LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S7 Edge, Nexus 6P, iPhone 6s Plus e 7 Plus | Comparativo de telas do TudoCelular

28 de novembro de 2016 17

Colocamos os smartphones Galaxy S7 Edge, iPhone 7 Plus, Nexus 6P e iPhone 6s Plus se enfrentarem em diversas situações que vão desde visibilidade em ambientes com forte incidência de luz solar até mesmo no total escuro.

O objetivo do nosso comparativo é identificar qual tela oferece o melhor equilíbrio em termos de nível de brilho alcançado, índice de reflexos no vidro que cobre a tela, saturação, contraste e fadiga visual (brilho excessivo em ambientes escuros).

O teste consiste em exibir o mesmo grupo de cinco imagens usadas em outros comparativos de tela feitos pelo TudoCelular. O teste é divido em três etapas:

  • Ambiente externo ensolarado
  • Ambiente interno com luz artificial
  • Ambiente interno noturno

No caso do ambiente externo ensolarado, deixamos os aparelhos com o brilho máximo de tela permitido. O teste em ambiente interno com luz artificial foi realizado com as telas de todos os aparelhos niveladas em 200 lux de intensidade de brilho (usando um luxímetro para isso).

Desta forma, neste teste comparamos apenas a fidelidade de cores e o contraste de cada uma delas. Por fim, o teste no escuro mostra qual atinge o maior brilho, assim como qual aparelho oferece o brilho mais baixo, o que ajuda a reduzir fadiga visual.

72.6 x 150.9 x 7.7 mm
5.5 polegadas - 2560x1440 px
77.9 x 158.2 x 7.3 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
77.9 x 158.2 x 7.3 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
76.2 x 159.25 x 7.3 mm
5.7 polegadas - 2560x1440 px
Ir para página de comparação

Aqui temos três modelos com o mesmo tamanho de tela: Galaxy S7 Edge, iPhone 6s Plus e 7 Plus com 5,5 polegadas. O Nexus 6P é o que oferece o maior painel, sendo 5,7 polegadas. Em termos de resolução temos Full HD para os dois iPhones e Quad HD para os modelos com Android. Por fim, a tecnologia do painel também varia: LCD na Apple e AMOLED na Samsung e Huawei.

Ambiente ensolarado (luz solar direta)


Colocamos os quatro smartphones diretamente contra a luz solar com o brilho de tela de cada um deles configurado no máximo em modo automático. Infelizmente não foi possível visualizar com alta clareza o conteúdo na tela de nenhum dos modelos analisados. No entanto, o representante da Samsung foi o que apresentou o melhor resultado, enquanto o smartphone da Google ficou em último.

Ambiente ensolarado (sombra)


Em ambiente externo, mas sem a luz solar direta do sol, vemos que o Nexus 6P apresenta um melhor resultado entregando uma visibilidade próxima à dos modelos da Maçã. O S7 Edge, mais uma vez, fica na frente mostrando uma diferença significativa na claridade do conteúdo que é exibido na tela do aparelho. O modelo da Samsung conta com tela de brilho alto e vidro com baixo nível de reflexo fazendo o mesmo obter o melhor resultado neste teste.

Ambiente interno com luz artificial

No segundo teste, em ambiente interno com luz artificial, nivelamos o brilho da tela de cada aparelho para 200 lux, usando um luxímetro. A ideia aqui não é mostrar qual tela consegue alcançar um maior brilho, mas sim a reprodução de cores e contraste. E de cara vemos que a tela AMOLED do Nexus 6P e Super AMOLED do S7 Edge apresentam cores mais exageradas.

A boa notícia é que tanto Samsung quanto Google oferecem um perfil com cores menos saturadas. Samsung, no entanto, vai além e permite que o usuário possa escolher entre várias opções de calibragem de cores, indo de algo mais equilibrado (perfil básico) a algo mais saturado de acordo com o conteúdo exibido na tela (exibição adaptável).

Ambiente interno noturno (brilho no máximo)

Em teste em ambiente externo vimos que o Galaxy S7 Edge levou a melhor por atingir um brilho mais alto. No entanto, isso só acontece graças ao recurso de turbinar o brilho do display quando no modo automático. Ao colocar o brilho no manual, as telas de ambos iPhones conseguem sustentar um nível de brilho mais alto.

O Nexus 6P, como já esperado, é o que apresenta o brilho mais baixo. Nas imagens acima é possível notar bem a diferença entre a tela do smartphone da Google e demais participantes do nosso comparativo. Desta forma, mais uma vez o Nexus 6P acaba ficando em último.

Ambiente interno noturno (brilho no mínimo)

Em nosso último teste temos os aparelhos no mesmo ambiente interno no escuro, mas desta vez com o brilho de tela de cada um deles no mínimo para avaliar qual oferece a leitura mais confortável em ambientes escuros. Aqui temos um empate entre o Galaxy S7 Edge e o Nexus 6P que atingem o nível de brilho mais baixo.

O iPhone 7 Plus vem em seguida com o brilho mínimo um pouco mais alto, mas nada tão drástico quanto o iPhone 6s Plus que pode causar uma maior fadiga visual se você curte usar o celular no completo escuro.

Imagens usadas no teste

Para tornar tudo o mais justo possível, foram disponibilizadas acima as imagens utilizadas no teste, permitindo assim que você as visualize em seu próprio display e compare ao resultado demonstrado pelos smartphones. Vale lembrar ainda que algumas variações correspondem também à própria câmera utilizada para registrar as cenas, já que ela tende a balancear o máximo possível a diferença de brilho entre as telas, porém em determinados momentos isto não é possível e faz com que aquelas mais brilhantes acabem estourando as imagens, o que não foi visto em momento algum a "olho nu".

Conclusão

Se você busca um celular para usar em ambientes externos ou no escuro, o modelo da Samsung acaba sendo o mais indicado. O Galaxy S7 consegue ao mesmo tempo atingir o nível mais alto de brilho, quando no modo automático, e o nível mais baixo de brilho. Além de oferecer vários perfis de calibragem de cores.

Os dois iPhones oferecem bom equilíbrio de cores e alto nível de brilho, especialmente no modo manual. Entre os dois modelos da Maçã testados, o iPhone 7 Plus é o que oferece a melhor tela. Enquanto o Nexus 6P ficou em último no nosso comparativo já que a tela do aparelho da Google só se saiu bem no teste de cansaço visual no escuro.

Medição de brilho

Como dito anteriormente, utilizamos um luxímetro digital para tirar alguns parâmetros concretos de comparação, sendo escolhida uma imagem completamente preta e outra completamente branca para ver o nível máximo e mínimo de brilho dos aparelhos ao reproduzir ambas.

Os dados abaixo são medições feitas na unidade lux, que mede a intensidade de luz que é emitida da tela de cada aparelho:

Brilho máximo com imagem preta

  • Galaxy S7 Edge - 0
  • iPhone 7 Plus - 2
  • iPhone 6s Plus - 2
  • Nexus 6P - 0

Brilho mínimo com imagem preta

  • Galaxy S7 Edge - 0
  • iPhone 7 Plus - 0
  • iPhone 6s Plus - 0
  • Nexus 6P - 0

Brilho máximo com imagem branca

  • Galaxy S7 Edge - 632
  • iPhone 7 Plus - 693
  • iPhone 6s Plus - 685
  • Nexus 6P - 286

Brilho mínimo com imagem branca

  • Galaxy S7 Edge - 2
  • iPhone 7 Plus - 6
  • iPhone 6s Plus - 9
  • Nexus 6P - 2

Brilho no modo automático com imagem branca

  • Galaxy S7 Edge - 864
  • iPhone 7 Plus - 815
  • iPhone 6s Plus - 690
  • Nexus 6P – 649

Como podemos ver, o S7 Edge é o que atinge o brilho mais alto quando no modo automático. No entanto, os dois aparelhos da Apple acabam oferecendo um brilho maior quando no automático. O Nexus 6P, por outro lado, não se destaca em nenhum dos testes, mostrando que a tela AMOLED usada pela Google não é tão boa quanto a da Samsung.

O que você achou do nosso comparativo de tela? Qual dos aparelhos testados oferece o melhor resultado? Deixe-nos seu comentário abaixo.


17

Comentários

Galaxy S7 Edge, Nexus 6P, iPhone 6s Plus e 7 Plus | Comparativo de telas do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas