LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Teste térmico realizado com Xperia Z5 mostra resultados animadores

27 de outubro de 2015 18

Semana passada vimos um teste térmico realizado com o Nexus 6P para identificar se o novo smartphone da Google também sofre com problema de alto aquecimento provocado pelo chipset Snapdragon 810. Os resultados mostraram que o aparelho apresenta uma temperatura média de 28°C quando não está em uso, já quando são abertas algumas abas no navegador e executado algum jogo, a temperatura chega a subir para 38°C. Mesmo durante a execução de benchmarks, o Nexus 6P não passa de 40°C. Sabemos que Google usou uma versão atualizada do chipset lançada pela Qualcomm no segundo semestre, assim como a Sony fez o mesmo com o Xperia Z5.

Com o Xperia Z4, Sony enfrentou vários problemas de aquecimento com o Snapdragon 810. Com o Z5, a empresa não quis arriscar novamente e implementou uma solução mais avançada de dissipação térmica para reverter ou amenizar o complicado cenário anterior. Será que a solução funcionou? O site Android Central, responsável pelo teste térmico com o Nexus 6P, também realizou um teste térmico com o novo flagship da fabricante japonesa. O resultado foi mais animador do que o esperado.

O primeiro boot realizado com o Xperia Z5 mostrou que o smartphone funcionou em temperatura média de 25°C. Após isso foi realizada uma filmagem na resolução Ultra HD por alguns minutos, onde o dispositivo chegou a apresentar uma temperatura média de 31°C. Após 5 minutos de filmagem, o smartphone estava operando na temperatura de 35°C. Isso mostra que gravar em tal resolução ainda exige muito do chipset a ponto de fazê-lo ter um aumento de 10 graus. No entanto, este resultado ainda está dentro do aceitável.

O teste foi realizado em um ambiente com temperatura controlada a 25°C. Após 25 minutos de gravação em Ultra HD, o mesmo chegou a alcançar a temperatura de 40°C – considerada o limite para um uso sem causar grande desconforto para o usuário. Os responsáveis pelo teste falam que o aparelho perdeu 1/4 da sua bateria durante o teste, mostrando que mesmo não esquentando tanto, o Snapdragon 810 ainda apresenta um gerenciamento complicado de energia. Mas a boa notícia é que o aplicativo da câmera não causou travamento ou encerramento inesperado pelo aquecimento como acontecia com a versão anterior.

Foi comentado que o Xperia Z5 apresenta maior concentração de calor entre a área da câmera traseira e a logo da Sony. Essa região é normal em apresentar uma temperatura superior, já que é aqui onde fica localizado o chipset. De qualquer forma, mesmo com uma estrutura de metal e corpo em vidro (que complica a dissipação térmica do aparelho), o novo smartphone da Sony apresentou resultado dentro do aceitável, sendo algo muito mais positivo do que foi constatado com o Xperia Z4 lançado no começo do ano.

O Sony Xperia Z5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

18

Comentários

Teste térmico realizado com Xperia Z5 mostra resultados animadores
  • Perfeito! O smartphone que preciso.

      • Sim vim ler o comentários dos haters da Sony que não se conformam com o aparelho mais completo do mercado, bateria acima da media, melhor cameria, memoria expansiva, melhor interface, radio fm, dual chip, a prova dagua.
        Xperia z5 e style da motorola são os smarts mais completos do ano! Resto é celular capado.

          • Faltou isso no seu coment.
            Mas me fala ae, um smart com autonomia inferior a do S6 é acima da media?

              • Autonomia inferior ao S6? Em que mundo você vive? Já usou Sony?

                  • Sony é Sony, Xperia Z5 é Xperia Z5, a Sony realmente tem smarts high end's com autonomias ótimas, só que a partir do Z3+ isso acabou, pois ela adotou aquele LIXO IMUNDO do Snap 810 que alem de problemas de temperatura/desempenho tb tem problemas de consumo.

                    E aqui o teste de autonomia.
                    http://cdn.gsmarena.com/vv/reviewsimg/samsung-galaxy-s6/battery-test-s6-2.jpg

                    http://cdn.gsmarena.com/imgroot/reviews/15/sony-xperia-z5/battery/-728x314/gsmarena_002.jpg

                    *Detalhe, os teste do GSMArena é feito com brilho de tela em 50%(não só o do GSMArena, a maioria na verdade) e o Z5 emite apenas 90 cd/m2 de luz em 50%, já o S6 emite mais de 200 cd/m2 em 50%, então se o teste fosse "mais justo" e tivesse igualado os nits de brilho em ambos os aparelhos a diferença de autonomia seria ainda maior a favor do S6.


                    Eu acho que você deveria pesquisar mais antes de comentar.

                  • *camera, sorry

                    • A temperatura dele ficou a mesma, pode pesquisar mais que você vai ver. Não sei até quando vocês vão se conformar que o 810 não é problemático e sim a despreparação das empresas que causou a fama toda dele, colocando-o em uma posição "problemática", colocar a culpa em um é muito fácil, pois se as empresas admitissem que o erro foi delas a credibilidade iria cair e consequentemente o número de clientes também e, como elas fazem de tudo para ganhar dinheiro, resolveram jogar a culpa na Qualcoom para que não ficassem prejudicadas. A Qualcoom só fornece os processadores, oque significa que os problemas que não são relacionados ao desempenho, como a alta temperatura, não é culpa da Qualcoom e isso a Sony já comprovou com seus novos Xperia e sem mais, o amigo em baixo já falou exatamente o que acontece, problemas de alta temperatura nos SOCs não tem ligações com a empresa produtora. Se o desempenho dele reduzisse por conta da alta temperatura a filmagem em 4K pararia ou causaria queda de frames, mas não é isso que acontece, ou seja, não há problemas de desempenhos causados pela temperatura pois não é alta o suficiente para causar tal problema. Pra você ter idéia, o S6 Edge alcança temperaturas maiores, e você já viu algum S6 dando problemas de desempenho em filmagens 4K por superaquecimento? Então se nem o S6 dá problema com temperatura mais elevada, quanto menos o Z5. Em termos de temperatura, o Z5 está mais eficiente do que o S6. Devemos repensar antes de querer aceitar os argumentos de qualquer um, pensastes por sí próprios.

                        • "Se o desempenho dele reduzisse por conta da alta temperatura a filmagem em 4K pararia ou causaria queda de frames"

                          Fala isso pro One Plus TWO que grava em 4K perfeitamente e tem uma redução absurda de desempenho.

                          Você que tem que aceitar que esse SOC é um lixo, e parar de defender só porque você é um ALIENADO pela Sony.
                          Tu vem querer jogar a culpa em cima das outras fabricantes? ah vá pqp, que elas são culpadas elas são pois colocaram esse LIXO nos seus smarts, mas quanto aos problemas elas não tem NENHUMA culpa, isso fica a total responsabilidade do SOC, não existe smart no planeta que tenha a capacidade de "levar" esse SOC sem estrangulamento térmico(throttling), sem throttling um smart com esse SOC chegaria nos 70/80°.

                          Seu ALIENADO, e cade a resposta ao meu comentário, estou esperando.

                          https://www.tudocelular.com/forum/threads/68538-Snapdragon-810-e-um-caso-perdido-Teste-de-bateria-do-Xperia-Z5-mostra-resultados-controversos/?p=719482#post719482

                          • Queria ver em um ambiente NÃO CONTROLADO. E também se o desempenho se mantem com o tempo de uso. Como já foi bem divulgado, a alternativa encontrada para amenizar o super aquecimento do snap 810 e evitar que ele entre em "combustão espontânea" foi a diminuição dos clocks do processador a medida que a temperatura se eleva. É preciso saber se essa degradação continua nesse Z5, ou se está ainda mais agressiva.

                              • Já fizeram amigo. A temperatura dele ficou a mesma, pode pesquisar mais que você vai ver. Não sei até quando vocês vão se conformar que o 810 não é problemático e sim a despreparação das empresas que causou a fama toda dele, colocando-o em uma posição "problemática", colocar a culpa em um é muito fácil, pois se as empresas admitissem que o erro foi delas a credibilidade iria cair e consequentemente o número de clientes também e, como elas fazem de tudo para ganhar dinheiro, resolveram jogar a culpa na Qualcoom para que não ficassem prejudicadas. A Qualcoom só fornece os processadores, oque significa que os problemas que não são relacionados ao desempenho, como a alta temperatura, não é culpa da Qualcoom e isso a Sony já comprovou com seus novos Xperia e sem mais, o amigo em baixo já falou exatamente o que acontece, problemas de alta temperatura nos SOCs não tem ligações com a empresa produtora. Se o desempenho dele reduzisse por conta da alta temperatura a filmagem em 4K pararia ou causaria queda de frames, mas não é isso que acontece, ou seja, não há problemas de desempenhos causados pela temperatura pois não é alta o suficiente para causar tal problema. Pra você ter idéia, o S6 Edge alcança temperaturas maiores, e você já viu algum S6 dando problemas de desempenho em filmagens 4K por superaquecimento? Então se nem o S6 dá problema com temperatura mais elevada, quanto menos o Z5. Em termos de temperatura, o Z5 está mais eficiente do que o S6. Devemos repensar antes de querer aceitar os argumentos de qualquer um, pensastes por sí próprios.

                                  • Não há solução pra SOC que aquece demasiadamente, até hoje só existem duas opções: Resfriamento com Underclock ou Resfriamento forçado com sistema de arrefecimento.

                                    • Pena vai ser só o preço dele aqui ;(

                                        • Queria ver esse teste no 950XL.
                                          Quero saber se esse dissipador dele realmente faz diferença.

                                            • Como esperado. Nada de aquecimento. Muita historinha em cima do 810, fabricante de smartp não fez os testes devidos e deu no q deu . 810 mais frio que o 7420.

                                                • Testa aqui no Brasil, na neve do Sudeste, na geada do Nordeste.
                                                  Ele vai brilhar, aliás incandescer kkkkkkkkkkkkkkkk

                                                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas