LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Na Suécia, loja dispensa humanos e smartphones "controlam" tudo

07 de março de 2016 2

Foto: Jan Olsen/AP Photo.

Você certamente já deve ter ouvido aquela história de que os robôs roubarão os empregos dos humanos, e isso até aprece história de ficção científica, mas pode estar acontecendo exatamente agora. Uma pequena loja de conveniência da Suécia decidiu inovar "um pouquinho" e deixou de lado a ideia de ter humanos como empregados, fazendo com que apenas o seu smartphone seja o único necessário para que ela funcione por inteiro.

Funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana, o relato da Associated Press cita que a pequena loja de Viken usa smartphones para coisas simples como abrir as portas e até mesmo para comprar os itens quando escaneados pelos seus códigos de barras utilizando a câmera dos dispositivos. A ideia foi de Robert Ilijason, especialista em TI que criou um aplicativo do para que tudo funcionasse perfeitamente.

Ele diz que a sua loja é uma espécie de modelo para que outros pequenos estabelecimentos voltem à ativa em comunidades da Suécia onde grandes redes de supermercado já abastecem praticamente toda a região. O país por si só já apoia os pagamentos móveis com afinidade.

E ainda que a parte operacional seja feita pelo smartphone, Ilijason organiza todo o estoque e manutenção da loja. Em entrevista, ele diz que questões de segurança estão sob controle e brinca sobre o fato de que não existem filas na sua loja.

Câmeras de vigilância foram instaladas em um raio de 45 metros quadrados e ele diz que é alertado via mensagem de texto se a porta ficar aberta por mais de 8 segundos ou se alguém tentar quebrá-la. Ele também diz que mora próximo à loja e que, se houver algum problema, pode ir até lá para resolver.

A ideia é realmente muito boa e pode encorajar outras pequenas lojas, como o sueco já cita no início da entrevista. O grande problema, porém, é como pessoas mais comuns e idosos podem aderir ao smartphone para fazer os pagamentos, mas ele cita que já estuda diferentes ideias para que tudo opere normalmente.

E você, acredita que uma loja dessas poderia funcionar aqui no Brasil?


2

Comentários

Na Suécia, loja dispensa humanos e smartphones "controlam" tudo

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas