LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Capturando um sorriso: Pokémon Go prova que é aliado da saúde física e mental

12 de julho de 2016 12

Pokémon GO, o título mais recente lançado pela Nintendo para as plataformas móveis Android e iOS, tem sido um tópico constantemente abordado, não só aqui no TudoCelular como também em vários outros sites, sejam eles relacionados ou não a tecnologia.

Desde seu lançamento, o game tem feito um sucesso estrondoso no mercado, já tendo alcançado o topo da lista de apps gratuitos mais baixados nos países onde está disponível, e até mesmo rendendo uma alta de 10% nas ações da empresa japonesa, tudo graças a sua jogabilidade dinâmica e inovadora, que mistura realidade aumentada com a franquia multimilionária dos monstrinhos mais queridos do mundo.

Mesmo que não esteja funcionando aqui em nosso país de forma oficial devido a um bloqueio — e sequer tenha previsão para lançamento Pokémon Go já foi capaz de ajudar diversos usuários pelo simples fato de associar exercícios físicos (caminhada) a seu funcionamento, trazendo benefícios imensuráveis à saúde, não só física, como também mental.

O jornal The Guardian apontou diversos relatos de jogadores sobre como o jogo ajudou a transformar suas vidas de uma forma positiva, auxiliando até mesmo no combate da ansiedade e depressão:

Por mais exagerado que isso possa parecer, quando paramos pra pensar, até que faz muito sentido: o app exige que as pessoas saiam de casa para procurar e capturar as criaturinhas, e com isso, abre possibilidades de interação social, fortalecendo algo que as pessoas tem perdido com o tempo graças ao crescente desenvolvimento da tecnologia — o contato humano.

Os benefícios foram relatados até mesmo por pessoas que sequer haviam sido diagnosticadas com qualquer tipo de distúrbio mental; em meio a um mundo repleto de guerras, conflitos raciais, protestos, atentados terroristas, discriminação de gênero e vários outros problemas, a alegria e companheirismo trazidas por um simples jogo chega para mostrar que, sim, ainda existem pessoas boas que podemos nos relacionar.

Indivíduos antes enclausurados em suas casas e que passavam horas atrás de uma tela de computador, agora estão andando pelo mundo, descobrindo sua vizinhança, conhecendo novas pessoas e tudo isso, sem precisar abrir mão de algo que eles gostam: a tecnologia.

Parques, lojas e até mesmo restaurantes nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, agora encontram-se repletos de gente andando por aí com seus smartphones na mão e um sorriso no rosto — e algo inevitável está acontecendo, eles estão se comunicando, trocando idéias, conversando sobre a série e suas experiências, ou seja, em outras palavras, exercitando suas relações sociais.

Com todos esses benefícios, não se surpreenda se um dia, por acaso, seu psiquiatra acabar te receitando uma caminhada diária até os ginásios mais próximos em vez de uma cartela de remédios controlados. :-)


12

Comentários

Capturando um sorriso: Pokémon Go prova que é aliado da saúde física e mental

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas