de motoristas que é necessário apenas CNH para prestar o serviço, não de médicos que são necessario anos.

                                                                                                                            • Alvará de funcionamento... Né.... Motorista tem até carrinheiro.....O Uber não tem nada

                                                                                                                                • daí já é uma questão de opinião, taxistas se submetem a regulamentação rigorosa porque querem, se protestassem, não seriam obrigados a pagar taxas nem se submeterem à regulamentações frescas. O UBER não tem nada e a população ta ciente disso, e mesmo assim prefere o serviço, por que então ?

                                                                                                                                    • O serviço clandestino sempre é mais barato...Atire a primeira pedra quem nunca consumiu algo pirata

                                                                                                                                        • o serviço clandestino é mais barato pois 90% do dinheiro que você paga para serviços regulamentados são impostos e vão para o bolso de políticos do partido FdePs, o que você quer ? lutar para que a UBER seja mais uma contribuinte da filhadaputagem ? ou que taxas de taxistas sejam reduzidas e assim equilibrar a concorrência SEM PREJUDICAR a população que vai poder escolher entre os dois serviços?

                                                                                                                                    • Os produtos foram testados e receberam certificação da Anvisa antes de serem postos à venda no mercado. Não estavam irregulares, muitos clientes compraram e aprovaram. Só que evitava do consumidor ir ao consultório médico e gastar mais de R$50 num pedaço de papel para ele poder fazer o que já fazia antes. Em relação ao Uber o problema é a segurança pública como um todo, não só do serviço. Existe um cadastro do motorista e a empresa cederia à polícia todas as informações possíveis caso fossem relacionadas ao motorista investigado. Não vejo problema algum que exija regulamentação extra. Governo do Espírito Santo quer regular até o seu acesso ao sal nos restaurantes, palmas para a regularização idiota do Brasil.

                                                                                                                                        • Mas os seguros dos motoristas do uber são de passeio...Converse com um corretor....Mas uma vez tomei dipirona por conta própria e me ferrei..Quase morri...A livre iniciatiativa pode nos prejudicar tb...

                                                                                                                                            • Leu a bula inteira antes de usar o medicamento? No comercial fala para fazer isso, acho que até na embalagem fala. Taxistas só precisam pagar o seguro DPVAT (isso é se pagam), não são obrigados a pagar seguro do carro que cubra o carro, motorista e passageiro, o do Uber sim. E nem vejo a necessidade de se cobrar tal obrigatoriedade em cidades pacíficas no trânsito. Só avisar o passageiro quais carros tem ou não seguro e deixar ele escolher entre um e outro. Dirigindo em Brasília por décadas meu pai nunca precisou de seguro do veículo. Acidentes ocorrem por imprudência de motoristas, daí a necessidade de mais pardais e também de aumento de fiscalização da polícia rodoviária.

                                                                                                                                      • E ilegal para mim!!

                                                                                                                                          • Sou taxista há 15 anos em Brasilia.

                                                                                                                                            É preciso observar o perigo que o app UBER causa à ordem econômica e pública.
                                                                                                                                            O UBER por onde passa, vem SENDO proibido, países de primeiro mundo vem percebendo que a empresa engana a sociedade com suas práticas de "DUMPING"
                                                                                                                                            visando prejudicar e eliminar os taxistas locais, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos.

                                                                                                                                            Além de que não respeita a legislação ; entram nos países praticam um mercado predatório deixando os operarários com migalhas, levando o ouro embora.

                                                                                                                                            Por outro lado são grandes os nossos desafios quanto TAXISTAS. Nossos sindicatos, quem representam cada praça espalhada Brasil a fora, são muitas vezes inerte, corruptos, não inverte o dinheiro da praça na praça, perpertuam-se no poder e deixam problemas que os taxistas, sozinhos não tem condições de resolver.
                                                                                                                                            Nós taxistas precisamos sim rever nossos conceitos principalmente sobre SINDICATOS e cobrar deles ajudas para resolução dos nossos problemas e juntos superar os desafios.
                                                                                                                                            Não podemos deixar que acabem com o sistema de táxi, ainda mais, por um app proscrito sem rosto e sem escrúpulos chamado UBER.
                                                                                                                                            Imaginem: após uma baile chamar um carro preto sem identificação às autoridades pra transportar sua filha de 15 anos. Quantos bandido se passaram por motoristas UBER?

                                                                                                                                            Porquê o Uber não quer SE responsabilizar com a sociedade? Diante dessa perguntas ela prefere responder que ela trás modernidade, essa é sempre a mesma resposta pra todas perguntas.

                                                                                                                                            Não é novidade e nem modernidade, pois temos aplicativos brasileiros responsáveis, identificados, cadastrados junto ao ministério, as secretárias de transporte; que fazem melhor serviço que Uber:

                                                                                                                                            Waytaxi, TaxiJá, taxionlinebrasilia, easy Taxi, 99taxis etc. São aplicativos de transporte individual de passageiro, onde você escolhe o táxi que vai te conduzir, seja corrida curta, sob chuva ou sol, madrugada ou noite o taxista sempre te leva. Alem de que você pode escolher o carro que quiser, na praça temos muitos carros melhores que os oferecidos pela pirataria, ao final vc pode qualificar o atendimento, vc pode rejeitar algum taxista que vc não queira seja qual for o motivo, vc escolhe o carro o motorista a forma de pagamento é tudo isso com anuência do estado.
                                                                                                                                            Não deixe a pirataria te conquistar, a primeiro momento parece lucro, mas conta cara vem depois. Baixe seu aplicativo de táxi e ajude os taxistas brasileiro a melhorar cada vez mais.

                                                                                                                                              • minha filha de 15 anos pode pegar um taxi pirata pintado exatamente como um taxi comum e ser um bandido, como eu já peguei vários taxis clandestinos, então a cor do carro e garantia de serviço não são argumentos, outra nada impede um taxista regulamentado de ser um bandido, só por que ele é taxista não significa que ele é a prova de estuprar e fazer outra atrocidades, UBER não paga impostos nem taxas pois não quer, como eu também não pagaria se eu pudesse, exatamente como você, duvido que gosta de ficar dando parte do que você ganha para o ESTADO se foi você que suou para trabalhar e ganhar, quer protestar, proteste contra o ESTADO. 1 - "tudo isso com anuência do estado." : quem disse que você deve algo ao Estado desde que não esteja violando o direito de ninguém ?2 - "vc pode rejeitar algum taxista que vc não queira seja qual for o motivo, vc escolhe o carro o motorista a forma de pagamento" ... parece que só não podemos escolher o serviço né, já que vocês querem tirar o UBER de circulação com todo respeito, tirando a liberdade de escolha das pessoas, uma afronta à liberdade.se UBER é um risco à segurança e mesmo assim todos querem, deixem que assumam o risco, é um direito de escolha.

                                                                                                                                                  • concordo plenamente,mas acho também que taxistas deveriam ter um poder maior que as administradoras dos pontos pois são intermediarios e sugam o lucro do taxista e faz encarecer a corrida infelizmente tambem sindicatos saõ feitos so para ferrar o trabalhador,e acho que os pontos de taxi deveriam ser administrados em modo de cooperativa

                                                                                                                                                    • Se os sindicatos e o governo não fazem nada, alguém tem que fazer! Se eu posso oferecer um serviço melhor e com menos custos no Uber (ou qualquer outro serviço), por que vou apoiar a iniciativa do governo? Quem mais lucra com táxis são os organizadores de cooperativa, donos de ponto, quem empresta a licença e por aí vai... Não traz beneficio para o motorista! Sequestrar alguém com um Sentra, Corolla ou Fusion de 2012 ou mais recente não é impossível, mas é bem mais difícil. Nada impede de taxistas cometerem delitos contra os passageiros também e nem por isso deixam de usar o serviço. E o que vai garantir que ninguém seja sequestrado por ninguém é a segurança geral e não a proibição de um aplicativo.Se o serviço ficar ruim ou caro pode ter certeza que vai surgir concorrência, Lyft tá ai pra provar! Se o serviço de táxi é mais barato que o Uber e ainda assim as pessoas querem o Uber é porque existe alguma coisa muito errada com os táxis. Nunca vi o sindicato pedir para que reduza o preço da licença, que dê fim nos pontos de táxi, que ceda os carros para os taxistas, só vejo aumentar o preço da taxa para o consumidor. A ideia dos aplicativos para táxis é muito boa, agora é só pedir para o governo reduzir os impostos e as taxas para obtenção da licença. Pelo que vi só se consegue através de licitação, o que faz diminuir a concorrência, que faz aumentar os preços, que atrai pessoas corruptas e que formam cartéis e oligarquias. Com um custo equiparado ao da iniciativa privada vocês têm todo potencial de não perder cliente algum. https://www.uber.com/pt/cities/brasilia

                                                                                                                                                        • Se os sindicatos e o governo não fazem nada quem tem que fazer é o POVO que é o CHEFE máximo! Mas o povo prefere transferir a responsabilidade para terceiros mesmo que isso signifique prejuízo! O povo não age no coletivo, age de maneira individual e assim como nosso governo é corrupto o povo também é, por isso a estratégia do UBER é conquistar o povo com pequenos subornos, tipo picolé mexicano e corrida subsidiada. Coisa que sabemos não se mantém a longo prazo. O UBER usa de táticas grileiras e corruptas!

                                                                                                                                                            • se a UBER elevar os preços a longo prazo, os taxistas ou uma empresa que ofereça transportes vai oferecer um serviço melhor, e então eles(os UBERs) vão precisar reduzir os preços ou falir, simples, isso se chama tendências de mercado, o cliente escolhe o preço e vai sempre escolher o menor não adianta lutar contra isso, o cliente tá cagando se o taxista é taxado pelo governo ou se tem família para sustentar ou quaisquer justificativas para aumentar os preços ou deixar a desejar na qualidade. Não é o apocalipse, relaxa, e quem sai ganhando nessa picuinha toda sou eu, o cliente, busco um serviço barato e de qualidade e to cagando pra quem vai presta-lo.

                                                                                                                                                          • "O Estado e os municípios exigem, pensando no conforto e na segurança dos passageiros, que os seus taxistas façam curso de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos, a fim de receberem a certificação específica para o exercício da profissão."

                                                                                                                                                            Dá pra contar nos dedos de uma mão o número de taxistas educados que eu já vi até hoje.

                                                                                                                                                              • > Táxi é caro. > Foda-se a população que não pode pagar por um transporte PÚBLICO já que temos dinheiro para nos manter. > Taxistas pedem reajuste para ter rendimento maior (e era até justo o reajuste), só que ao invés de pedirem a reduzirem os impostos, pedem para que a taxa aumente. > Nasce o Uber oferecendo um serviço mais caro em certos casos (tem 2 opções no Brasil, a versão de Brasília é a Black que é a mais cara disponível, a outra é o UberX). > Mesmo sendo mais cara em certos lugares pessoas escolhem o transporte PRIVADO (mas o rolé é de primeiro mundo, ar condicionado 100% do tempo, só Fusion, Sentra e Corolla de até 2012, água incluída e playlist do Spotify ao seu gosto). > Taxistas acham ruim e pedem intervenção Estatal. > Povo acha ruim e pede a permanência. > Taxistas dizem que não pode competir com o serviço por causa dos impostos. > Taxistas ao invés de pedirem a legalização da iniciativa privada - talvez lucrariam mais migrando para serviço parecidos (Uber já tem concorrência, o Lyft), podendo até criarem um serviço que cada um colabora com uma mensalidade para manter o serviço ativo e garantir melhorias, teria potencial para ser melhor que o Uber- pedem para o fim da concorrência. > Viva o cartel!

                                                                                                                                                                  • O UBER só é mais barato pq subsidia as corridas! Até quando isso será possivel? O UBER só é esse sucesso principalmente por conta da hipocrisia, todo mundo quer chegar na balada falando que foi de motorista particular... É só tirar os numeros do taxi e pintar tudo de preto que ninguem tá nem aí pra agua e balinha... o povo quer é fingir que é rico!

                                                                                                                                                                      • Mas os táxis como transporte público ainda poderiam ter aproveitamento. Num ônibus tem um assento dedicado aos cegos com cães guia, outro duplo para obesos e um apoio para cadeirantes, juntos ocupam a área de 6 assentos comuns. Sem contar que tais pessoas são inibidas a usarem o transporte público comum pelo constrangimento e dificuldade de usá-los. Até pessoas com dificuldade de locomoção poderiam tirar proveito. Pessoas com tais desafios requerem mais tempo para poderem desfrutar do serviço, uma pessoa só pode se dedicar melhor do que o cobrador. De um lado agilizaria o transporte público e do outro lado traria mais conforto para quem é PNE.

                                                                                                                                                                        • acho ilegal e não seque as normas e leis brasileiras apesar de saber queas leis brasileiras são pré históricas,e tem mais uma a evasão. de recursos vai muito dinheiro para fora do brasil

                                                                                                                                                                          • Eu não tive paciência de ler isso tudo ai, mas pelo pouco que li, pude ver uma matéria muito bem escrita, com características padrões de uma boa matéria jornalística.
                                                                                                                                                                            Enquanto ao assunto da matéria, realmente a Uber me parece um sistema inconstitucional, que visa apenas o lucro, acima da lei.
                                                                                                                                                                            O Uber até me pareceu um pouco o filme "Carga Explosiva" com esse sistema de contrato e pagamento.

                                                                                                                                                                              • se cagar fosse inconstitucional você ia privar a si mesmo de cagar ou ia tentar mudar essa constituição feita por analfabetos ?

                                                                                                                                                                                  • Como estão acima da lei se tem até lei própria! Não confunda transporte público (táxis) com transporte privado (Uber)! Uma empresa de limusine libera para que usuários viajem de um ponto ao outro por um preço que é levado em consideração tempo e a distância do trajeto, a limusine pode compartilhada por vários usuários. Tudo isso é legal, mas o Uber faz o que mesmo? http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12619.htm

                                                                                                                                                                                      • "Enquanto ao assunto da matéria, realmente a Uber me parece um sistema inconstitucional, que visa apenas o lucro, acima da lei."

                                                                                                                                                                                        E você acha que as cooperativas de táxi visam o que além do lucro? Te respondo: NADA. Preços completamente absurdos, motoristas despreparados, carros sem qualquer padronização, e por aí vai...

                                                                                                                                                                                      • Autoria: Felipe Velloso

                                                                                                                                                                                        OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

                                                                                                                                                                                        Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

                                                                                                                                                                                        Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

                                                                                                                                                                                        Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho