LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Depois de longa espera, Nexus 7 de 2012 recebe Android 6.0 Marshmallow por via alternativa

22 de agosto de 2016 5

O Android 6.0 Marshmallow está longe de ser a versão mais popular do Android, mas um antigo tablet Nexus já pode tirar proveito do sistema. Desenvolvedores independentes finalmente conseguiram fazer o Android 6 na versão AOSP (sigla para Android Open Source Project), de código livre, em um Nexus 7 fabricado em 2012 pela Asus.

O trabalho é de longo prazo, e vem sendo desenvolvido desde meados de 2015. Segundo o líder do time responsável pela façanha, absolutamente todos os recursos operam suficientemente bem para usar o Marshmallow no dia a dia. Não haveria um bug sequer, a não ser pela ativação do Bluetooth - a conexão funciona, mas só liga na segunda tentativa.


Junto com o Android 6.0 AOSP, o desenvolvedor liberou instalador funcional também do CyanogenMod 13 para o Nexus 7. Iso significa que, além do sistema puro, donos do primeiro tablet Nexus poderão optar por instalar a ROM customizada mais famosa do mundo, que oferece vários recursos adicionais nativamente.


A adaptação foi alcançada graças a uma modificação do kernel do Linux na versão 3.4. Para instalar um dos sistemas no aparelho, é preciso antes aplicar uma recuperação customizada como a TWRP. O procedimento não é indicado para quem não tem conhecimentos sobre o sistema e nunca realizou root ou trocou de ROM.

Se você encara o desafio e assume os riscos, os arquivos para instalação estão todos no fórum XDA Developers, cujo link você encontra em "Fonte" no rodapé - prossiga por sua conta e risco.

O Asus Google Nexus 7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

5

Comentários

Depois de longa espera, Nexus 7 de 2012 recebe Android 6.0 Marshmallow por via alternativa

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas