LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 6 Marshmallow: use o cartão SD como memória interna extra

27 de janeiro de 2016 121

Android 6.0 Marshmallow foi lançado oficialmente em outubro de 2015 trazendo diversas novidades para os usuários do sistema móvel do robozinho verde. Alguns recursos são mais conhecidos, como é o caso do Doze (para melhorar a autonomia), enquanto outros ainda precisam ganhar popularidade. Esse é o caso da nova opção inclusa em “Armazenamento e USB”.

O novo recurso para armazenamento no Android 6 permite que você adote um cartão SD como extensão do armazenamento interno, possibilitando que aplicativos sejam instalados na memória adicional, apesar de cobrar um preço do usuário. Logicamente, o cartão SD não terá a mesma velocidade de operação da memória interna e essa última só poderá ser utilizada para aplicativos, sem liberar o acesso para fotos, vídeos e outros arquivos pessoais. Abaixo você confere um curto vídeo tutorial ensinando a realizar o processo.

O pessoal do JRTStudio relata que entre os argumentos favoráveis podemos incluir a facilidade de uso, a relativa segurança de estar com seus arquivos em um cartão SD no próprio dispositivo, além de facilitar o acesso a essa memória externa com a interface do próprio sistema a reconhecendo como parte integrante de forma original do dispositivo. Abaixo uma galeria com o mesmo processo visto no vídeo.

Como contras temos a limitação do armazenamento interno original, que fica impedido de armazenar músicas, fotos e vídeos, o cartão SD não irá funcionar em outros dispositivos até que tenha sido formatado novamente e a lentidão em relação a memória interna que já foi citada anteriormente, além de cartões SD não serem confiáveis quanto à integridade dos dados.

Nossa dica é que o uso do recurso para armazenamento interno no Android Marshmallow seja utilizada por usuários que tenham 8GB ou menos de memória no dispositivo, compensando então o uso de um cartão SD como expansão desse espaço, principalmente se for um modelo de boa qualidade e que alcance altos níveis na velocidade de leitura e escrita, como um classe 10, por exemplo.


121

Comentários

Android 6 Marshmallow: use o cartão SD como memória interna extra
  • Pesquise sobre como fazer Root no seu smartphone. Essa é a única forma de ter liberdade total sobre o seu aparelho.

      • Comprei um cartão SD de 128G e tenho um A30.O Aparelho reconhece o cartão,porém,quando vou transferir arquivos da memória interna para o cartão aparece a frase:
        Problema na autorização.
        Não dá pra mim fazer nada no cartão que aparece a mesma frase.
        Já fui em permissões de Aplicativos,do Aparelho e nada...alguém pode me ajudar?

          • Recurso praticamente inútil:Instalei micro SD de 64 GB (alta performance) e a composição da memória ficou assim:Armazenamento do dispositivo15,52 GBUsados de 66,53 GBSistema operacional Android2,49 GBInterno5,2 GB usados de um total de 5,51GBCartão SD8,01 GB usados de um total de 58,53 GBA maioria dos programas pré instalados na memória interna (por opção dos desenvolvedores) não aceitam migrar para o SD. Pelo mesmo motivo, quase todos os novos aplicativos só se instalam na memória interna.Na prática nada mudou.

              • Por que no Windows Mobile funciona tão bem e no Android não.... faz tempo que ocorrem problemas e até agora nada de resolverem. Quero uma solução pra ontem e que eu não tenha que trocar de sistema.

                  • Não funciona, não tenho essa opção no meu Android 6.0 - LG Xcam

                      • Porque quando instalo apps ás vezes tenho dois ícones iguais e apps duplicados como o google jeep
                        Obrigada

                          • Porque não consigo ver o armazenamento do cartão SD em ZTE Blade A 512. 6.01
                            Instalei uma apps e reparei que tenho as megabits iguais tanto interno como no cartão SD.
                            Eu sou um leigo nesta matéria.
                            Obrigada

                              • Utilizando um cartão SD classe 10 acredito que a lentidão comentada abaixo, aconteça devido ao uso de criptografia e não por ser um cartão externo...

                                  • Fiz a expansão através do Android 6 e cartão classe 10. Funcionou, consegui instalar mais apps, gravar e salvar videos, porem agora toda vez que plugo cabo USB, mesmo sendo carregador ele desativa o cartão. Quando tento passar dados para o PC, mesmo ativando USB para MTP, ele começar a baixar os dados e na metade desativa. Até pela transferência via Wi-fi está acontecendo isso. Gostaria de saber se alguém sabe como resolver pois preciso fazer o backup dos dados. Obrigada.

                                      • Alguém sabe me dizer a o elephone s7 tem essa função?

                                          • O grande vilão hoje da memória é o whatsapp! Usar essa função pra colocar somente ele no cartão de memória. A questão de não poder usar o card SD ( dados criptografados) em outros aparelhos é fato, portanto não adianta tentar salvar fotos e vídeos em outros celulares ou no PC, pois não vai funcionar.
                                            O mais correto é se acostumar com a função da memória externa virar interna e passar a usar armazenamento em nuvem para salvar fotos e vídeos.

                                              • mas não entendi. Se eu bater fotos com a câmera do smart ele não vai salvar no aparelho? E se eu conectar o smart com o cabo de dados no PC não dá para transferir os arquivos?

                                                • Muito engraçado abrir o vídeo e não entender nada do que o carinha explica! ( em inglês)
                                                  Tenho uma dúvida: Essa função só é de fato boa para aparelhos com menos de 16gb de memória? Usei essa função no Alcatel de 8gb do meu filho e a memória não juntou, simplesmente aparece somente a memoria SD. Caso eu use em um celular de 32gb um card SD de 16gb, vai juntar 32+16 ?

                                                    • não, vai inverter.. cara, isso é furada. a leitura do cartão de memoria é pior do que a memoria interna. os jogos vão ficar travando. mesmo se for classe 10, corre o risco.

                                                        • Minha dúvida é essa. Quando eu tinha um Xperia Play eu fazia um processo com Root pra isso, mas realmente os jogos ficavam bem mais lentos e o cartão era classe 10 queria sabe esse tb fica tão ruim assim.

                                                            • Nao fica travando nao, ou melhor, é obvio que a memoria interna é mais rapida, mas se o celular/tablet tiver um bom processador os jogos vao rolar normalmente, se o processador for fraco em jogos pesados obvio que vai perder poder de leitura mas o principal motivo é o processador e nao so pelo facto do jogo ficar no cartao sd

                                                          • No Android 7 esta função existe?

                                                            • Credo, no Windows Phone é muito fácil fazer isso, e ainda permite salvar as fotos, etc. Depois dizem que Android é melhor kkkk

                                                                • Amigo, tô saindo de um Lumia 930 (já tive Lumias 710, 820, 830...) e posso te garantir que o Android não perde para o WP em quase nada. Agora entendo pq é o sistema móvel mais usado no mundo. As funcionalidades do Android são melhores do que no WP. Estou usando um Alcatel Ídol 4 há 1 mês e acho muito melhor que o Lumia 930 que tenho. E olha que eu sempre fui defensor ferrenho da plataforma da Microsoft.

                                                                  • não aparece estas duas opções para mim, apos a formatação apenas informa que o cartão esta pronto para armazenamento portátil. E nada mais! não entendo o motivo!

                                                                    • No meu moto g4 play nem tá aparecendo o meu cartão SD
                                                                      O que eu faço??

                                                                        • Não consigo passar aplicativos para o cartao diz que não há espaço de armazenamento suficiente, cm resolver

                                                                            • Alguém pode me ajudar no meu lenovo vibe b quando faço tudo isso aparece escrito cartão SD corrompido ?

                                                                              • Creio eu que, utilizando esse recurso, conforme o sistema vai utilizando o cartão micro SD, a abertura de aplicativos vai sendo prejudicada, já que a velocidade de leitura/escrita dos micro sd é inferior a da memória interna do aparelho.

                                                                                  • A Google bem que poderia deixar esse recurso igual ao usado pelo Link2SD que através do MiniTool Partition Wizard instalado no PC permite que o usuário diminua uma parte do Cartão SD pra ser utilizada pelo app como memoria estendida pelo Android e o restante do cartão como armazenamento interno. Não sei porque esses desenvolvedores da Google não tem a visão magica que os outros de fora tem...rsrsrsrs...enfim, só resta aguardar que um dia esse sonho se realize e melhor, que não precise nem usar um programa para PC para reparticionar o Cartão. Que isso já seja feito diretamente pelo Android na hora que for usar essa função.

                                                                                    • MiniTool Partition Wizard + Link2SD = Memoria RAM extra + Armazenamento Interno num único Cartão SD e funciona em qualquer versão do Android a partir da 4.4.4

                                                                                        • Amigos, bom dia !
                                                                                          No meu caso , tenho um Samsung Galaxy ON7 , liguei na Samsung e fui informado de que meu aparelho não dispõe deste recurso, ou seja , não há possibilidade de expandir a memória interna através do cartão SD.

                                                                                          • No meu A5 nao funcionou - Cartao SD Classe 10 de 16gb.
                                                                                            Se alguém conseguiu ou se o Tudo Celular tiver mais relatos ou infos, postem pra gente aí...

                                                                                              • O estranho e que na play store n aparece onde instalar e diz memoria insuficiente

                                                                                                  • no meu lgk10 não aparece essa opção, uq eu faço ?
                                                                                                    tentei até formatar o micro sd em ext4,ext3,ext2 e não reconheceu...

                                                                                                    • Não , sou o Tony de Guarulhos.

                                                                                                        • Olá amigos .
                                                                                                          Tentei utilizar o recurso de armazenamento interno com meu Galaxy ON7 no android 6.0 , através de um cartão SD de 8gb , formatei o cartão , porém o sistema não reconhece e não mostra opção de extensão da memória como armazenamento interno , lembrando que se trata de um cartão simples .
                                                                                                          Alguém poderia ajudar .
                                                                                                          Um abraço .

                                                                                                          • Alguem sabe se o samsung galaxy on 7 com android 6.0.1 tem esse recurso??

                                                                                                            • usando o cartão no modo de expansão da memoria interna os dados do cartão ficam criptografados...tem como reverter processo?

                                                                                                                • No meu LG k10tv eu gostaria de salvar arquivos músicas e armazená-las no cartão de memoria. Então quando eu baixo uma música da internete ela fica na memoria do dispositivo aiii eu faço o processo de "mover" pro cartão SD mas nao da certo aparece "cancelada" nao da nao da....Aff alguem pode me ajudar?

                                                                                                                    • no meu Z3 não ta dando certo ... alguém pode me ajudar ?

                                                                                                                        • Conecta o microsd em um adaptador sd, o mesmo em um adaptador sd/usb e poe no pc, ou o sd direto na entrada do notebook, faça o backup do teu card no pc. Mude as configuracoes no cel e transfira depois do pc para o sd externo.

                                                                                                                            • Armazena de verdade. Não são todos, mas os que aceita, transfere de verdade. Mas acaba ficando devagar demais pra carregar. O meu Waze demorava uma eternidade. Mas eu deixei como armazenamento externo mesmo. Como já disse, não dá a opção de escolher armazenar mídias no SD. E os downloads do Google Play vão tudo pra memória interna. Quando desabilitei, apareceu a opção no Google play de jogar os downloads pro SD.

                                                                                                                                • pergunta que nao quer calar ,ele armazena os programas de verdade na sd ou so alguns miseros mb?pq o meu tem essa função ae se o prorama tem 4g so vai 20mb pro externo ae n adianta nd

                                                                                                                                  • Pessoal atualizei o android mas ele nao tem a opcao: "Armazenamento e USB", alguma luz?

                                                                                                                                      • Eu estou pensando em desativar essa opção. As minhas fotos e vídeos são enviados ao Google Fotos diariamente, logo não preciso de espaço para isso. Além do mais, desativou a opção do Google Play Música de salvar as músicas no cartão, que no final das contas é o q me consome mais dados internos.

                                                                                                                                          • essa função eh meio bosta né?por exemplo coloquei um cartao de 32 gb classe 10, ok, ai vou tirar fotos, e diz que so tenho 6 gigas livres (armazenamento interno), ai ei falei blz, mas pelo menos posso instalar um monte de jogos, ai fui instalando quando acabou esses 6 gigas, ele acusou que nao tinha mais espaço... tipo vc nao consegue acessar esses 32 gigas mais, nem pelo pc nem pelo celular... meu que bosta ne?

                                                                                                                                            • na atualizaçao do meu android pra versao 6 acabei selecionando essa opção, como faço para desativar, e oltar a ter meu armazenamento externo e interno separados, como era anteriormente?

                                                                                                                                                • To com um problema sério por causa dessa função, uso ela desde que saiu no moto X STYLE, formatei o cartão e usei como memória interna até hoje, mas fui tirar o cartão um dia pra mostrar pra um amigo e tentei tirar uma foto dele, surpresa, o sistema diz que não tem espaço no celular, não posso tirar fotos, fazer vídeos, tirar print, fazer downloads se o SD não estiver dentro, o sistema está tratando o SD como a única memória existente, tenho vaaarios apps e arquivos no SD, se eu ignorar ele como as opções dizem que posso fazer, perco meus arquivos do SD. E AGORA???

                                                                                                                                                  • Windows Phone Mobile 10 da pra instalar aplicativos direto no SD. Também, quase não tem aplicativos na loja e os melhores que tem ainda são pagos. Kkk

                                                                                                                                                      • Pois é, ótimo recurso, porem a placa do celular queimou e não consigo recuperar os dados do cartão em nenhum outro dispositivo... me pergunto se valeu a pena ter utilizado o recurso, pois perdi fotos, documentos da mesma forma... O recurso pode até auxiliar na quantidade de memoria, mas na segurança, não vi vantagem nenhuma!

                                                                                                                                                          • Eu me pergunto porque diabos vcs não mudam a cor dessa letra do site??

                                                                                                                                                              • isso deve dar sobrevida aos malditos celulares com míseros 8gb ou pior ainda 4gb, onde já se tornou impossível fazer atualizações sem consumir toda a memória, inclusive a porcaria do whatsapp que na preguiça, só funciona na memória interna, podia pelo menos ser movido pro sd, mas não.... se é que vai dar pra pelo menos instalar o marshmalow neles...

                                                                                                                                                                  • Testei e a lentidão não é perceptível. Recurso esperado há muito, e super bem vindo!

                                                                                                                                                                      • Aqui nessa matéria diz que não tem limitação

                                                                                                                                                                        Vc pode usar pra fotos, videos, musicas e outros arquivos, mas vc não pode usar o cartão SD fora do smartphone (pq ele é criptografado)

                                                                                                                                                                        http://elias.praciano.com/2016/01/perguntas-e-respostas-sobre-o-modo-interno-de-armazenamento-em-cartoes-de-memoria-sd-do-android/

                                                                                                                                                                        • é uma funçao bem vinda, porem seria algo bem magnifico se pudesse aumentar a memoria ram. e deve ser possivel este metodo. ao menos se tivesse algum dispositivo que pudesse plugar e aumentar a memoria ram, algo tipo memoria ram portail, que usa quando vai executar algo do porte.

                                                                                                                                                                          • Prefiro a forma que funciona no Windows Phone, dá pra instalar os apps que os desenvolvedores permitem (o unico dos que instalei quando tinha Lumia 720 que não pode ser instalado no SD foi Whatsapp) direto no SD sem precisar fazer dele memoria interna, e sem restrição de uso do SD.

                                                                                                                                                                              • tem que pagar?

                                                                                                                                                                                • Já se pode fazer isso com todos os apps?Fui fazer no Moto E da minha mãe que é Android 5 e só apareceu uns 2 apps, sendo que um foi o Messenger e o outro foi o Face e esse último deu zica quando eu fui fazer.

                                                                                                                                                                                  • Já testei essa funcão mais não vale a pena, pelo fato de que se você usar o cartão pra instalar apps, ele só será usado para isso, você não pode ter acesso a nada dele... não da pra colocar musicas, fotos, ou fazer aqueles downloads gigantes via torrent... O jeito é ficar do jeito que está mesmo!

                                                                                                                                                                                      • Cara vc não vai conseguir usar ele como SD "normal" pq ele vai ser formatado em ext4 (se eu estiver errado me corrijam, ainda estou no 4.4.2 ueueheuhueh) e os SD são em formato FAT32...

                                                                                                                                                                                          • isso deve ser consertado pela google quando começar a aparecer reclamações dos usuários!!!!

                                                                                                                                                                                              • Nem pelo computador?

                                                                                                                                                                                                  • Nem pelo computador, Nem pelo ES File Explorer!!!

                                                                                                                                                                                                      • Eu acho que houve algo errado com seu teste. Mesmo num celular sem nenhum cartão SD se pode guardar músicas e fotos no espaço interno, por que não seria possível após estender esse espaço com o cartão.

                                                                                                                                                                                                          • Pelo que eu vi não da, quando vc insere o cartão ele da duas opções e de você instalar apps, e outra se não me engano para mover arquivos, se se selecionar de instalar apps ele instala todos os apps que você baixar, mais sem poder colocar nada... Espero que o Google resolva isso...

                                                                                                                                                                                                              • Eu testei esta função e é totalmente diferente disso. Quando coloca o cartão sd pela primeira vez, pode formatar ele como portátil (guardar arquivos, músicas e fotos, mas não aplicativos completamente) ou como armazenamento interno (pode guardar qualquer coisa nele, mas a memória interna do celular só serve para aplicativos e cache. O resto vai pro cartão sd). Ou seja, se usar como portátil, não da pra instalar jogos pesados ou aplicativos totalmente no cartão. Se usar como interno, não pode usar a memória do celular pra quase nada, porque tudo vai direto pro cartão. Testado no meu Moto E 2014 com CM13.

                                                                                                                                                                                                        • Android ganha mais uma adição que já existe no WP, e como sempre vai se dar melhor com o público!!!!Dá pena do wp, sempre que tem algo, o android ganha também... e normalmente com muito mais qualidade!!! kkkkkkkkkkkk

                                                                                                                                                                                                          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                                                                                          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                                                                                          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                                                                                          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas