LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adeus, privacidade! Facebook coleta dados do WhatsApp mesmo que você diga não

27 de agosto de 2016 76

Nesta quinta-feira, 25, foi divulgada uma alteração nos termos de serviço do mensageiro WhatsApp que implicaria, basicamente, em que a criptografia de ponta a ponta não valeria de muita coisa. O Facebook agora pode coletar informações das conversas, e alega que vai usar esses dados para obter insights que ajudem no combate ao spam e melhorar anúncios.

Um dia depois, foi descoberta uma maneira de evitar que isto aconteça. O processo, na realidade muito simples, de fato impede que o Facebook utilize as informações de seus bate-papos com a família ou suas paqueras para melhorar ou vender anúncios direcionados em outros serviços que a empresa possui, como o Instagram, por exemplo, além da própria rede social, entre outros. No entanto, ele não impede que os dados sejam coletados.

Adeus, privacidade!


Um artigo postado no site AntiMedia (link na fonte) analisou cuidadosamente os novos termos de serviço e até a página do FAQ do WhatsApp e descobriu algo que passou batido por todos os outros veículos de mídia. Está na própria página do mensageiro, na qual explica como evitar que os dados das conversas sejam compartilhadas com o Facebook:

Como eu escolho não compartilhar os dados da minha conta com o Facebook para melhorar minhas experiências com anúncios e produtos do Facebook? Se você for um usuário existente, você poderá escolher não compartilhar os dados de sua conta com o Facebook para melhorar suas experiências com anúncios e produtos do Facebook. Existem duas maneiras de se fazer isso.

O FAQ explica, de maneira detalhada e com imagens, exatamente o passo a passo que publicamos aqui na sexta-feira. Porém, no final da página, há uma pequena surpresa – que, inclusive, não está escondida e nem mesmo em letras miúdas:

A família de empresas do Facebook irá receber e utilizar estes dados para outros propósitos, tais como aprimorar a infraestrutura e sistemas de entrega, entender como nossos serviços e os serviços deles são utilizados, aprimorar sistemas de segurança, o combate ao spam, abusos e atividades de violação.

Ou seja, você não pode correr, você não pode se esconder. A privacidade no WhatsApp chegou ao fim. Agora resta ver como a empresa vai começar a tratar os pedidos da justiça de repassar dados de conversas de usuários suspeitos de envolvimento em atividades criminosas – o que abre espaço para governos que simplesmente querem acessar conversas de opositores.


76

Comentários

Adeus, privacidade! Facebook coleta dados do WhatsApp mesmo que você diga não

Galaxy Z Fold 2: dobrando melhor do que você esperava | Hands-on em vídeo

Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus: uma nova geração realmente evolui? | Comparativo

Galaxy A20s vs A21s: vale trocar ou ir direto no mais novo? | Comparativo

Galaxy M31 vs LG K61: qual o melhor celular intermediário barato? | Comparativo