04 Março 2016
Um novo relatório publicado hoje afirma que a Samsung manteve o seu lugar no topo como a maior fabricante de smartphones do mundo no final do terceiro trimestres. Apesar das boas notícias é importante lembrar que as vendas anuais de smartphones pela empresa certamente vem sofrendo uma queda ano-a-ano, principalmente com o aumento da concorrência das fabricantes chineses no segmento de mercado mais barato.
Ao chegar no final de Setembro a cota da empresa no mercado global de smartphones foi de 24,6%, ligeiramente abaixo dos 24,7% no trimestre anterior, o que assegura o lento padrão de queda que a Samsung está sofrendo. Estes ainda não são certamente os números oficiais, estes deverão começar a ser divulgados pelas próprias empresas em novembro, mas não é de se espantar que esta estimativa seja acurada.
Como já era esperado, a Apple ficou em segundo lugar, atrás da Samsung, com uma cota de 13,7%, uma pequena queda em relação aos 15,4% do trimestre anterior. Por outro lado Huawei da China viu a sua parcela de mercado subir bastante de 7,5% para 8,4%, movimento que foi repetido por quase todas as empresas chinesas.
Mesmo que a Samsung mantenha uma forte posição no mercado mundial de smartphones neste último trimestre suas vendas anuais devem cair em pelo menos um por cento para 333,5 milhões de unidades, muitos esperavam que talvez as suas iniciativa mais recentes pudessem ter um efeito sobre esses números, mas ainda que elas possam ter protegido a empresa contra um declínio maior suas ações não fizeram muito para aumentar as vendas globais anuais da empresa este ano.
Vamos aguardar os números oficiais e descobrir se este foi realmente o trimestre da China.
Comentários