LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nada de IMEI! Anatel facilita o processo de bloqueio em celular roubado

16 de junho de 2016 7

Todo mundo que já teve um celular roubado sabe o quanto é difícil o processo para pedir o bloqueio dele por meio do IMEI. Muitos desistiam do processo pois não tinham o número em mãos, já que a forma mais fácil de obtê-lo é por meio do próprio celular. Com os roubos e furtos de celulares aumentando, a Anatel resolveu facilitar o bloqueio e agora só é necessário ligar para a operadora e informar o número do telefone roubado.

Geralmente, o número do IMEI está presente na nota fiscal, caixa e no próprio aparelho. Mas como muitos perdem a nota fiscal ou jogam a caixa fora, diversas pessoas não conseguem bloquear seus smartphones. Por conta disso, o mercado de produtos roubados cresce cada vez mais, ajudado também pela alta nos preços de celulares no Brasil. Somente em São Paulo, por exemplo, o roubo de celulares aumentou 150%. Segundo o presidente da Anatel, a medida foi tomada exatamente para "tirar a atratividade do produto roubado".


Caso o usuário prefira, o processo pode ser feito também de uma delegacia. Entretanto, isso só é possível na Bahia, Ceará e Espírito Santo, mas a Anatel garante que próximos estados que receberão o procedimento pela delegacia vão ser Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

A Anatel também afirma que o processo de bloqueio na delegacia pode ser feito, inclusive, em casos de roubo de carga ou lojas, mas a empresa terá que informar o IMEI no ato. Esse tipo de assalto vêm aumentando no Brasil e a própria Samsung já sofreu com isso no ano passado. Segundo o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, José Bicalho, esse processo, no caso das empresas, passa a ser automatizado, resultando na redução de tempo para o aparelho ser bloqueado. Antes da automatização, o aparelho chegava ao mercado negro antes de ser bloqueado.

É válido lembrar que qualquer pessoa que for comprar um celular usado pode verificar se ele está bloqueado por meio do site www.consultaaparelhoimpedido.com.br. A Anatel recomenda a consulta antes de qualquer negociação.


7

Comentários

Nada de IMEI! Anatel facilita o processo de bloqueio em celular roubado
  • Quem compra aparelhos usados sem nota deve se preocupar muito!

      • Não adianta. IMEI dá para mudar e um "iPod Touch", mesmo aquele celular de R$500, vale alguma coisa. Só o valor das peças vale até mais que o celular, dependendo do modelo.

          • Espero que chegue logo aqui à Pernambuco. Absurdo esse comércio paralelo de celulares roubados. Se ser roubado for inevitável, que seja na base do quem ri por ultimo ri melhor, para o dono do celular, é claro.

              • Atrasada. No ES isso já é feito pela própria polícia.

                  • Anatel viaja na maionese! Se o cliente não atualizar o cadastro do IMEI na operadora a linha será sim bloqueada porém, o aparelho não! Cabe ainda ao consumidor, se quiser implementar a segurança de seu dispositivo contatar a operadora ou ir até uma loja propria e cadastrar os IMEIS (porque tem aparelhos, obviamente com mais de um) e uma vez atrelados (Linha+IMEI), daí sim a pratica será eficiente. Bloqueio de linha "E" do aparelho.

                      • Pelo que eu entendi, quando você põe um número no celular você atrela o IMEI à ele, nos servidores da operadora. Outra coisa que não essa não faz sentido.

                          • Quem viaja é vc... Com o IMEI bloqueado os slots dos SIM são inutilizados. Não precisa atrelar linha nenhuma... Depois de matar os slots tanto faz vc colocar outro chip, eles não vão funcionar.

                            Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

                            Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho

                            10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

                            10 melhores smartphones de entrada para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular