LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Privacidade em jogo: BlackBerry já teria entregado dados de diversos usuários à polícia

10 de junho de 2016 3

Depois do polêmico escândalo envolvendo a Apple e o FBI, começamos a nos perguntar sobre a real privacidade de nossos dados, e pelo que parece, nem todas as empresas estão dispostas a bater de frente com a lei quando se trata de preservar informações sensíveis de seus usuários.

Uma fonte ligada à empresa canadense BlackBerry afirma que a companhia não faz questão de preservar dados de seus clientes quando atendendo a pedidos dos oficiais em relação à informações cruciais presentes em seus aparelhos, vendo que ela já teria colaborado diversas vezes entregando esse tipo de referências para ajudar em investigações.

De acordo com a CBC News, a equipe de "Public Safety Operations" da firma, composta por 15 pessoas, já teria assistido autoridades em diversos países, é claro, mantendo sempre em sigilo o número de vezes que as informações sigilosas foram requisitadas.

Do contrário de várias companhias no ramo da tecnologia, a BlackBerry não fornece relatórios de transparência em relação a suas operações, e inclusive, já assumiu apoiar o Governo em casos como o da Apple x FBI.

A canadense teria, por exemplo, interceptado diversas mensagens para ajudar nas investigações em relação ao escândalo de corrupção envolvendo a presidente afastada Dilma Rouseff aqui no Brasil.

Ela teria também desencriptado mensagens trocadas pelo BBM de diversos jogadores de Baseball nos maiores times americanos, algo que levou o jogador Alex Rodriguez do New York Yankees a ser suspenso por causa de seu envolvimento com drogas em 2014.

Por mais absurdo que a quebra de confidencialidade possa parecer, a fonte ligada à empresa afirma que tudo é feito de bom grado, visando combater o narco tráfego, lavagem de dinheiro e crimes contra crianças.

Quando questionado pela CBC, um representante da BlackBerry se negou a comentar os fatos, devido à natureza extremamente delicada desse assunto; porém, a gigante de Ontario afirmou que seus princípios envolvem fazer sempre o que é certo em relação a busca de informações que possam auxiliar na investigação e apreensão de criminosos ou prevenção de abusos governamentais envolvendo a privacidade do usuário.

As informações fornecidas incluem, porem não se limitam a dados como:

  • Modelo do dispositivo
  • IMEI, SIM, BlackBerry ID
  • Nome e endereço
  • Informações de pagamentos e compras
  • Registros de mensagens BBM
  • PIN e lista de contatos do BBM


3

Comentários

Privacidade em jogo: BlackBerry já teria entregado dados de diversos usuários à polícia

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas