LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Autonomia do LG X Power | Teste de bateria oficial do TudoCelular

12 de novembro de 2016 184


A LG trouxe recentemente sua linha X ao Brasil, contando com modelos intermediários focados em características específicas para agradar aos mais variados tipos de público. Como o nome já diz, o X Power é voltado para quem busca um dispositivo com alta capacidade de bateria, sendo seu principal diferencial o componente de incríveis 4.100 mAh.

Após realizarmos um rápido hands-on e também um teste de desempenho com o aparelho, chegou a hora de explorarmos o seu grande chamariz e ver se a enorme bateria inserida pela LG no aparelho realmente faz jus às expectativas. Vale lembrar que o aparelho possui um conjunto de especificações técnicas bastante básico para a faixa intermediária e surpreendeu em termos de desempenho, o que nos deixa ainda mais ansiosos para ver como ele se sai em termos de autonomia.

O LG X Power conta com um chipset MediaTek MT6735 64-bit Quad-Core a 1,3 GHz, GPU ARM Mali-T720 MP2 e 2 GB de RAM, além de uma tela de 5,3 polegadas com resolução "apenas" HD (720 x 1280 pixels). Este não é exatamente o conjunto mais potente que você pode encontrar na faixa intermediária, e justamente por isso inspira bastante confiança em termos de consumo energético.

Durante o teste, utilizaremos aplicativos tradicionais por variados períodos de tempo, incluindo Facebook, WhatsApp, YouTube, Google Maps, Gmail, Chrome, PowerAmp e Spotify, dentre outros. Também realizaremos algumas chamadas usando as redes móveis e daremos atenção a alguns jogos, como Subway Surfers, Pokemon GO, Asphalt 8 e muito mais.

Então, se você estiver interessado em saber qual a autonomia de bateria do LG X Power, não esqueça de programar o despertador para acompanhar nosso teste a partir das 7 horas de amanhã, 11 de novembro, sendo considerado o horário de Brasília.

Resultados

Após um dia inteiro de testes (literalmente), foi possível alcançarmos as seguintes marcas com o LG X Power:

  • O carregador padrão de 1,8A demora 2 horas e 5 minutos para encher totalmente a bateria.
  • Após uma hora conectado à tomada o aparelho é recarregado cerca de 70%.
  • Foram necessárias aproximadamente 19 horas para fazer a bateria do aparelho chegar ao modo de economia de energia com o brilho da tela em 50% durante todo o tempo.
  • A tela permaneceu ligada por 13 horas e 07 minutos.
  • Neste período foram feitas ligações que totalizaram 49 minutos.
  • Realizamos 12 ciclos de testes que incluíram:
    • 72 minutos de navegação no Chrome;
    • 360 minutos de WhatsApp, Spotify, PowerAmp, MX Player e YouTube (72 minutos cada);
    • 72 minutos de jogos (Pokémon Go, Subway Surfers e Asphalt 8);
    • 72 minutos de Facebook, Gmail e Google Maps (24 minutos cada);
    • 49 minutos de chamadas de voz via 3G;
  • Temperatura da bateria ficou entre 25 e 35°C.
  • O aplicativo que mais devorou a bateria foi o Spotify.
  • O aplicativo que menos consumiu bateria foi o Subway Surfers.

Conclusão

Se você está procurando por um dispositivo cujo diferencial óbvio em relação aos rivais seja a autonomia da bateria, vá em frente pois o X Power não irá te decepcionar. Além de nosso teste em tempo real foi possível vermos que o aparelho é uma ótima pedida para quem curte assistir vídeos (ultrapassando a faixa das 18 horas de reprodução contínua) ou pretende realizar gravações de vídeo por longos períodos (onde ele passou das 8 horas).

Vale notar que em nenhum momento foi utilizado o modo de economia de bateria disponibilizado por padrão no Android 6.0 Marshmallow, que atende pelo nome de Doze e promete aumentar ainda mais a autonomia. Além disso, o tempo de standby do aparelho se mostrou muito eficiente, gastando apenas algo próximo de 1% da carga a cada hora mesmo com vários apps e contas sincronizando em segundo plano.

Transmissão encerrada!

12/11/2016 - 02.05

O teste em tempo real fica por aqui, logo atualizaremos a matéria com um resumo dos resultados. Obrigado a todos que acompanharam esta saga, e até a próxima! o/

12/11/2016 - 02.04

Mesmo jogos mais pesados como Injustice e Modern Combat 5 não tiveram um impacto tão grande na autonomia da bateria.

12/11/2016 - 02.03

Wi-Fi e redes móveis ficaram ativas durante todo o teste, porém como pode ser visto o sinal da conexão 3G/4G variou bastante.

12/11/2016 - 02.00

Devido a isto, daremos nosso teste encerrado por aqui, mas fique ligado que atualizaremos o live blog com diversas capturas de tela demonstrando os recursos utilizados durante o dia.

12/11/2016 - 01.59

Eis que após quase 19 horas de teste, com a execução de 12 ciclos, fomos capazes de fazer com que o X Power adentrasse seu modo de economia de bateria, onde animações e processos em segundo plano são limitados para prover uma maior autonomia em momentos emergenciais.

12/11/2016 - 00.51

Vamos começar agora nosso ciclo de número 12. Será que agora vai?

12/11/2016 - 00.41

Daremos um espaço de alguns minutos para iniciarmos o décimo-segundo ciclo.

12/11/2016 - 00.41

O teste está sendo realizado há mais de 17 horas, e o aparelho manteve sua tela ligada por quase 12 horas no período.

12/11/2016 - 00.40

Após nosso ciclo de número 11 o X Power apresenta agora 24% de carga, demonstrando que ao menos mais um ou dois ciclos poderão ser realizados sem qualquer tipo de problema.

11/11/2016 - 23.32

Partiremos agora para o décimo-primeiro ciclo de nosso teste. Será que o X Power consegue terminá-lo sem entrar no modo de economia de bateria? É o que veremos.

11/11/2016 - 23.12

Deixaremos o aparelho de lado mais alguns minutos antes de iniciarmos o ciclo de número 11.

11/11/2016 - 23.12

Já estamos agora com quase 11 horas de tela ativa e 16 horas de teste, e por enquanto o Spotify continua liderando as estatísticas de consumo.

11/11/2016 - 23.11

Mesmo após o décimo ciclo o X Power ainda apresenta carga superior a 30%!

11/11/2016 - 21.50

Vamos começar agora o décimo ciclo! Como será que o X Power se sairá?

11/11/2016 - 21.29

Vamos dar mais alguns minutos e partir para o décimo ciclo!

11/11/2016 - 21.28

Já ultrapassamos as 9 horas de tela e 14 horas de uso, com o aparelho não passando dos 35°C durante todo o teste.

11/11/2016 - 21.28

Ao final deste nono ciclo de nosso teste ainda temos 43% de carga, mais do que suficiente para mais alguns ciclos!

11/11/2016 - 20.09

Vamos dar início ao nono teste; o X Power acaba de alcançar a metade de sua carga.

11/11/2016 - 19.53

Deixaremos o aparelho de lado mais alguns minutos e partiremos para o nono ciclo de nosso teste.

11/11/2016 - 19.51

O aplicativo que mais consumiu bateria até o momento foi o Spotify.

11/11/2016 - 19.51

Após o oitavo ciclo o X Power apresenta agora 51% de carga, totalizando 8 horas de tela ativa e quase 13 horas de teste!

11/11/2016 - 18.42

Vamos começar agora nosso ciclo de número 8! O X Power conta atualmente com 57% de carga, será que ficaremos por aqui por mais de 20 ciclos?

11/11/2016 - 18.14

O X Power ficará em standby por alguns minutos antes de darmos início ao oitavo ciclo de nosso teste.

11/11/2016 - 18.13

Sua temperatura não ultrapassou a faixa dos 34°C em momento algum desde que o teste foi iniciado, o que demonstra que mesmo em situações de maior "estresse" o X Power consegue se sair muito bem.

11/11/2016 - 18.12

Eis que chegamos ao final de nosso sétimo ciclo e o X Power não apresenta quaisquer sinais de que pretende se render tão cedo. Mesmo após mais de 11 horas de teste e com quase 7 horas de tela ativa no período, o dispositivo ainda conta com 59% de carga!

11/11/2016 - 17.06

Vamos dar início agora ao sétimo ciclo de nosso teste, com o X Power ainda possuindo 66% de carga.

11/11/2016 - 16.34

O X Power ficará em standby por alguns minutos antes de darmos início ao sétimo ciclo de nosso teste.

11/11/2016 - 16.28

Mais um ciclo se foi e o X Power ainda conta com 66% de carga, pelo visto o aparelho irá bater o recorde de nosso teste de bateria!

11/11/2016 - 15.24

Começaremos nosso sexto ciclo; o X Power ainda conta com 72% de carga!

11/11/2016 - 14.47

Novamente, deixaremos o X Power de lado por uns minutos antes de partirmos para o sexto ciclo.

11/11/2016 - 14.46

Até o momento o app que consumiu mais bateria foi o Spotify, sendo o display mantido ligado por 4 horas e 41 minutos.

11/11/2016 - 14.46

Mesmo após cinco ciclo de execução (onde vários aparelhos já estão próximos do fim de sua bateria) o X Power ainda apresenta 74% de carga!

11/11/2016 - 13.43

Vamos começar agora o quinto ciclo de execução de apps; o X Power está atualmente com 80% de carga.

11/11/2016 - 13.22

Estamos realizando o teste por mais de seis horas, e agora deixaremos o aparelho de lado um pouco para que ele trabalhe apenas com seus processos em segundo plano.

11/11/2016 - 13.21

Chegamos ao fim de mais um ciclo e o X Power se mantém com incríveis 81% de carga, já marcando agora quase 4 horas de tela ativa desde o momento em que foi tirado da tomada.

11/11/2016 - 12.21

Ainda com 86% de carga, vamos iniciar agora o quarto ciclo de nosso teste!

11/11/2016 - 11.50

Deixaremos o X Power um pouco de lado agora para ver como ele se sai em standby.

11/11/2016 - 11.49

O aparelho alcançou 34ºC durante a execução dos jogos, já estando agora com quase 3 horas de tela ativa.

11/11/2016 - 11.49

Após o término do terceiro ciclo de execução de apps, o X Power ainda conta com 86% de carga!

11/11/2016 - 10.49

Agora com 91% de carga, o X Power está pronto para começar o terceiro ciclo de nosso teste.

11/11/2016 - 10.18

Vamos deixar o X Power de lado por alguns minutos para ver como ele se sai apenas realizando a sincronização das contas de e-mail e redes sociais em segundo plano.

11/11/2016 - 10.18

O grande responsável por esse consumo maior parece ter sido o aquecimento mais elevado em um determinado momento da execução de jogos, onde o aparelho alcançou cerca de 33°C. Isto, entretanto, ainda é muito inferior à temperatura apresentada em outros modelos.

11/11/2016 - 10.16

O aparelho conta agora com 93% de carga, estando fora da tomada há pouco mais de 3 horas e tendo ficado com seu display ativo por cerca de 2 horas no período.

11/11/2016 - 10.15

Ao fim do segundo ciclo já temos algo mais curioso, pois agora o X Power apresentou um descarregamento mais acentuado em relação ao que foi visto anteriormente. 

11/11/2016 - 08.58

O X Power continua com 99% de carga após 30 minutos em standby, e com isso partiremos para o segundo ciclo de nosso teste.

11/11/2016 - 08.28

Vamos deixar o aparelho "descansar" por alguns minutos antes de partir para o segundo ciclo.

11/11/2016 - 08.27

Ao fim do primeiro ciclo do teste o X Power se manteve com 99% de carga, já tendo atualmente 1 hora de tela ativa, o que demonstra que provavelmente ficaremos um bom tempo por aqui.

11/11/2016 - 07.14

Vamos começar nosso primeiro ciclo de execução de apps, com o X Power ainda contando com 100% de carga.

11/11/2016 - 07.07

Daremos alguns minutos para com o dispositivo em standby antes de partirmos para o primeiro ciclo de execução de apps, onde teremos:

  • 6 minutos de uso (cada) - WhatsApp, Youtube, MX Player (o mesmo vídeo em ambos em Full HD), Spotify, PowerAmp (música offline) e Chrome;
  • 1 minuto (cada) - Pokémon Go, Asphalt 8, Subway Surfers, Candy Crush, Modern Combat 5 e Injustice;
  • 4 minutos de chamadas em 3G/4G;
  • 2 minutos de uso (cada) - Facebook, Gmail e GMaps
11/11/2016 - 07.06

As configurações de redes permanecem da maneira como vieram de fábrica, ou seja, Wi-Fi e redes móveis ativadas e Bluetooth desativado. O brilho da tela será mantido em 50%.

11/11/2016 - 07.05

Será utilizado o aplicativo GSam para uma medição mais de acordo com o que tivemos em outros testes, sendo publicadas capturas de tela após cada rodada de execução dos apps.

11/11/2016 - 07.04

O X Power está com sua carga completa, e com isso damos início aos testes!

11/11/2016 - 06.51

Já podemos adiantar que mesmo com uma enorme bateria de 4.100 mAh você não precisará ficar muito tempo conectado à tomada para que a carga vá de 0 a 100%, pois a tecnologia Fast Charging adotada pela LG realmente deu resultado. O aparelho conseguiu 70% de carga em apenas 1 hora conectado à tomada, precisando de 2 horas e 5 minutos para ser totalmente carregado.

11/11/2016 - 06.48

Fala galerinha, todo mundo acordado por aí? Dentro de alguns minutos começaremos o tão esperado teste de bateria com o LG X Power!

O LG X power está disponível na Carrefour por R$ 694. Para ver as outras 5 ofertas clique aqui.
(atualizado em 18 de junho de 2018, às 09:09)

184