LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xiaomi desiste de trazer smartphones ao Brasil e revê planejamento

26 de maio de 2016 130

Hugo Barra, em uma entrevista ao site AndroidPIT, deu más notícias aos consumidores que aguardavam por mais novidades da Xiaomi em solo brasileiro. Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, o vice-presidente internacional da companhia chinesa abriu o jogo sobre a real situação da empresa por aqui. A marca responsável pela interface MIUI mudará o planejamento comercial ligado ao nosso país, passando a adotar uma experiência apenas de observação.

Isto é, o Brasil está fora da programação de novos smartphones feitos por ela. Redmi 2 chegou ao território tupiniquim em junho de 2016, sendo seguindo pelo Redmi 2 Pro, uma variante mais poderosa — e menos barata — do aparelho. A dupla termina a lista de telefones comercializados pela Xiaomi em terra verde e amarela, mas não espere por uma mudança tão cedo.

Os impostos são os culpados

Imagem: Redmi 2, o primeiro smartphone da Xiaomi a chegar ao Brasil.

Xiaomi investiu na produção nacional de smartphones para conseguir vendê-los no Brasil por um preço moderado. Após a companhia decidir montar sua infraestrutura industrial em solo tupiniquim, no entanto, foi atrapalhada pela mudança constante nas regras de fabricação e tributação relacionadas ao comércio eletrônico brasileiro.

A base legislativa que regulamenta tal política de vendas por aqui ainda não é sólida, portanto, nas palavras de Hugo Barra, lançamentos a curto prazo não estão nos planos da Xiaomi para o Brasil. “Sabemos da expectativa dos fãs a respeito de novos produtos, mas concluímos que, dada a atual situação, é a decisão correta”, adiciona o executivo. Ainda assim, o termo “a curto prazo” abre um leque de opções e esperanças, mas é bem provável que os brasileiros sejam agraciados com novidades apenas depois do término de 2016.

Reestruturação da Xiaomi no Brasil

Imagem: Redmi 2 Pro, versão ligeiramente mais poderosa do Redmi 2, sendo lançada no Brasil logo em seguida.

Quando a Xiaomi disse ao público sua pretensão de permanecer no Brasil, não estava mentindo. A empresa asiática manterá seis setores por aqui, incluindo o de comércio eletrônico, suporte ao cliente, assistência técnica, logística, finanças e gerência geral. O quadro de funcionários, em contrapartida, bem como o modelo de vendas em terras brasileiras, estão prestes a sofrer um grande redesenho.

Segundo Barra, a equipe de marketing que toma a frente da Xiaomi no Brasil fez um trabalho excepcional, sendo usada como exemplo nos demais países onde a companhia atua oficialmente. Desta forma, sua migração para Pequim, China, se apresentou como a melhor alternativa. Lá, os membros do time de publicidade devem controlar remotamente as atividades da marca no país do Carnaval. “Toda a área de Marketing e Redes Sociais da Xiaomi no Brasil será transferida para Pequim”, completa o empresário.

“Os produtos estão disponíveis nas lojas da Vivo e nos nossos parceiros de e-commerce: Submarino, Americanas.com, Shoptime, Casas Bahia, Extra, Pontofrio, Walmart.com, Webfones e Ricardo Eletro”, diz Hugo Barra sobre a atual conjectura comercial da Xiaomi no Brasil. Isto mostra que o site Mi.com, anteriormente responsável pela venda do Redmi 2, Redmi 2 Pro e acessórios, não será mais usado.

Ao que tudo indica, a medida toma forma para reduzir o investimento em infraestrutura própria, usando um sistema terceirizado de comercialização. As mudanças ganham fôlego também nos polos industriais da fabricante. Os smartphones da marca oriental não mais serão produzidos no Brasil, pois seria mais vantajoso importá-los do que seguir as leis dinâmicas de tributação brasileira.

Você pode decidir o futuro da Xiaomi por aqui

Imagem: Xiaomi Mi 5, o atual flagship da companhia. Ele não é vendido no Brasil.

Hugo Barra também anunciou a estreia de um programa beta no Brasil. Consumidores interessados em fazer parte da novidade serão submetidos a um questionário nas redes sociais, ação que deve acontecer nos próximos dias. Com base nas informações obtidas pela empresa da China, os clientes serão escolhidos para participarem do programa beta.

Isto ajudará a Xiaomi a tomar as decisões futuras relacionadas ao nosso país, trazendo — ou não — novos produtos para cá. Isto termina o replanejamento da companhia asiática em território brasileiro, passando a adotar uma posição observadora no que diz respeito ao mercado de telefonia daqui.

Transmissão encerrada!

  • O Xiaomi Redmi 2 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Xiaomi Redmi 2 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

130

Comentários

Xiaomi desiste de trazer smartphones ao Brasil e revê planejamento
  • Estava mt ansioso pela marca, porém fiquei chateado pela retirada da Xiaomi no Brasil, pois fiquei mt impressionado com a Xiaomi MI5.

    • Bah fiquei muito triste, tenho o Redmi 2 e AMO ele.
      E estava esperando logo o Redmi 6 que já havia sido lançado em Pequim, mais acho que só vou ficar na vontade.

        • Isso é o resultado de um governo que, com anos de irresponsabilidade nos afundou em um rombo imenso que a muito custo sairemos obrigando ainda toda população a arcar com recessão, desemprego e aumento de impostos! Qual empresa se aventuraria a entrar no mercado Brasil com esse cenário, onde alguns itens no SUPERMERCADO já são "de luxo"? E mesmo que quisesse vir, mesmo que houvessem entusiastas da marca, que pagariam qualquer coisa, com quantos unidades vendidas o negócio seria sustentável? Daí a previsão beeeeeeem lá pra frente! Resta-nos o "mercado cinza"...isso também se a grana ajudar!

            • Primeiro a Microsoft agora a Xaomi, é pelo visto só vai restas as tranqueiras da Motorola a bugmania da Samsung, fôlego! Só nos resta a importação! Tudo caminha para o oligopólio dessas empresas no Brasil!

                • Microsoft desistindo do mobile no mundo inteiro? hahahaha

                    • Kkkkkkkkkkk, vc deve se achar o máximo da inteligência né, aposto que é um fan boy da sambugbug!

                        • Kkkkkk, que dizer que eu que sou burro, né? Te enxerga seu filho de anta com jumento, e aprende o básico, tipo: a dialogar sem ofender ninguém, isso ajuda a vc aparecer menos ignorante do que já é, seu alienado de merda! A minha opinião é a minha opinião, se não concordar, problema seu, mas burro é tu, seu fan boy de merda!

                        • tem gente que acha isso bom, vocês não percebem que são essas empresas que geram lucros pro Brasil? Ja imaginou se a Apple também desisti-se, a samsung e LG também? Se isso acontecer, eu aposto que muitos irão ficar arrependidos quando verem um smart de entrada da Multilaser por 800 reais, e vocês querendo achar um galaxy ou um LG e nunca vão encontrar.

                            • Isso não é bom mesmo! Mas na boa, isso não é culpa nossa (dos consumidores). Assim que a Xiaomi entrou no mercado brasileiro, muitos compraram seu aparelho (até mesmo os hard users) para alavancar as vendas e divulgar os produtos da chinesa. Um ano depois, a empresa além de não restabelecer seus produtos básicos como fones de ouvido, capas e pulseiras, não atualizou seu portfólio com aparelhos mais parrudos e topos de linhas, deixando só a "sobra" do Redmi para nós. Ela não confiou no mercado, nem ao menos fez uma pesquisa para quem estava interessado em seus outros aparelhos. E na boa, Redmi 2 foi um fiasco. Só ver os fóruns do Facebook o tanto de reclamação que o povo tem desse aparelho. Ou seja, não é bom que isso esteja acontecendo, mas também não vou chorar por eles. Se for pra continuar assim, desrespeitando os Mi fãs e trazendo restos de outros países, melhor sair mesmo de deixar pra outras empresas como a Samsung que lança trocentos aparelhos e Apple que apesar de careira, não deixa de trazer seus produtos também.

                              Ah, e não adianta colocar a culpa no Governo e impostos. Certo que são ALGUNS dos problemas, mas as outras empresas estão aí (Alô Asus, Alcatel e Lenovo) pra dizer que ainda é possível.

                                • É exatamente isso que venho tentando explicar. Concorrência é necessária e saudável. Mesmo que seja pouca, mas tem que existir.

                                  • pessoal o velorio da linha lumia tá mais animado.

                                    • Ja vai tarde xiaomerda! Trouxe apenas um modelo lixo e pensou que ia fazer o mesmo sucesso que fez na china.

                                        • Mais um nos deixando sem mesmo chegar direito.
                                          Logo logo só será possível comprar celulares via importação.

                                            • Éo que muita gente não percebe aqui... mas este é um fenômeno que está acontecendo, e já acontece, não apenas em celulares.

                                              Outro erro é desmerecer a China, e falar que lá só vende porcaria etc. A China tem uma classe média de 300 milhões de habitantes com um poder de consumo muito superior, muito, a nossa classe média. É desinformação mesmo.

                                              • Uma pena, mas os melhores aparelhos nunca estiveram por aqui. Mas pra quem realmente quer, Importem, sai bem mais barato. Fiz isso e não me arrependo, Super feliz com o Redmi Note 3.. Com o preço que paguei, não acho nada perto dele, por aqui..

                                                • ainda bem que não comprei o Redmi 2 Pro kkk, novamente imposto fudendo a vida do Brasileiro e ainda tem gente que diz que o Brasil está bom assim, piada

                                                    • Oxe, um dia desses disse que iria continuar investindo no Brasil kkkk mudança de opinião rapida hein ?

                                                        • Ano passado a Xiaomi chegou ao país fazendo muito barulho com o "garoto propaganda" Hugo Barra" empolgando um monte de gente. Todos pensavam que os aparelhos mais tops da marca fossem dar as caras por aqui com preços baixos mas o que se viu foi apenas um modelo simples que nem chegou a ameaçar na época o "reinado do Moto G", o aparelho que mais vendeu por essas bandas. Hoje até o Quantum GO (smartphone brasileiro) consegue fazer muito mais do que qualquer Xing Ling. Meu amigo usa 1 há quase um ano e não tem do que reclamar. Fotos incríveis com sensor Sony, bom áudio e excelente TV digital. Volte para a Google Hugo Barra porque essa chinesa é só decepção.

                                                            • isso não é bom sinal para os negócios aqui no pais, se alguma outra marca queria pisar em solo brasileiro, com esta notícia torna ainda mais difícil... significa que o país não está bom para ingresso de novas marcas ...impostos continuam sendo o maior vilão ..que pena...

                                                                • Quantum Go quebrou a banca da Xiaomi, por essa eles não esperavam.

                                                                  • E as empresas brasileiras? Como elas aguentam então? Vulgo quantum

                                                                      • Não vai MI deixar saudades.....
                                                                        Tchau queria!!!!!

                                                                        • Brasil é um lixo, não podemos culpar as empresas. Olhem as gravações do Romero Jucá e de Renan Calheiros nestes últimos dias. Vcs acham que é à toa que somos os "Eternos Subdesenvolvidos do Mundo"??? Não é à toa, esse efeito tem uma causa muito óbvia, a corrupção. E com ela temos a insegurança jurídica, impostos que sobem e descem ao bel prazer desta "República das Bananas" onde vivemos. E tudo isto para "tapar os buracos" que a corrupção deixa neste país rico habitado por miseráveis. Só nos últimos 14 meses foram 220 Bilhões de reais desviados para fazer "Metrô na Venezuela", "Porto de de embarque para Importações/Exportações" em Cuba, "Porto" no Uruguai, Casas em Moçambique, 40 bilhões em perdão de dívidas dos Ditadores Africanos, e muito mais. Agora, enquanto isto, os Portos Brasileiros, principalmente o de Santos, estão sucateados há 25 anos. O Metrô, que está lotado na maioria das Capitais onde ele existe, poderia existir em muito mais locais no Brasil, mas não, eles fazem na "Venezuela", só para ter uma desculpa para os desvios que eles promovem. Tenho dó desta nação, governada por vagabundos de todos os lados.

                                                                            • Olha. eu curto muito os produtos da Xiaomi, tenho vários (99% importado).
                                                                              Agora, pra mim é muito mais culpa dela do que do país.
                                                                              Ela veio querendo implementar um sistema que não pertence a nossa cultura.
                                                                              O fato das vendas serem feitas desta forma na China, não significa que irá funcionar em outro país, ainda mais tão diferente.
                                                                              Faltou pesquisa, tato da empresa. E nós não costumamos comprar marca desconhecidas. Eles precisariam ter feito propaganda, nos apresentar o produto, colocar kiosques espalhados em algumas cidades etc.

                                                                              • So resto a Asus pra trazer o custo beneficio de volta.

                                                                                  • traduzindo a culpa é do brasil que é lixo e não xiaomi como muito desce o pau nele aqui no forum. imposto, e principalmente a burocracia, desse pais maravilhoso

                                                                                      • A culpa é da Xiaomi, ela não tem a mesma estrutura que as demais no mercado têm. Tem gente vendendo aparelho Xiaomi pelo mesmo preço que equivalentes no mercado brasileiro e sem garantia alguma!?!

                                                                                        • ;-; Poxa não da nem cretido para mim que mandei a Materia nos comentário kkkkkkkk......

                                                                                          • O que temos aqui é uma empresa que não da para confiar, ainda bem que não comprei o redmi 2 pro, quem comprou esse aparelho vai ficar a ver navios quando a Xiaomi sair de vez do país, assistência técnica pode esquecer, um completo descaso com o consumidor brasileiro.Xiaomi somos Brasileiros, e não somos idiotas, e desovar produtos encalhados aqui não vai rolar, pega esse monte de lixo e volte a China que aceita qualquer porcaria, aqui não.Ps. e leve esse mascote escroto junto também.#######################

                                                                                              • Cadê os MIfans kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                                                                                                  • É nada faltou marketing na TV, e modelo top eu tenho redmi é bom aparelho da pau no moto g 2, faltou lançar aparelhos top todo mundo no face, aqui no tudo celular reclamavam que queriam modelos top,lançaram só foi 2 modelo, o brasileiro quer celular rápido com um bom hardware, crise não é desculpa dias das mães Tá ai para provar o quanto de celular foi vendido.

                                                                                                      • Comprei um Redmi 2 pro e estou gostando muito do aparelho, tanto em desempenho como em usabilidade, o sistema e muito fluido e a câmera muito boa, mesmo sendo um aparelho de Hardware mediano e muito bom, nunca mais uso Sangsuga e se tiver que trocar meu Redmi por outra marca no futuro, ou vai ser Motorola com seu Android mais puro, ou volto a usar meu Lumia 730 com Windows 10 mobile que esta rodando muito bem, atualmente guardado, Asus, LG e Enganasansug nunca mais!

                                                                                                          • eu ate entendo o pensamento deles
                                                                                                            o mercado nascional é dominado com muita força pela samsung o povo brasileiro so da espaço pra motorola

                                                                                                              • Esse negócio de ficar culpando impostos toda hora não vira mais. Samsung, Apple e Motorola estão aí pra provar o contrário (mesmo que com preços absurdos), então já vai tarde!

                                                                                                                • Tchau Xing Ling....volte nunca mais!

                                                                                                                    • Então a Apple também é e outra grande maioria.

                                                                                                                        • Nunca o Xiaomi é Xing Ling ! Por isso o Brasil não vai pra frente, o pensamento do Brasileiro com outras marcas é medíocre , quando visam o custo/beneficio vem idiotas falando que a marca é ruim sem ao menos ter usado . Parabéns Brasileiros vocês são os mais ridicularizados do mundo ! Se fosse assim Samsung, Apple entre outras marcas seriam Xing Ling já boa parte das produções vem desses países .

                                                                                                                          • Pronto agora só falta a lg sumir também.

                                                                                                                            • Graças a deus!
                                                                                                                              Pra ela eu deixo um 1 V , 1e, 1N e 1V .
                                                                                                                              Vai e não volte

                                                                                                                              • Infelizmente essas marcas novas o povo fica com o pé atrás, ainda mais sendo chinês, o povo ainda ta naquela que só as marcas conhecidas são as melhores. Faltou divulgar a marca, faltou parcerias fortes, casas Bahia, americanas, faltou um planejamento mais local.

                                                                                                                                  • Faltou a empresa querer isso né cara. Foi com aquela de vender só pelo próprio site e com horário programado , em vez de jogar o produto de vez no varejo. Curto os aparelhos mas desse jeito pode ir

                                                                                                                                    • Me interessei pelo programa beta. Como faz para se inscrever?

                                                                                                                                      • Que país merda da porra é esse Brasil das bananas malditas. Isso nunca será um país de verdade. Nunca!

                                                                                                                                        • A xiaomi so veio queimar a cara por aqui mesmo.

                                                                                                                                            • Por mim pode voltar para a China e levar esse mascote horrível junto.

                                                                                                                                                • Obrigado Xiaomi, você tentou mas a política brasileira fodeu nós consumidores novamente.

                                                                                                                                                    • A Asus ta vendendo muito bem aqui no br

                                                                                                                                                        • É uma noticia um pouco triste, mas eles estão certo, se alguma coisa te dar mais dor de cabeça do que lucro, o certo é encerrar. A culpa não é da Xiaomi, a culpa é desse governo louco cheio de leis que mudam tanto que cansei de tentar entender. '-'

                                                                                                                                                            • Apple e samsung agradecem. Nao vai demorar muito para asus,lenovo saírem fora,devido ao preconceito burro dos brazucas com empresas chinesas. Lg vem td capado,logo,logo vai ficar no Brasil apenas com tv e ar condicionado. Sony tenta seguir o rumo da apple e samsung,mas nunca vi tanta reclamação como na pagina mobile da sony. No mais amigos e um triste fim depender apenas da apple e samy. Talvez nao,mas td pode acontecer nesse pais que caminha pra ser uma venezuela da vida.

                                                                                                                                                              • Cancei de esperar e importei o RN3 na pré venda do ano passado ainda.
                                                                                                                                                                Já até comprei o RN3 Pro que chega essa semana.
                                                                                                                                                                E ainda to querendo importar um Redmi 3 Pro pra vê se a esposa larga o iPhone 5s que ela vive se queixando de não ter espaço.

                                                                                                                                                                  • Meu Redmi Note 3 Pro chega mes que vem... Estou ansioso...rsrs!!! Sinceramente estou botando fé nesse aparelho. Vamos ver quando chegar!

                                                                                                                                                                      • Não vai se arrepender. Eu fui pra comprar o RN3 Pro, mas vi muita reclamação dele, comprei o com X10 e é incrível, realmente incrível. A Miui é de longe a melhor interface de Android, fluída, personalizável, linda.

                                                                                                                                                                      • Redmi 2 chegou ao território tupiniquim em junho de 2016? AM? Será que já passamos de junho e só eu não percebi. O.o

                                                                                                                                                                        • Só porque eu queria comprar um redmi 2 ? ;-;

                                                                                                                                                                            • Bem de uma coisa é certa. Eu sempre pensei que tinha caroço nesse angu. E não deu outra. Desde o lançamento do R2pro... Pois não faria muito sentido lançar uma variante com pequenas modificações pouco depois da principal, mas em fim. Depois de lançado a Xmi lançou mais nada e ficou mudo, e quando tinha um evento, era pra mostrar a maravilhosa atualização de seu sistema. O governo sacaneou, claro, mas mostra também falta de visão comercial, pois no BR o que não falta é case de vendas de produtos eletrônicos. Mas em fim preferiram - como mesmo disse HB - investir em MKTNG, mas são poucas empresas que vivem de marketing (e especulações), as demais precisam vender produtos... Faltou estudo, não por falta de exemplos. Se pelo menos a Xmi fizesse seu dever de casa direitinho, mesmo com a lambança do governo, daria mais certo. Mas em fim. Façam o que a China tem de melhor, copiar e exportar...

                                                                                                                                                                              • Nao adianta ficar achando que se ela entrasse no Brasil de cabeça certamente seria um sucesso. Sempre trabalhei em comercio e nas ruas as pessoas nem conhecem essas empresas, o povo aqui gosta mesmo e de Samsung, Motorola, Apple, Sony. E sobra uma fatia muito pequena pra todo o resto disputar. E logo ao saber que se trata de uma marca chinesa o povo ja ia torcer o nariz. A verdade é, nao deu lucro, ela fez as malas de volta. Toda empresa com juízo faria o mesmo. Ou fica pra agradar uma dúzia de gato pingado e fica colecionando prejù mês após mês. Até a ms que não vive de smart deu linha.

                                                                                                                                                                                  • Uma ótima análise amigo, eu concordo.

                                                                                                                                                                                      • De acordo com a Xiaomi, a operação aqui seu certo. Só que estão prevendo que vai dar ruim no futuro.

                                                                                                                                                                                          • Meio acerto no mercado é um erro completo se os resultados ruins persistirem. Acerto é lucro, prejuízo é fracasso, mesmo vendendo horrores. E isso se agrava se o ganha pao principal dela for justamente o ramo em que ela tenta se estabelecer

                                                                                                                                                                                              • É tipo, vendi muito picolé na primavera, verão e outono, não sei se vou conseguir vender picolé no inverno. Posso criar outros produtos, ou simplesmente parar de fabricar qualquer coisa para evitar ter um prejuízo. Durante as outras estações eu lucrei muito a ponto de ter poder para fechar a fábrica e não ter prejuízo, essa foi a decisão dela.

                                                                                                                                                                                            • Eu não vejo problema nisso para mim kk com o preço do redmi 2 pro consigo importar um redmi note 3

                                                                                                                                                                                                Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                                                                                Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                                                                                Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                                                                                Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas