LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novo Android Auto se integra a carro com hardware da Qualcomm; veja protótipo [vídeo]

20 de maio de 2016 2

O Google demonstrou durante o Google I/O uma nova versão do sistema Android Auto capaz de se integrar de forma profunda ao carro. Com a ajuda da Qualcomm, a gigante das buscas equipou um veículo luxuoso da Maserati com o software inteligente, levando a experiência para outro nível de usabilidade.

O Maserati tem no lugar do painel um display gigante de 15 polegadas, com touchscreen e 4K, responsável por exibir a interface do Android Auto. Ao contrário da implementação tradicional, o sistema não depende do celular para funcionar, pois já vem pré-instalado de fábrica no carro. Na prática, o veículo se transforma em um computador enorme.


Além do painel principal que se assemelha ao aplicado pela Tesla no Model S, o protótipo desenvolvido por Google e Qualcomm tem um segundo display, logo atrás do volante. Ele funciona como uma tela de exibição rápida das principais informações diretamente ao motorista, como nível do tanque, velocímetro e navegação por satélite.

A pequena tela de vidro dedicada ao condutor é limpa e não traz nada que possa, eventualmente, atrapalhar a direção, como notificações de apps instalados no Android Auto.

O lugar para atividades mais supérfluas é o display central, que traz playlists do Google Play Música, mensagens e até ligações. O funcionamento desses recursos requer internet ativa, algo que começa a ser aplicado no segmento de carros conectados. Entra aí também o trabalho da Qualcomm, de oferecer chips de processamento para todas as tarefas, junto com módulo de rede para acessar a web.

Acesso ao buscador do Google, aliás, é primordial para tornar a experiência simples ao volante. Isso porque boa parte dos comandos são ditos em voz alta, por meio do Google Now (ou Google Assistant). Desde trajetos de carro, até reprodução de músicas e informações sobre clima e muito mais, tudo é feito sem as mãos.

Isso sem contar com as funções específicas do carro. Na nova versão do Android Auto, o sistema do Google é responsável por controlar o ar condicionado, as luzes, os vidros e travas e todos os outros ajustes normalmente acessados em botões físicos de um painel comum.

Vale lembrar que toda essa inteligência dentro do carro é só protótipo. Google e Qualcomm usaram o Maserati como experimento de plataformas ainda em desenvolvimento, que incluem novos chips Snapdragon 820A e 602A, mas que ainda poderão levar anos para chegar, de fato, às ruas.

E você, gostaria de um carro rodando Android?


2

Comentários

Novo Android Auto se integra a carro com hardware da Qualcomm; veja protótipo [vídeo]

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho