02 Dezembro 2015
O mundo dos dispositivos móveis tem passado por mudanças a uma velocidade impressionante nos últimos anos, tanto em termos de design dos smartphones em si quanto dos sistemas operacionais utilizados por eles. As alterações mais visíveis ficam por conta do aumento significativo da média de tamanho dos displays e também da política visual adotada pelas desenvolvedoras das plataformas, com Google, Apple e Microsoft seguindo suas próprias linhas em seus sistemas.
Procurando demonstrar um pouco as diferenças e semelhanças entre as três principais plataformas móveis do mundo, Amit Shukla publicou um interessante vídeo no YouTube destrinchando diversos pontos importantes como tela inicial e de bloqueio, aplicativos nativos, central de notificações, etc. Com isso, usuários ainda indecisos poderão ter uma ideia melhor de qual sistema operacional vai mais ao encontro de suas necessidades e gosto pessoal, tendo então uma maior base na hora de escolher o seu próximo smartphone.
Vale notar que apenas o iOS 9 foi distribuído em larga escala até o momento, já que o Android 6 Marshmallow sofre com o atraso de fabricantes em sua disponibilização e o Windows 10 Mobile ainda está em fases finais de testes, podendo ser utilizado apenas por membros do programa Insiders. Ainda assim, como estas são as versões mais atuais e em breve estarão presentes em grande parte dos aparelhos vendidos em nosso país, é válido termos um comparativo mesmo que prévio do que esperar visualmente delas.
Devemos lembrar ainda que o próprio engenheiro de software responsável pelo Windows informou por meio de seu Twitter que diversas mudanças ainda serão vistas no Windows 10 Mobile até a sua liberação oficial no final de novembro, o que significa que em breve pode ser preciso realizar outro comparativo entre as três principais plataformas do mercado, além de ser necessário também considerar as dezenas de interfaces customizadas que o Android possui, cada qual com sua característica.
E você, com qual dos sistemas mais se identifica? Acredita que a Microsoft foi capaz de diminuir o abismo visto quando comparávamos o Windows Phone 8.1 com seus rivais? Deixe-nos seu comentário abaixo!
Comentários