LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho Galaxy S7 Marshmallow vs Nougat | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

23 de novembro de 2016 14

O Tudo Celular realizou uma análise com o Android Nougat do Galaxy S7 Edge mostrando todas as novidades e também as diferenças com o Android puro da Google. Agora trazemos um teste de desempenho para mostrar se houve melhorias nesta nova versão da TouchWiz que chegou com fortes inspirações na interface Grace UX do Galaxy Note 7.

O Galaxy S7 Edge testado é o modelo nacional (SM-G935F) com chipset Exynos 8890. Usamos o último firmware lançado pela Samsung no Brasil para testar o desempenho do Android Marshmallow no aparelho. Os testes realizados com o Nougat foram feitos com o firmware do Reino Unido que vazou no início do mês.

Como o Galaxy S7 Edge é um flagship com hardware de ponta é esperado que o mesmo apresente os melhores resultados em benchmarks, jogos e também em nosso teste de velocidade. No entanto, o que queremos saber é se há alguma diferença no desempenho comparando o Android Marshmallow com o Nougat rodando no aparelho.

Teste prático de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o Galaxy S7 Edge leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps de Câmera, Galeria e Configurações enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon Go e Asphalt 8.

A abertura foi realizada exatamente nesta ordem, contando o tempo a partir do momento em que o cronômetro foi iniciado e sendo feita uma marcação ao final do primeiro ciclo para vermos se a segunda etapa seria executada mais rapidamente, pois todos os apps e jogos teoricamente já estariam armazenados na RAM.


E aqui vemos um resultado bastante curioso: o Galaxy S7 Edge com Marshmallow acabou levando o mesmo tempo nas duas rodadas: 1 minutos e 13 segundos. O problema está no gerenciamento de RAM que acabou matando os serviços que rodavam em segundo plano quando os dois jogos foram abertos.


Já com o Android Nougat, o Galaxy S7 Edge conseguiu segurar os apps e jogos abertos, o que fez o smartphone da Samsung ganhar 50 segundos de vantagem no teste de velocidade. A primeira rodada também foi executada em um tempo menor (1m 9s), enquanto a segunda levou apenas 23 segundos para reabrir todos os aplicativos.

AnTuTu no Marshmallow


O AnTuTu é o benchmark mais famoso do Android, sendo o mais usado e comentado pelos usuários do sistema. Apesar de sua pontuação não ser muito precisa (varia muito sempre que o aplicativo é executado), ela tende a ser uma referência para medir o poder de fogo de um smartphone. Aqui o Galaxy S7 Edge com Android Marshmallow marca 121.171 pontos. No ranking ele fica na 20ª posição, inclusive abaixo do S7 Edge de referência que marca 134 mil pontos neste teste.

AnTuTu no Nougat


Para nossa surpresa a pontuação no Android Nougat acaba caindo. O 3D vai de 44.700 para apenas 25.250. O desempenho das animações caiu de 42.326 para 35.156, enquanto o desempenho bruto da CPU teve queda de 3,3 mil pontos. Por fim, a única pontuação que teve aumento foi da RAM que passou de 6.410 para 6.676. Lembrando que o Nougat ainda está em estágio beta. A versão final sairá apenas em dezembro e deve corrigir essa queda no desempenho.

GeekBench no Marshmallow


O GeekBench é um benchmark mais confiável que o AnTuTu pelo simples fato de mostrar resultados mais estáveis do que vemos na outra ferramenta de teste. O app mede o desempenho bruto da CPU de forma separada: apenas um núcleo em uso e todos os núcleos em ação. Aqui o Galaxy S7 Edge marca 1.538 e 5.060, respectivamente. Já no teste que inclui a GPU vemos uma pontuação de 2.801.

GeekBench no Nougat


Mais uma vez vemos resultados inferiores no S7 Edge rodando o Android Nougat. No GeekBench a pontuação cai para 1.361 no teste single-core e 4.894 no teste multi-core. Curiosamente, no teste Compute a pontuação supera a do Marshmallow marcando 3.555 pontos neste benchmark.

3D Mark

Marshmallow (esquerda) vs Nougat (direita)

O 3D Mark é um benchmark famoso para testar desempenho 3D de uma GPU por ser multiplataforma. Aqui no Android temos vários testes que vão desde o mais leve, Ice Storm, até o mais complexo, Sling Shot. A parte mais curiosa é que vemos o mesmo resultado do teste Compute do GeekBench. O S7 Edge com Android Nougat conseguiu marcar uma pontuação superior aqui, 1.923 pontos, enquanto no Marshmallow vimos o aparelho da Samsung alcançar 1.851 pontos.

GFX Bench


O GFX Bench conta com vários testes que medem o desempenho da GPU usando as APIs gráficas Open GL 2.0, 3.0 e 3.1. Aqui vemos que o desempenho acaba sendo menor com o Android Nougat:

Galaxy S7 Edge Marshmallow Galaxy S7 Edge Nougat
Car Chase 1080p 14 FPS 8,1 FPS
Car Chase 1440p 7,4 FPS 4,3 FPS
Manhattan 1080p 35 FPS 21 FPS
Manhattan 1440p 22 FPS 15 FPS
T-Rex 1080p 72 FPS 56 FPS
T-Rex 1440p 48 FPS 45 FPS

Aqui chegamos à conclusão que Samsung deve estar usando alguma versão não otimizada do driver da Mali-T880, o que fez o desempenho da GPU ser inferior em todos os testes do GFX Bench comparado ao Android Marshmallow.

GameBench no Marshmallow


Asphalt 8 e Modern Combat 5 estão com o FPS travado no Marshmallow, isso faz com que estes jogos da Gameloft rodem a 30 quadros por segundo travado, mesmo que a GPU do S7 Edge tenha força para empurrar estes títulos a 60 FPS. Subway Surfers, por outro lado, atinge a velocidade máxima que pode ser exibida pela tela do aparelho. Será que o mesmo acontece com o Android Nougat?

GameBench no Nougat


Asphalt 8 também continua travado para rodar a 30 FPS no Android Nougat do Galaxy S7 Edge. Porém, por falta de otimização do driver da GPU é possível notar uma constante queda na taxa de quadros por segundo, o que resulta em uma média de 29 FPS. Modern Combat 5, por outro lado, roda acima de 30 quadros por segundo, apresentando uma média de 34 FPS.

Por fim, Subway Surfers sofre do mesmo problema de otimização fazendo com que quedas constantes nos frames sejam perceptíveis. Aqui o jogo registra uma média de 57 FPS, um desempenho ainda excelente e que não atrapalha a jogabilidade em nenhum momento.

Conclusão

Por ainda está em estágio beta é compreensível que o Android Nougat não rode com total fluidez no Galaxy S7 Edge. Em nosso teste prático a nova versão da TouchWiz apresentou um melhor gerenciamento de RAM. No entanto, em testes sintéticos e em jogos, a nova versão acabou mostrando quedas consideráveis no desempenho do aparelho.

A versão final será liberada pela Samsung em dezembro e deverá resolver estes problemas encontrados. Até lá outras atualizações serão liberadas pela empresa.

O Samsung Galaxy S7 Edge ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

14

Comentários

Desempenho Galaxy S7 Marshmallow vs Nougat | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas