LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android deixará de ser um sistema aberto? Google busca formas de reduzir fragmentação

13 de junho de 2016 107

Google passou anos brigando com a Oracle pelo direito de uso do Java no sistema Android. Após recente vitória no mês passado, analistas acreditam que Google poderá realizar mudanças radicais com seu sistema, possivelmente transformando-o em um software proprietário. Atualmente, o Android é livre para qualquer empresa que deseja adotá-lo, mas Google acredita que ter milhares de empresas lançando milhões de smartphones no mercado com o robozinho acaba fragilizando o sistema.

Uma prova disso é que com mais de seis meses que foi lançado o Android Marshmallow conta com apenas 10,1% do mercado. Google até inaugurou um programa de atualizações mensais para levar correções de segurança de forma mais rápida aos vários smartphones com Android no mercado, mas muitas empresas simplesmente demoram meses para liberar qualquer atualização, o que acaba comprometendo o programa da Google.

De acordo com o analista Richard Windsor, da empresa Nomura Securities, Google pode acabar fechando o sistema para poucas empresas. A ideia de um software livre era realmente o grande sonho da gigante das buscas, mas que acabou não saindo como o esperado. Outro fator que preocupa a empresa é o preço cada vez mais alto cobrado por smartphones com Android. A ideia era que o sistema fosse o mais acessível possível, mas com recentes lançamentos beirando a US$ 800, realmente fica complicado ver uma grande adoção do sistema pelo mundo. Desta frustração acabou surgindo a linha Android One da empresa.

Claro, existem uma boa quantidade de empresas, chinesas e indianas, que oferecem bons produtos com preços mais competitivos, mas Google deseja ver isso também das grandes fabricantes como Samsung, LG e Sony, por exemplo. Além disso, Google vem trabalhando diretamente com Qualcomm e MediaTek para garantir que o Android tenha total compatibilidade com os futuros lançamentos da empresa. Tudo isso deverá ajudar a reduzir a fragmentação do Android e acelerar o ritmo de atualizações, mas será suficiente?


107

Comentários

Android deixará de ser um sistema aberto? Google busca formas de reduzir fragmentação
  • Acho que ao invez de entregar o android para as fabricantes, ela deveria exigir que o firmware e os drives fossem colocados no kernel, assim seria fácil atualizar, ou msm mudar de rom pros usuários q assim preferem.

      • É engraçado quem defende o fim das personalizações do Android. Pensem: Existe o Android puro e os personalizados. Você gosta de Android puro? Compre seu Nexus ou Lenovo/Motorola. E deixe quem gosta de personalizações comprar seu Samsung, Sony, Asus, etc. Isso dá opções ao mercado. Se só existisse Android puro, as opções seriam mais restritas. Quanto às atualizações, as empresas não as fazem para obrigar a compra de outro aparelho novo. Seria assim com Android puro ou "misturado".

          • sera q agora o w10m ganha espaço???

            • É tudo uma questão de gosto. Eu não gosto de Android puro nem no visual e nem no uso. Ainda tem muita coisa que falta ser adicionada ao sistema na minha opinião, fora que o software das empresas é o que faz de muitos aparelhos serem o que são. O que seria de um note sem a tw? E o software de câmera de vários aparelhos?
              Fora a identidade visual das empresas que também é levada ao software dos aparelhos.

                • Acho que cada empresa deveria ter seu próprio sistema.

                    • Já devia ter fechado a muito tempo. Esse Android está igual prostituta que todo mundo mete a mão e faz o que quer. A culpa é do Google!

                      • Gente. Parem de viajar na maionese do Lula Molusco. Isso tem nada a ver em obrigar as fabricantes de não fazerem suas modificações. Ela vai apenas obrigar que elas atualizem o sistema pelo tempo que a Google determinar. E acho mais que justo. Não dá pra comprar essas merdas caras e só ter uma atualização. Tem que ter no mínimo 3 anos de atualizações. No mínimo. Como ela fará isso? Existem N possibilidades. Desde contrato, a multa. Sei lá. Mas muitas possibilidades existem. Mas não quer dizer que não terá modificações.

                          • Para o Google realizar isso talvez tenha que tornar proprietário o sistema. E impor regras de uso.

                              • Acredito que 5 anos de ATT é o sulficiente.

                                • Se a partir de hoje o Android fosse um SO fechado, o que mudaria nas empresas?

                                    • Depende de como a Google quer. Se ela quiser mesmo que ninguém modifique o Android, então teríamos muitos Nexus por aí. Mas acho que não é o caso. Acho que ela quer apenas obrigar que as empresas atualizem mais seu aparelhos com Android. Apenas isso. Modificações ainda existirão. Exigir ou obrigar a atualização não é o mesmo que não ter modificações. Muito menos significa que saiu um AOSP agora, amanha já terão todas as empresas atualizando seus aparelhos. Ela vai deixar como está. Ou seja, terão modificações sim e as atualizações não serão tão rápidos assim. Porém elas existirão, pois a empresa será obrigada a faze-lo. Mesmo que demores alguns meses. O ruim é vc comprar um S7, por exemplo, mas fica 100% na incertezas se ele será mesmo atualizado. Pois não existe essa obrigação por parte das empresas. Vai ser assim, imagino. Vai continuar a mesma coisa que já é. Porém, agora teremos a certeza de que terá tantas atualizações e as empresas terão que atualizar, mesmo que demore a faze-lo.

                                    • Faça isso Google, usuários legítimos do Android vão simplesmente adorar viver sem TouchWiz ou algo do tipo.

                                      • Sera que isso vai abrir um caminho para Ubuntu Touch, Sailfish e Tizen crescerem?

                                        • Seria uma boa tbm se as empresas tivessem a obrigação de disponibilizar duas versões do android, uma pura e a outra modificada, ambas via OTA claro. Ai sim seria uma boa.

                                          • Isso é besteira. A Microsoft não é um sistema aberto nos computadores e, no entanto, o Windows é super fragmentado. O Win 7 ainda é o líder de marketshare e o antigo XP ainda possui boa fatia de mercado.

                                            • Seria legal um ciclo de até de 24 meses. Se as empresas lançarem atualizados e modificados seria bommm

                                                • Boa, Google, ai sim.

                                                  • Entendi corretamente!?
                                                    Se isso ocorrer so teremos o android puro???? Igual ao Windows

                                                      • Seria um máximo. Talvez por isso a Google vem acelerando e adicionando recursos no Android Puro, veja que antigamente a cada nova versão a Google disponibilizava apenas novas APIs, e melhorava isso ou aquilo, mas vinha com poucos novos recursos, e agora ela esta tentando colocar o Android Puro no mesmo nível dos modificados e para mim, isso teria uma lógica em forçar as fabricantes a se mexer, no sentido de que exigência, ou exigir mais delas.

                                                      • Estou na redondeza observando o fluxo.

                                                        • Gostei disso. E o Ezequiel56 pira. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkki.... Agora só falta tirar essas porcarias de Dalvik e etc que ela usa pra ficar perfeito.

                                                          • Por um lado é ótimo pela segurança, por outro lado, já era meus downloads de músicas, filmes e seriados :xx mas prefiro ter segurança. Nada mal.

                                                              • Na verdade se tem mais segurança em sistemas OpenSource. No iphone a Apple diz a você que você tem segurança, mas você não tem como saber. No android é só olhar o codigo fonte e você sabe. Só dar pra corrigir erros quando a gente acha e fica mais facil de achar com sistemas opensource

                                                                  • Prefiro mil vezes a segurança também. Apesar que esse seu receio não acontecerá. Vai dar pra fazer tudo do mesmo jeito que já é.

                                                                      • Se a coisa encaminhar realmente pra segurança, acho difícil eles liberarem esses recursos pra download, por exemplo os torrents.. então, no meu ponto de vista eles fechariam essa lacuna aí.

                                                                        • Bem, o Windows, tanto de computador quanto de celular, é fechado e as pessoas ainda podem fazer esse tipo de coisa. O que mudaria é que dificilmente veríamos outras empresas lançando aparelhos com Android que não fosse o determinado pela Google.

                                                                        • No dia que a Google Fechar o android eu volto pro Iphone.

                                                                            • O problema da Google foi ter aberto o código do Android. Ferrou com tudo. E o pior é que a esta altura do campeonato ela não pode mais tornar o código proprietário... ou pode? Tem um software de segurança de rede que era open-source e que agora é proprietário - esse "agora" já tem quase uns 10 anos.

                                                                              • Negocio é deixa as empresas livres mas da um prazo maximo pra elas atualizarem os smarts e a propria google se responsabilizar por lançar as atts de segurança.

                                                                                  • Pode fechar,mas não será 100%

                                                                                      • Mas o seu ponto mais forte (personalização) vai continuar

                                                                                        • Será que terá Treta Maligina kkkkkk......... (zuera realista)

                                                                                            • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                                                                                                • Pois é, a Google já vem fechando o Android aos poucos, só que ninguém andou percebendo isso.

                                                                                                    • Na verdade quem ainda mantém fechados os códigos são as fabricantes, pq a maioria dos drivers somente ficam disponíveis os binários. Pare de falar besteira, é como falar q o Linux não é open source pq os drivers fglrx e da nvidia são fechados... Cara tenho q ler cada besteira... Quer explorar os fontes, estão ai: https://android.googlesource.com/

                                                                                                        • Nossa, interessante, é mesmo você é metido desenvolvedor, programador, incrível como você não trabalha nas maiores empresas de software, li uma matéria de um programador americano elogiando o Windows 10 e como a unificação irá fazer bem ao mundo, pois a Microsoft vem fazendo um belo serviço, coisa que o mundo Open Source nem vem conseguindo, é Linux diferente, é Android diferente, e isso prejudica quem? O usuário final... O mais incrível é que a comunidade Open Source se gaba tanto em ser Open e se ajudam, que não conseguiram até hoje fazer com que o Linux para usuário final fosse fácil de lidar.

                                                                                                            • Realmente vc está certo, vc é o cara, manja muito... MS mesmo manja demais, tanto que teve q forçar todos com windows 7 e 8 atualizarem forçado, realmente eles sabem muito. Desenvolvimento Unificado? Se fosse assim HTML5 era para ter resolvido tudo, porém nem o Edge q vcs falam tão bem ainda não suporta a maioria das tags e HTML5 =/ Linux é usado em tantos lugares q vc não precisa saber q está usando, isso sim é "fácil de lidar". Bom continua ai com o seu mundinho sem "Linux" e q todo ele roda Windows e seja feliz, pq como já falei não sou contra a MS(tanto que devo fazer uma versão para o 10, assim q ela decidir q vai investir no Brasil) só odeio vcs seus hater q falam tanta besteira q dá raiva.

                                                                                                                • Ubuntu 16.4 lts é bom ?

                                                                                                                    • Estou usando desde janeiro aqui na empresa, porém uso o Gnome-fallback com Compiz e como lançador uso o Kupfer e o tema escuro do breeze(kde 5). E sim é boa, para mim é boa, como eu sempre falo depende o uso. Em casa eu uso Unity mesmo, com o tema Numix, pq lá tenho mais memória e geralmente uso para jogar mesmo. Mas não posso falar para alguém usar se o programa q precisa roda apenas no Windows ou não exista nenhum similar, seria irresponsável falar isso.

                                                                                                                        • Ele é mais leve e rápido que o windows 10 ?

                                                                                                                            • Não vou mentir, só usei Windows 10 no notebook do meu pai q atualizei do 7 e ficou uma M!@#$. Windows 10 demorava 2 min 40 seg para ligar, descobri q era a ATI+Intel pq tinha dual GPU, ai mexi nos registros baixou para 1 min 40 segundos, depois descobri q o driver de audio tinha um programa q travava o taskbar e o menu iniciar simplesmente parava de funcionar, removi e baixou mais um pouco, mas no final o Ubuntu era mais rápido naquela máquina. Pq a saga para instalar o Windows 7 naquele notebook foi legal, pq nem USB o Windows reconhecia nativamente e o driver de CD da dell acusava q o exe não era compatível com a versão do Windows q eles mesmo mandaram... Um exemplo, o FF abria no Windows 9 segundos no Ubuntu era em 3 segundos.

                                                                                                                                • O ubuntu 16.4 no meu pc leva quase 40 segundos para dar o boot enquanto o windows leva apenas 12 segundos, quem é mais leve ?

                                                                                                                                    • Por isso falo q depende o uso, o Windows 10 nunca "desliga" ele grava o status atual em um arquivo. Por isso quando vc desliga o mesmo ele demora mais que o Ubuntu para desligar, e alguns problemas relacionados a isso como o de nunca desligar q já acontecia no 8 em alguns casos. E se vc considerar q gravar o status no hd seja mais leve e que o mesmo pode gerar problemas q não desligue o pc, seja feliz em falar. Bom como falei depende, assim como o driver da ATI demorava 30 segundos ou mais para continuar o boot

                                                                                                                                        • É verdade meu windows demora muito para desligar 7 segundos...

                                                                                                                                            • Sim, pq dependendo da máquina ela desliga em menos 1 segundo no Ubuntu, mas como falei depende de vários fatores em ambos os casos.

                                                                                                                                                • Minha máquina é uma placa mãe sniper b6, hd de 1 tera. 16 giga de ram, placa de vídeo gtx 750 ti, o linux não pede nada disso e é mais pesado que o windows 10..... A penas instalei o Ubuntu em outro de hd de 500 gb ....

                                                                                                                                                    • Dependendo do HD o i/o é muito diferente, ainda mais considerando q o cache é menor nos de 500GB contra os de 1TB q geralmente possui 64MB de ram. Mas não vou falar q era para ser mais rápido, pq como falei depende a máquina =/

                                                                                                                                                        • Sim o meu hd de 500 tem 16 mega de cache, o de 1 tera tem 64, ambos rodam a 7.200 e o windows no hd de 500 tem a mesma velocidade no de 1 tera e olha que o linux só aquilo que tem no próprio sistema que vc conhece, enquanto o Windows esta carregado de programas, só resolvi comparar para ver qual dos dois é mais leve, finalizando linux perde para o windows 10...

                                                                                                                                                            • Legal, bom saber q o Windows 10 está ganhando do Linux

                                                                                                                                                                • Não questão de ganhar, e sim qual se comporta melhor para um usuário comum, linux é bom para quem é programador por isso que uma fábrica de software usa ele, como por exemplo fabricar um software de automação comercial, já ouviu do Sic ?

                                                                                                                                                                    • Não, trabalho geralmente com ERP's. E nem todas fábricas de softwares usam Linux, várias usam Windows pq usam C# e ainda desenvolvem apps em ASP ou ainda estão em versões Deskops. Ou até mesmo usando Delphi, quem geralmente usa Linux ou Mac estão usando Ruby/Java/NodeJS.

                                                                                                                                                                        • Ata, faz parte windows ta em todo lugar rsrsrssr não tem jeito, só falei da automação comercial por que já trabalhei com isso, pensei que vc conhecia, as fabricas que eu ja entrei eram linux, os caras brincavam de programar até tentei aprender, mais não deu preferi administração mesmo...

                                                                                                                                                                            • Sim, Windows está em todo lugar mesmo, porém nesses últimos anos ele vem perdendo lugar, pq a maioria dos serviços estão indo para Cloud, ou até mesmo para servidores internos q rodam Linux, pois algumas empresas apostaram no Java/Php/Ruby e outras alternativas q reduziram o custo de desenvolvimento e licenciamento. Nosso software por exemplo é escrito em Java, por isso damos a opção para instalar no Linux o servidor, mas ninguém é obrigado. E em termos de velocidade o Linux nos mesmo processo na mesma máquina entrega maior velocidade, como falei depende o uso e o q vc vai fazer.

                                                                                                                                                  • Excelente. Acredito que é uma das distros linux mais "amigáveis" da atualidade, além de ser bem reconhecida pelos desenvolvedores.

                                                                                                                                        Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                        Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                        Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                        Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas