Android 06 Jul
A febre de Pokémon GO já atingiu o seu pico nos Estados Unidos, indicam dados da SurveyMonkey. O pico de uso diário do game de realidade aumentada foi atingido em apenas duas semanas, o que é um novo recorde na história dos jogos de dispositivos móveis - o que não é novidade, já que o faturamento atingiu marcas sem precedentes. Mas já está demonstrando sinais de declínio.
O jogo ultrapassou os 25 milhões de jogadores ativos no dia 12 de julho, menos de uma semana após o lançamento nos EUA. Dois dias depois, tocou o pico no número de usuários ativos, iniciando um leve declínio que se acentuou entre os dias 16 e 17 de julho, quando baixou da marca de 25 milhões de treinadores online. No dia 20 de julho, registrou entre 22 e 23 milhões de jogadores ativos.
O que é notável sobre a explosão de atividade em torno de Pokémon GO é o quão rápido ela aconteceu. Sucessos anteriores como Candy Crush e Draw Something demoraram meses para ganhar seu momento, juntar dezenas de milhões de usuários, e atingir o pico de uso. Pokémon GO conseguiu o mesmo em uma só semana", aponta a SurveyMonkey.
Os números de novos downloads também mostrou grande queda. O pico foi logo no dia do lançamento, em 7 de julho, quando quase 6 milhões de pessoas baixaram o app. O dia 12 de julho viu algo próximo disso, e, desde então, as novas instalações tem mostrado números mais modestos, registrando abaixo dos 2 milhões entre 17 e 20 de julho, último dia da pesquisa.
Surpreendentemente, os downloads de Pokémon GO foram maiores no dia em que foi lançado, 7 de julho. A maioria dos aplicativos de sucesso, incluindo recordistas como Draw Something e Candy Crush Saga, experimentaram um começo lento. Esses jogos atingiram o pico de downloads diários alguns meses depois do lançamento inicial. Pokémon GO é incomum não só pelo tamanho de seu sucesso, mas também pela velocidade incrível de sua ascensão para o topo das listas de download.
Longa estrada a percorrer
Ainda na primeira semana, Pokémon GO chegou a ser mais utilizado do que apps de redes sociais famosas, como Snapchat e Twitter, e também foi mais usado que Netflix ou Spotify. O termo Pokémon chegou a ultrapassar a pornografia nas buscas. Em faturamento, o jogo chegou a registrar renda maior em um minuto do que o brasileiro médio ganha durante o ano inteiro.
Curiosamente, no entanto, o número de novos downloads e de usuários ativos começou a cair no dia em que os servidores sofreram um ataque DDoS que derrubaram o jogo por algumas horas. O grupo hacker PoodleCorp promete deixar o jogo offline durante todo o dia 1º de agosto.
Mas não pense que já estamos vivendo o fim da febre. A SurveyMonkey aposta, avaliando outros sucessos do mundo dos dispositivos móveis, aposta que o jogo ainda tem alguns meses "e até anos" para juntar novos usuários e gerar renda para Niantic e Nintendo. "Além do quê, o jogo ainda não está disponível em todos os países do mundo, com algumas grandes nações ainda a entrar para o ciclo do hype", finaliza.
Comentários