LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Modo Stamina está de volta ao Android Marshmallow dos Xperia Z2, Z3 e Z3 Compact

13 de maio de 2016 26

Uma das grandes novidades do Android Marshmallow é o recurso Doze, que permite desativar serviços que rodam em segundo plano para economizar bateria como quando o celular está em modo repouso. É realmente interessante ver Google tentando melhorar aspectos do sistema que foram altamente criticados no Lollipop, mas parece que nem todos os usuários estão felizes com o Doze, que vem incomodando os donos de smartphones da linha Xperia por terem ficado sem o modo Stamina da Sony – dito como mais eficiente na economia de bateria.

Mês passado vimos que os aparelhos da linha Xperia no Japão receberam, novamente, a ferramenta Stamina. A funcionalidade, que serve para economizar bateria, havia sido retirada dos aparelhos que foram atualizados para a versão Marshmallow do sistema operacional Android. Claro que a volta do recurso não foi uma iniciativa tomada unicamente pela Sony, mas com incentivo da operadora NTT, a novidade pode acalmar aqueles que tanto reclamavam do alto consumo de bateria do sistema do robozinho.

Até o momento apenas os Xperia Z5, Xperia X5 Compact e Xperia Z5 Premium tinham recebido a atualização. O Xperia Z4, vendido apenas no Japão, foi atualizado para o Android Marshmallow, já contando com o modo Stamina inicialmente. Agora é a vez de modelos mais antigos da Sony serem os próximos a ter este ótimo gerenciador de consumo de volta. De acordo com relato do pessoal do Xperia Blog, os smartphones Xperia Z2 (D6503), Xperia Z3 (D6603) e Xperia Z3 Compact (D5803) acaba de receber uma atualização de firmware que inclui melhorias, correções de falhas e também o modo Stamina.

Para ativar o modo Stamina nestes aparelhos é preciso navegar até as configurações do sistema, chegando em Bateria > Modo Stamina. Assim como no Lollipop, você pode escolher quando o recurso deverá ser ativado e que tipos de serviços ele deverá desligar para ajudar a economizar bateria. Infelizmente, por causa do recurso Doze, Sony não permite ter um controle mais completo em cima do gerenciamento de energia do sistema – limitações impostas pela Google.

Confira também: Xperia Z2, Xperia Z3 e Z3 Compact ganham Marshmallow em mais países

Vamos esperar que Sony consiga aprimorar ainda mais o modo Stamina no Android N, já que Google deixou claro que o Doze continuará presente como a principal forma de gerenciar o consumo do sistema.

  • O Samsung Z3 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Sony Xperia Z3 Compact ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Sony Xperia Z2 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

26

Comentários

Modo Stamina está de volta ao Android Marshmallow dos Xperia Z2, Z3 e Z3 Compact
  • Não gostei dessa
    atualização, o modo Stamina já era, assim acabando muito rápido a bateria. E
    também aquela função de quando a tela do cel está desligada que você dá dois
    toques e ela acende, o meu não funciona mais... mais alguém com esse problema?

      • O modo stamina volta sem possibilidade de configurações extras, ou seja, vc fica com tudo ou nada ligado. A Sony é a pior empresa pós venda, o Stamina era carro chefe da marca, sem personalização, ele é um aparelho caro, com bateria péssima! Desisto do Z3 e do Z5. A desculpa maior: no 6.0.1 a Google limitou a Sony no software. Então, esquece o Stamina, volta no tempo em q celular dura 5 horas de bateria, ao invés de 2 dias, como era meu caso. Podre.

          • O meu atualizou e no mais está funcionando normalmente. O único ponto que me incomodou foi o fato da vibração do teclado não estar disponível quando o modo STAMINA está ativado. No antigo STAMINA a vibração do teclado era opcional, agora só é possível se o modo STAMINA estiver desativado.

              • o meu xperia z3 apresentou variossssssssssssss problemas apos a atualiza?ao, primeiro que o arquivo da atualiza?ao eh gigante vc tem q sair apagando um monte d coisa para q a atualiza?ao seja feita ate ai tdu bem, o problema eh q quando fui carregar apareceu um tal de otimizador de carregamento, falando q ele vai ser ativado e q pode reduzir o tempo de dura?ao da bateria mais q ele pode ser facilmente desativado e em baixo apareceu aqueles passo a passo. NAO AUTORIZEM ESSE TAL OTIMIZADOR ele aparentemente carrega mais rapido o cel mas a bateria somiiiiiiiii meu cel era p estar com no minimo 40% d bateria e ja havia descarregado, ja tenho ele a algum tempo entao sei como ele funciona.Procurei em varios topicos entrei em contato ate com o suporte da sony e nem eles sabem do q se trata flaram p eu restaurar a configura?ao original do telefone.da p acreditar!?qualquer imbecil sabe disso queria uma solu?ao rapida e facil sem transtornos d back ups e tdu mais. Alguem mais esta com esse problema? Alguem viu essa tal tela tbm do otimizador de carregamento? E o mais importante alguem sabe resolve essa drogaaaaaaa? se eu soubesse n tinha atualizado nunca tive nenhum problema com o lollipop

                  • Para remover a otimizacao de carga va ate CONFIGURACOES - SOBRE O TELEFONE - STATUS - OTIMIZACAO DO CARREGAMENTO, e desative. realmente essa funcao nao ajuda em nada, nao sei se é a atualizacao, mais meu celular (z3 compact) está descarregando rapido e sozinho mesmo nao estando em uso, nem o modo STAMINA ajuda. alguem com esse problema de bateria depois da atualizacao ???

                      • O meu Z3, na primeira atualização para o 6.01, simplesmente ficou maluco! Quando se chamava o teclado para digitar ele sumia e os vídeos ao reproduzirem, ficavam parando. O jeito foi fazer uma reparação via Xperia Compenium completa (não esquecendo de ligar o aparelho com o botão de volume e não com o liga/desliga), aí ele ficou legal e esta nova atualização "STAMINA" atualizou numa boa! Mas realmente parece que o STAMINA é só o nome, porque, as funcionalidades não estão funcionando.

                        • Atualizou hoje o meu e o stamina meio que nao funciona, ligo ele mas ainda continuo recebendo as notificações, ou seja, a internet nao desliga mais quando eu desligo a tela do celular

                            • Pois é, esta madrugada veio a mensagem sobre uma nova atualização na qual volta o modo stamina, MAS, a Sony apenas deu nome de Stamina ao gerenciamento de bateria do Android M, pois, está do mesmo jeito que antes da atualização, apenas que o modo STAMINA aparece com uma bateria mais bonitinha. Mas as funcionalidades e a praticidade de escolha das opções não existem! Ou seja, apenas maquiagem para dizer que trouxe de volta o modo stamina.

                                • Será que no z2 d6543 modelo brasileiro a sony irá liberar o modo stamina?

                                    • O meu atualizou hoje, ele tá comendo bateria igual um V8 :-/

                                        • Cadê??? Estou esperando desde que atualizou pra essa porcaria de 6.
                                          Sdds infinitas do Lollipop.

                                            • O meu está a cada dia pior, não sei se a bateria tá indo pro pau. Fiz umas filmagens e enviei vídeos pelo WhatsApp e o cel descarregou das 8 as 14 horas. Pqp. Tô usando o carregador turbo da Motorola que dizem ser compatível. Será que tá influenciando? Tô com a atualização americana esperando sair o stamina. Se demorar vou acabar voltando pro lollipop

                                              • Versão brasileira atrasa demais... É uma vergonha à Sony Brasil ser tão lenta nesse aspecto

                                                • Meu Z3 nunca atualização ;(

                                                    • Alguém já conseguiu atualizar?

                                                      • gente, meu D6603 não atualiza nunca, nem pro mais basico 6.0...
                                                        eu tenho Root da frança e não queria perder meu dados fazendo mais um root, será que eu corro o risco de nunca receber a atualização esperando?

                                                          • Finalmente, depois que atualizei o meu Z3C para o Marshmallow a bateria ficou lixo... rsrsrs Stamina faz falta de verdade kkkkkkkkkk

                                                              • O meu não faz a menor diferença. Percebi que a bateria dura 1,5 dias independente do modo staminna estar ou não habilitado. hu3

                                                                  • O meu eu uso intensamente, e o modo stamina faz diferença pra mim... Chego no trampo com ele carregado as 19hrs, as 2 da manhã tenho que carregar novamente, no modo stamina usava das 19hrs as 5 da manhã e sobrava em torno de 30% de bateria.

                                                                  • O gerenciamento de energia do Doze é um lixo, simplesmente feito mas coxas, um negocio porco.

                                                                      • nunca devia ter saído, a Sony tem que ensinar algumas coisas para as outras empresas em gerenciamento de energia, principalmente para a Google com o Android puro que tem um gerenciamento de energia patético, mesmo com o doze contínua sendo uma bost.

                                                                          • Ouviu os fãs

                                                                              Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                              Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                              Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                              Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas