LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasileiros baixam menos apps para smartphone e país cai em ranking global

25 de outubro de 2016 4

O Brasil perdeu uma posição no ranking mundial de downloads de aplicativos na Google Play e App Store. De acordo com o relatório trimestral da App Annie, o país foi ultrapassado pela Índia em número de downloads somados nas duas lojas oficiais no terceiro trimestre de 2016.

No segundo trimestre deste ano, o Brasil era o terceiro país do mundo em número de instalações de aplicativos móveis. Agora, troca posição com a Índia, ficando em quarto.

No entanto, é interessante observar que, por aqui, o número de downloads de apps na App Store é maior que no país asiático, que mostra grande força no Android.

Os Estados Unidos mantiveram a liderança, com a China (que não possui a Google Play oficialmente, e, portanto, só conta App Store) em segundo. Da quinta para a décima posição ficaram, na ordem: Rússia, Indonésia, México, Japão, Turquia e Coreia do Sul.

Além da China, que só tem contabilizados os downloads na App Store, o Japão é o único país que tem mais instalações na loja da Apple do que na Google Play. Nos EUA, o Android leve pequena vantagem, mas a divisão está perto de 50% em cada loja.


Receitas

Na questão das receitas, os Estados Unidos também ficam com a liderança. Neste caso, porém, a App Store rende mais para os desenvolvedores do que a Google Play. Aliás, o quadro se inverte: o iOS é maioria na renda da maior parte dos países do top 10.

De acordo com o relatório, o volume de downloads na Google Play foi 115% maior que o da App Store no terceiro trimestre deste ano. No entanto, os usuários do iOS geraram receitas duas vezes maiores do que os usuários Android.

O top 10 segue na mesma ordem do trimestre passado: Japão em segundo, seguido de China, Coreia do Sul, Reino Unido, Taiwan, Alemanha, Austrália, Canadá e França.

Os únicos países entre os dez com maior receita onde a Google Play supera os rendimentos da App Store são Coreia do Sul e Alemanha. Em Taiwan, a divisão é praticamente de 50% para cada.


Jogos movimentam o dinheiro

A App Annie ainda destaca que, apesar de representar um quarto (25%) do total de downloads no período, a categoria jogos gerou três quartos da receita total das duas lojas no mundo (75%).

O relatório também aponta que a categoria entretenimento foi a que apresentou o maior crescimento nos meses de julho a setembro, puxada, principalmente, pela assinatura de serviços de streaming de vídeo, como Netflix. O crescimento da categoria nos últimos três anos foi de 3,9 vezes no iOS e 3,4 vezes no Android.

China supera EUA

Pela primeira vez, a China superou os Estados Unidos em receitas na App Store. O total movimentado pelos chineses foi de US$ 1,7 bilhão, motivado, especialmente, por jogos. Nos EUA, o total dos rendimentos na loja da Apple foi US$ 1,5 bilhão.


4

Comentários

Brasileiros baixam menos apps para smartphone e país cai em ranking global

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas