LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Segurança exagerada? Google analisa mais de seis bilhões de apps no Android diariamente

19 de abril de 2016 6

Google liberou hoje (19) seu novo relatório anual de segurança mostrando os avanços feitos no último ano para garantir uma maior proteção para os usuários do Android. A empresa oferece não apenas algoritmos de varredura para aplicativos enviados à Play Store, como também dispõe de um sistema de análise no dispositivo do usuário, permitindo analisar qualquer app instalado, mesmo aqueles que não tenham sido instalados diretamente da lojinha da empresa.

Os dados informados neste relatório são realmente surpreendentes. Google alega que mais de seis bilhões de aplicativos são escaneados todos os dias. Essa medida visa encontrar aplicativos maliciosos, que geralmente se passam por apps reais buscando roubar dados do usuário. Para ser possível dar conta de tanto Android pelo mundo, Google conta com 400 milhões de dispositivos verificadores em seus servidores.

A empresa informa que no último ano houve uma redução de 40% na incidência de roubos de informações importantes dos usuários do Android. Quando se trata de spywares, houve uma redução de incríveis 60%. Já apps falsos que geralmente redirecionam para outros sites ou seguem como ferramentas para baixar softwares perigosos, a redução chega a 50%. Google também informa que apenas 0,15% dos apps identificados como maliciosos vieram da Play Store, mostrando que esta é a medida mais segura para ter novos aplicativos em seu celular.

A empresa também recomenda que usuários prestem atenção nas permissões exigidas por um aplicativo ao ser instalado. No Marshmallow é possível escolher que tipo de acesso você deseja conceder àquele app. Infelizmente, no último relatório divulgado pela empresa esta versão do Android ainda estava presente em menos de 5% dos dispositivos do mercado. Para oferecer uma segurança maior, seria necessário combater a fragmentação e acelerar a liberação de atualizações. Ainda mais quando poucas companhias se comprometem em seguir o plano mensal de liberação de patches de segurança como vemos na linha Nexus.


6

Comentários

Segurança exagerada? Google analisa mais de seis bilhões de apps no Android diariamente

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas