LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google I/O 2016: um resumo com todas as novidades da principal keynote

18 de maio de 2016 10

A edição de 2016 da Google I/O teve início hoje às 14h quando o CEO da empresa, Sundar Pichai, subiu ao palco para dar início à conferência, apresentando o Google Assistant, o novo assistente virtual inteligente da empresa.

O Assistant representa a evolução natural do Google Now, mantendo todas as características que já conhecemos e amamos do assistente, porém, com muito mais integração ao sistema e processamento de dados e voz em um nível muito mais elevado. A tecnologia será implementada não só em smartphones e tablets, mas também no Google Chromecast.

Aproveitando a deixa, também conhecemos um novo produto chamado Google Home, que funciona como uma espécie de "mordomo virtual", possibilitando conexão direta com diversos aparelhos da casa, podendo ser controlado usando a voz por qualquer um dos moradores, inclusive, pelas crianças, sendo capaz de distinguir entre todos eles.

Seguindo com a conferência, finalmente conhecemos o próximo sistema operacional da gigantes das buscas, o Android N. A plataforma Android, que há muito tempo deixou de ser exclusiva para smartphones e tablets, já encontra-se presente em mais de 600 dispositivos, incluindo TVs, relógios inteligentes, e muitos outros.

O novo sistema chega focando-se em produtividade, segurança e desempenho, prometendo levar o processamento gráfico em nos portáteis ao nível de consoles e Desktops graças a sua nova API Vulkan (tudo isso levando em consideração o consumo da bateria).

Questões como gerenciamento de memória, encriptação nativa ponta-a-aponta, e novos modos de otimização do espaço de trabalho através de multi-janelas e janelas flutuantes também serão implementados. Aparelhos com telas menores deverão ganhar uma atenção especial nessa nova versão!

Na Google I/O 2015 também conhecemos a nova investida da firma no ramo de redes sociais e mensagens, o Allo. O novo mensageiro inteligente da Google que funcionará diretamente integrado com o Google Assistant.

Allo traz a possibilidade de ter uma conversa de forma mais prática e intuitiva com outros usuários, inclusive, conectando-se à apps como calendário, Mapas, Gmail, Chrome navegador, e até arquivos multimídia e apps de terceiros.

A proteção ponta-a-ponta também estará presente, bem como um bot inteligente capaz de interagir de forma contextual de acordo com as mensagens que lhes forem enviada (até mesmo fotos!).

Allo é o novo mensageiro instantâneo inteligente da Google

Em complemento ao Allo, a google apresentou sua aposta concorrente ao FaceTime da Apple, chamado Duo. O aplicativo traz a realização de vídeo-chamadas através de um novo mecanismo chamado “Knock Knock”, que possibilita o acesso à uma prévia do vídeo de quem está ligando, antes decidir atender ou não a chamada.

Por fazer parte do Allo, ele também conta com encriptação de ponta-a-ponta, e devido à seu protocolo de reprodução de vídeos WebRTC, as chamadas apresentarão mais estabilidade, rapidez e fluidez, colocando-o à frente das outras soluções existentes no mercado.

Continuando, o Chefe da divisão de realidade virtual da firma, Clay Bavor, assumiu o palco apresentando para todos a nova proposta da Google para popularizar a tecnologia de realidade virtual, o DayDream.

Podemos encará-lo como uma espécie de evolução do Cardboard, e assim como ele, o Daydream funcionará baseado em um smartphone, e deverá ser compatível com aparelhos das maiores fabricantes no mercado como HTC, LG, Xiaomi, ZTE, Huawei, ASUS, Alcatel dentre outras.

À grosso modo, o Daydream trata-se de uma plataforma Android dedicada exclusivamente à realidade virtual, em vez de ser um aparelho em si criado para dominar o mercado. Basicamente, a google deu "a faca e o pão", agora cabe às fabricantes e desenvolvedores explorarem todas as possibilidades.

O Daydream representa a tentativa da Google de popularizar o uso da realidade aumentada

Também chegamos a conhecer as novidades por trás da próxima plataforma dedicada à relógios inteligentes, o Android Wear 2.0. Na nova versão do sistema, smartwatches deverão ser ainda mais capazes, vendo que ganharão independência total dos smartphones, tudo graças a novas APIs e diversas mudanças no design.

Será possível, por exemplo, responder mensagens diretamente da tela de seu relógio, através de um teclado virtual ou até mesmo escrevendo as palavras no display.

Aplicativos standalone colaborarão para uma experiência de uso mais completa, integrando informações entre apps de fitness, permitindo download direto de conteúdo na nuvem, e até mesmo obtendo acesso direto à conexão de dados móveis ou Wi-Fi.

Para finalizar com chave de ouro, a Google anunciou a expansão de sua plataforma Firebase, adquirida em 2014 para auxiliar desenvolvedores na criação de apps móveis oferecendo serviços na nuvem.

Agora, a ferramenta conta com outros serviços, como o Google Cloud (que agora se chama Firebase Cloud Messaging) e análise de eventos específicos (criados pela equipe do Google Analytics), além de transformar o antigo Firebase em uma plataforma de desenvolvimento unificada para aplicativos.

Finalmente developers poderão ter um controle mais preciso sobre o funcionamento e desempenho de seus apps, obtendo acesso a dados colhidos mediante o comportamento inesperado do mesmo em aparelhos, facilitando assim a resolução de possíveis falhas.

Não deixem de conferir os artigos citados no texto com informações um pouco mais detalhadas sobre o que ocorreu no evento.

O que acharam dessa Google I/O? Deixem suas impressões no espaço abaixo reservado a comentários.


10

Comentários

Google I/O 2016: um resumo com todas as novidades da principal keynote

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho