LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

A Intel também deseja a morte do conector de fones de ouvido no seu celular; entenda o motivo

17 de agosto de 2016 35

Conectores de fones de ouvido estão fadados ao esquecimento não só no próximo iPhone, mas em todos os celulares e computadores. É o que defende a Intel, fabricante que já desenvolve um novo padrão de reprodução de áudio especificamente para portas USB. A empresa estaria trabalhando para tornar cabos do tipo os melhores para escutar música.

Liderada pelos engenheiros Brad Saunders e Rahman Ismail, uma equipe na Intel trabalha em um padrão universal para a nova era de reprodução de áudio exclusivamente via USB. Segundo eles, abandonar a tradicional entrada de 3,5 mm significa, enfim, tornar o áudio inteiramente digital, o que traz tantas vantagens para o usuário quanto novos desafios.


Do ponto de vista das vantagens, músicas reproduzidas digitalmente por meio de cabos USB podem entregar efeitos muito mais aguçados, resultando em uma qualidade atualmente oferecida somente por fones de ouvido profissionais. Com transmissão de dados a alta velocidade, o áudio processado por software poderia, por exemplo, criar um ambiente de som ao vivo sem precisar de gasto com equipamento caro.

Além disso, a ausência de uma porta de fones de ouvido analógica devolveria um precioso espaço na estrutura de smartphones modernos. Apesar de pequeno, o conector de 3,5 mm é grande o suficiente para impedir a aplicação de tecnologias novas, mais bateria ou simplesmente deixar o aparelho mais fino.


Por outro lado, há desafios importantes trazidos pela novidade. Embora áudio já possa ser transmitido por meio de portas USB, mesmo as comuns USB-A, a qualidade do som é diretamente proporcional ao consumo de energia pelos controladores USB no chipset do aparelho. O novo padrão desenvolvido pela Intel pretende, entre outros fatores, atacar justamente a gestão de energia das portas USB para evitar gasto desnecessário.

Segundo a Intel, a indústria como um todo estaria empolgada com a mudança, e não deve apresentar restrições para barrar a morte do conector de fone de ouvido. As vantagens do USB-C devem ser levadas inclusive para o campo do vídeo - a ideia não seria substituir HDMI ou Thunderbolt, mas oferecer uma terceira via de transmissão com taxas de atualização moderadas, como no streaming de filmes.


A Motorola já entrou na onda e lançou os Moto Z e Moto Z Force somente com entradas USB-C, inclusive para áudio. A próxima a adotar a novidade deverá ser a Apple, que costuma ditar tendências no mercado. Com outra gigante como a Intel no comboio, em breve o seus fones de ouvido analógicos só servirão com adaptador - uma mudança talvez para melhor.


35

Comentários

A Intel também deseja a morte do conector de fones de ouvido no seu celular; entenda o motivo
  • seria horrivel querer ouvir musica com a bateria em 5%

      • novos fones de ouvido da apple, preço 2155

          • É vergonhoso em pleno 2016 ainda ter aparelhos com entrada P2, estamos atrasados na troca. Espero muito que a Apple lança seu novo iPhone sem esta entrada, assim outras empresas vão embarcar junto.

              • Se querem melhores taxas de compressão para que os áudios não comam tanta bateria dos dispositivos, chama a PiedPiper!

                  • vai ser ótimo de ouvir música com o aparelho carregando

                    • não vai dar certo!

                      • Pensei melhor. Talvez possa ser uma boa ideia, pq o usuario pode colocar um conversor digital-analógico logo na saida usb, e a partir dali vc usar seu fone 3.5. Assim vc poderia comprar um amplificador de alta qualidade e nao perder ele quando trocar o fone ou o telefone. E seria um sonho de quem gosta de qualidade de audio, poderia ter qualidade maxima em qualquer telefone. Enquanto pros usuarios comuns, só ganharia espaço interno, a troco de ficar com um "calombo na saida usb" enquanto escuta musica.

                          • A historia dos efeitos digitais e aumento de qualidade é ladainha pura, essas coisas são igualmente possiveis com 3.5mm. Gente, não tem como o áudio ser totalmente digital, sempre vai haver um amplificador analogico, essa historia deq o audio vai ficar inteiramente digital é ladainha. No maximo eles colocam o amlificador embutido no fone e passam o audio digitalmente para o fone atravez do usb, mais ai seria um desaste, toda vez q desse defeito vc ia ter q pagar mais 100 reais num fone. Fonte: eu estudo engenharia elétrica. Eu tenho quase certeza que eu não entendi muito bem oq foi dito, pq não faz sentido.

                              • Eu pensei o mesmo que voc? enquanto lia essa not?cia. N?o acho relevante essa troca, ? partir do que, no ?udio, para que se fa?a o movimento dos falantes, se necessita de cargas para movimentos anal?gicos. V?o colocar o que nos nossos ouvidos? 24 bits @ 96000 KHz? Nosso ouvido n?o percebe esse absurdo! V?o ligar o cabo diretamente nos nossos c?rebros e teremos ?udio em forma de sinapses?!?!?!?!

                                  • cara, quando falaram audio totalmente digital, eu pensei numa forma de realizar isso. pensei a mesma coisa, só e ligar o cabo direto nas nossas sinapses. kkkkk. ta na hora do tc migrar pro disqus

                                      • Com crteza, mas o disqus não rende pro TC e sua matriz Italiana!

                                          • O sistema de comentários dos artigos do TC tem certa similaridade com o Disqus, como no que diz respeito ao design (idêntico), exceto pelo fato de não recebermos por e-mail as notificações de que alguém curtiu ou descurtiu tal comentário (o que torna essa função irrelevante aqui, o que é uma pena, e vale destacar a função redundante de "Obrigado" no fórum, que nada mais é do que um curtir aqui, mas que é contabilizado separadamente, e o sistema do curtir-descurtir é mais interessante) e pelo fato de de vez em quando ou dá bug nos caracteres especiais ou dá bug nos parágrafos.

                                          • nois escrevemos a poha de um texto todo acentuado pra sair uma coisa com dignidade e o HTML do site faz uma bosta dessas! eh melhor escrever assim, sem cautela e sem acentuassaum! krai!

                                          • Unica merda do mercado é o conector próprio da Apple. Não dá para produzir em larga escala e esquecer deles.

                                              • Não poderei conectar o smartphone num amplificador maior então? Vao se catar. Só pensam em lucro esses des*****. Fora que é um saco que carregador bluetooth descarrega.

                                                  • Vai, mas nao vai ser compativel com nada que existe hoje, pq vai exigir um novo padrao. E vai ser um desastre pra usar fone de ouvido. Pra funcionar com o que existe hoje, vai exigir um adatador.

                                                      • Claro que vai! Cabo USB-C para P10. Menos um componente interno nos aparelhos, menos portas para deixar a prova d'água, mais possibilidades em questão de construção do aparelho... Definitivamente é um caso em que ambos ganham.

                                                        • Fones *

                                                            • Só uso fontes Bluetooth...

                                                              • Fora a questão estética e ganhar espaço para outros componentes, como por exemplo aumento da bateria, não há vantagem alguma em utilizar fones de ouvido por um conector digital. Essa alteração só irá aumentar o custo dos fones.
                                                                Pelo que entendo, a alegação de que o som será digital e haverá ganho de qualidade não é real visto que os drivers que produzem o som são analógicos e, se o som não é decodificado para analógico no celular antes do conector, deverá ser decodificado pelo fone.
                                                                Na prática, vamos perder a oportunidade de carregar o celular e escutar música ao mesmo tempo, além de "perdermos" nossos fones p2 e pagarmos mais caros por fones porque tem que ter um decodificador interno por causa de outro conector.

                                                                  • Vc est? correto. As pessoas estao iludidas com a palavra digital, mal sabem elas que vao gastar dinheiro a rodo pra no final das contas ter a mesma qualidade. S? os fones que podem melhorar com isso sao os com amplificador embutido, q custam uma fortuna pra quebrar o plastico do suporte.

                                                                      • O fone não precisa ter um decodificador interno. Os atuais possuem justamente pelas entradas dos aparelhos não estarem preparadas (pois ainda possuem o P2).

                                                                          • Amigo, os drivers (auto-falantes) existentes nos fones, assim como qualquer auto-falante, é analógico. Se você pegar qualquer fone sem microfone e controle de play/pause/volume e desmontar, é só fio e driver, nada mais.
                                                                            Se o sinal vier digital, terá que ter um decodificador porque o driver analógico não interpreta seu sinal.
                                                                            Drivers são analógicos, não digitais.

                                                                              • Vc deve estar se referindo a fones do tipo que usam pilha. Ele se referiu ao fone q 95% das pessoas usam, que dependem do ampificador interno do telefone.

                                                                                • A não ser que se utilize aqueles carregadores sem fio. haha

                                                                                  • Meu letv 2 também não tem entrada pra fones de ouvido só com um adaptador

                                                                                      • oi,tudo bom?pretendo comprar um leeco que ta em promo pra atividades basicas,na gearbest ta com preço maneiro,o que tu tem achado do teu leco?esse processador da mediatek é problematico?o smart é muito fragil?a camera é boa?

                                                                                        Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                        Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                        Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                        Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas