LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android N virando Windows? Janelas flutuantes aparecem oficialmente

15 de junho de 2016 138

A abordagem do novo Android será mais desktop do que nunca. Em versões prévias do sucessor do Marshmallow, foi possível conhecer as janelas flutuantes que aproximariam a experiência de smartphones e tablets à encontrada em computadores pessoais. Agora, novas imagens do futuro do Android N mostram que há mais por trás dessa história.

Em sua conta oficial no Twitter, Hiroshi Lockheimer, vice-presidente sênior do robozinho, Chrome OS e Play Store, publicou uma imagem do novíssimo modo de multitarefa na plataforma. Trata-se do melhor estilo de múltiplas janelas, distribuídas e alinhadas na tela conforme a opção do usuário. O conteúdo revela mudanças em relação ao que já foi visto no Android N Preview, deixando tudo mais parecido com o Windows. Além dos ícones de minimizar, maximizar e fechar um app, uma nova barra de ferramentas aparece no rodapé:

Imagem: interface do Android N.

Essa barra de ferramentas que detalha o rodapé da interface contém todas as informações necessárias para se interagir rapidamente com o Android N. Aplicativos abertos, atalho para pesquisas, horário, conexão Wi-Fi, idioma, porcentagem da bateria e até qual perfil está sendo utilizado pelo sistema operacional são localizados na tarja escura, permitindo que o dono do aparelho controle quase tudo por ali. Alternar entre apps em uso está bem fácil, aparentemente, imitando o que já existe em desktops, seja com Windows ou outro sistema operacional. Na verdade, as similaridades são indiscutíveis:

Imagem: exemplo de barra de ferramentas do Windows 10.

Se você se sente defasado quando deixa o computador de lado para usar um smartphone ou tablet, será preciso repensar após o lançamento do Android N. Como a imagem é uma captura de tela, é impossível saber qual dispositivo estava sendo usado no momento, podendo ser um aparelho celular, tablet ou até mesmo o espelhamento em um monitor. Seja como for, a futura versão do software da Google parece estar ficando preparada para se aproximar ainda mais dos desktops, mesmo que isso signifique ficar parecida com interfaces já vistas no mercado. Como já falamos pela Apple, este é o melhor elogio.

O nome oficial do Android N está para chegar, lembre-se de votar em seu preferido como forma de se preparar para o que está por vir. O sucessor do Marshmallow promete aplicativos mais rápidos e inteligentes, segurança e produtividade ampliadas, visual ainda mais atraente, eficiência ao gerenciar memória e energia, novas animações e outras novidades. Embora o sistema operacional ainda esteja em fase beta, a previsão é de que seu lançamento público aconteça até o final deste ano de 2016, não deixe de acompanhar.


138

Comentários

Android N virando Windows? Janelas flutuantes aparecem oficialmente

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas