LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: X Power, M2 Note, J5 Metal, Muv e Muv Pro | Comparativo de câmeras TudoCelular

30 de novembro de 2016 29

Após uma semana de votação, eis que trazemos agora os resultados de nosso mais recente comparativo de câmeras com smartphones intermediários. Agradecemos aos mais de 4 mil leitores que se deram ao trabalho de analisar as fotos capturadas pelos dispositivos e deixar o seu voto, pois isto permitirá que outras pessoas interessadas na aquisição dos modelos envolvidos possam ter uma ideia melhor de como eles se saem ao tirar fotos nas mais variadas situações.

Vale lembrar que para tornar tudo o mais justo possível foram removidos os dados EXIF de todas as imagens, já que assim os usuários teriam que votar exclusivamente de acordo com as fotos que mais agradaram, sem levar em conta qualquer preferência pessoal por marca X ou Y.

Além disso, todos os dispositivos estavam no modo automático e diversas cenas foram feitas utilizando um tripé para permitir um posicionamento o mais igualitário possível, fazendo com que as diferenças de enquadramento sejam causadas basicamente pelas lentes utilizadas em cada smartphone e pela próprio posicionamento da câmera no corpo do aparelho.

Agora, deixemos de papo e vamos revelar qual a ordem dos aparelhos presentes no teste:

  • Smartphone 1: Meizu M2 Note
  • Smartphone 2: Samsung Galaxy J5 Metal
  • Smartphone 3: Quantum Muv
  • Smartphone 4: LG X Power
  • Smartphone 5: Quantum Muv Pro

Vimos que diversos usuários tentaram adivinhar qual a ordem usada, porém sem sucesso, o que permite ilustrar o esforço que tivemos para que o teste fosse o mais imparcial possível.

Antes de partirmos para os resultados individuais de cada cena, devemos relembrar o método utilizado para a criação do ranking individual e final. Em cada uma das galerias abaixo foi levada em conta a posição do aparelho, ou seja, se ele foi o mais votado, segundo mais votado, e assim por diante. Tendo isto em mente, foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 5 pontos
  • Segundo colocado: 4 pontos
  • Terceiro colocado: 3 pontos
  • Quarto colocado: 2 pontos
  • Quinto colocado: 1 ponto

Além disso, foram considerados também os votos de redatores e editores do Tudo Celular, devendo ser destacado que assim como vocês eles votaram sem conhecimento dos aparelhos. Vamos então aos resultados!

Foto 1


Na primeira foto o M2 Note largou na frente com grande vantagem, conseguindo 52 pontos contra 38 do X Power, ocupante da segunda posição. O menos votado foi o Muv Pro com 21 pontos, seguido pelo Muv com 23. O Galaxy J5 Metal ficou na média, com 35 pontos.

Foto 2


Novamente o M2 Note saiu na frente, contando agora com 44 pontos contra 39 do Muv. O Muv Pro novamente foi o último com 24 pontos, porém dessa vez seguido por Galaxy J5 Metal com 26. O LG X Power marcou 36 pontos nessa cena.

Foto 3


Mostrando ser um páreo duro, o M2 Note levou mais uma, novamente com ampla vantagem para o segundo colocado. Ele obteve 52 pontos contra 39 do Muv. Na outra extremidade, temos X Power e Galaxy J5 Metal com 22 e 23 pontos, respectivamente, enquanto o Muv Pro fica na média com 29 pontos.

Foto 4


Consegue adivinhar o ganhador? Pois é, o M2 Note vem se mostrando imbatível em ambiente externo, marcando 43 pontos contra 37 do Muv, segundo colocado. Na terceira posição ficou o X Power com 32 pontos, deixando para trás Galaxy J5 Metal e Muv Pro com 29 e 21 pontos, respectivamente.

Foto 5


A história se repete na cena 5, com o M2 Note dessa vez alcançando 47 pontos contra 38 do X Power. Galaxy J5 Metal e Muv ficaram com 30 e 28 pontos, respectivamente, enquanto o Muv Pro amargou a lanterna com apenas 22.

Foto 6


Eis que finalmente temos um ganhador que não é o dispositivo da Meizu. O X Power superou seu rival por apenas 1 ponto, ficando com 44 contra 43 do M2 Note. Empatados na sequência temos Galaxy J5 Metal e Muv Pro com 27 pontos, enquanto o Muv ficou com apenas 24.

Foto 7


Assim como na cena anterior, o X Power novamente foi o ganhador, com 43 pontos contra 40 do Galaxy J5 Metal. Dessa vez, entretanto, o M2 Note quase amargou a última posição, ficando com 22 pontos contra 21 do Muv Pro. Entre os dois extremos, tivemos o Muv com 39 pontos.

Foto 8


Passando para ambientes internos com boa iluminação, temos o M2 Note tomando de volta o posto de melhor câmera ao marcar 52 pontos contra 41 do X Power. Galaxy J5 Metal e Muv ficaram empatados com 26 pontos cada, enquanto o Muv Pro amargou a lanterna com 20 pontos.

Foto 9


Seguindo o mesmo script anterior, o M2 Note liderou com 49 pontos, porém desta vez o segundo colocado foi o Galaxy J5 Metal com 35, seguido de perto pelo X Power com 34. Muv e Muv Pro ficaram nas últimas posições com 23 e 22 pontos, respectivamente.

Foto 10


Continuando com o "duopólio" de votos, o X Power é quem assume a ponta desta vez, ficando com 39 pontos contra 36 do Muv e 35 do Galaxy J5 Metal. O M2 Note obteve 30 pontos, ficando à frente apenas do Muv Pro com 25.

Foto 11


Na foto em ambiente interno noturno usando apenas a iluminação do flash, o M2 Note novamente se saiu melhor de acordo com os votos, contando com 43 pontos contra 33 do Muv, segundo colocado. Na sequência temos Galaxy J5 Metal e Muv Pro com 30 pontos, e LG X Power com 29.

Foto 12


Passando para ambiente externo noturno, o M2 Note alcançou 46 pontos contra 39 do X Power e 38 do Muv. Bem distante disto, temos Galaxy J5 Metal com 25 pontos e Muv Pro com 17.

Foto 13


Eis que temos o primeiro ganhador que não foi feito por Meizu ou LG. Nesta cena, o Galaxy J5 Metal demonstrou que a abertura f/1.9 de suas lentes fazem a diferença, conseguindo marcar 46 pontos contra 43 do X Power e 38 do M2 Note. Os dispositivos da Quantum, Muv e Muv Pro, ficaram com 21 e 17 pontos, respectivamente.

Foto 14


Finalizando nosso ambiente noturno, tivemos novamente o Galaxy J5 Metal como vencedor, marcando dessa vez 50 pontos contra 43 do X Power. Muv e Muv Pro ficaram praticamente empatados com 28 e 27 pontos, enquanto o M2 Note ficou em último com 17.

Foto 15


Nas selfies, o Galaxy J5 Metal conseguiu se sair melhor que M2 Note e X Power, marcando 50 pontos contra 40 de seus rivais. O Muv ficou com 22 pontos, enquanto seu modelo Pro ficou com 13.

Final


Somando as pontuações obtidas em todas as cenas, vemos que o M2 Note conseguiu agradar bastante tanto aos leitores quanto à equipe do TudoCelular. O "baratinho" X Power da LG vem logo em seguida, o que deve agradar quem ainda está decidindo se deseja ou não comprar o aparelho.

A grande decepção fica por conta do Muv Pro, que é o modelo mais caro do grupo e foi considerado quase que de maneira unânime como o pior em termos de fotografia.

Total geral

De uma forma geral, somadas as 15 cenas tivemos:

  • M2 Note: 618 pontos
  • X Power: 561 pontos
  • Galaxy J5 Metal: 507 pontos
  • Muv: 456 pontos
  • Muv Pro: 336 pontos

Das 15 cenas, o modelo que mais vezes ocupou a primeira colocação foi o M2 Note, campeão em 8 delas. O aparelho que menos votado de uma forma geral foi o Muv Pro, que ficou na última posição em 11 das 15 tentativas. Analisando cenas diurnas vemos uma boa disputa entre M2 Note X Power, porém em ambientes noturnos o Galaxy J5 Metal acaba se sobressaindo, assim como na selfie.

Potência do flash

Apenas para efeito de curiosidade, decidimos medir a luminosidade exercida pelo flash LED de cada dispositivo, o que ajuda a indicar o seu desempenho em ambientes noturnos onde o uso do componente é primordial em smartphones.

Com o auxílio de um luxímetro digital configurado para escala 1/100 (ou seja, o resultado deve ser multiplicado por 100) encontramos os seguintes valores em lux:

  • M2 Note: 1.008
  • Galaxy J5 Metal: 1.427 (traseiro) / 582 (frontal)
  • Muv: 964
  • X Power: 1.365
  • Muv Pro: 1.019

E você, o que achou dos resultados? O dispositivo em que mais votou foi o campeão? Deixe-nos seu comentário abaixo!

  • O Quantum MUV Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Quantum MUV ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG X power ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy J5 Metal (2016) ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Meizu M2 Note ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

29

Comentários

Resultados: X Power, M2 Note, J5 Metal, Muv e Muv Pro | Comparativo de câmeras TudoCelular
  • Eu estou com muita duvida entre o da Lg e o Meizu M2, quem tem um deles me falem o que estão achando pf

      • Pessoal a tela dele tem bom brilho? Vejam esse link...https://www.youtube.com/watch?v=XqxtuMrpWeY

          • x power como sempre mostrando que além de ótimo em camera é ótimo em desempenho e em bateria

            • Confesso que fiquei contente de saber que o meu X Power não é tão ruim assim quanto eu pensava - comparado com outros mais caros. Mas tirando que essas fotografias foram feitas em tripés, né, porque se não segurar ele firmemente, a foto sai toda tremida, pois o aparelho não estabiliza a imagem, infelizmente.
              Olha, e trabalho com fotografia, portanto tenho uma visão diferenciada sobre a qualidade há algum tempo, e devo dizer que em umas 3 aí esse M2 Note ganhou equivocadamente; mas de resto ele de fato se sobressai, principalmente em termos de nitidez e luminosidade - diferente dos outros, as fotos não ficavam com sombras/pontos escuros. Já em termos de coloração/vividez, eu achei o Samsung melhor. Mas no geral, o com menos altos e baixos acabou sendo o LG mesmo.
              Só achei que faltou comparar fotos feitas bem de perto (macro) pra mostrar como cada aparelho se saía com o foco.

                • Pra mim foi:
                  1. X Power seguido de perto pelo
                  2. J5
                  3. M2 os outros dois tanto faz.... Se olhar superficialmente, sem dar zoom, as fotos do M2 parecem mais agradáveis, mas se você deu zoom é impossível colocar ele em primeiro lugar com exceção de 1 ou 2 fotos, pois ele estoura as fotos, perde graduação de cor, contraste e detalhes, possui muita aberração cromática, enfim, bem ruim e artificial. O J5 é mais natural, o X-Power é uma mistura do processamento do J5 com o M2, sendo que sofre em nível bem menor das deficiências óbvias do M2, sem deixar de gerar uma imagem interessante na maioria das vezes.

                    • A minha ordem ficou assim:1º LG X Power: Pra mim foi o mais estável, acabou sofrendo em baixa luminosidade, mas tirando isso teve um ótimo desempenho;2º M2 Note: A maioria das fotos mais nítidas/chamativas foram tiradas por este, mas ao mesmo tempo em certas partes teve umas tremidas e em geral deu uma sensação de que algo está estourado( não sei exatamente o quê, mas tenho essa sensação de que algo está além da conta), fora isso também acabou sofrendo um pouco em baixa luminosidade, mas em geral foi muito bem;3º Galaxy j5 Metal: Teve um desempenho bem bacana na selfie e em fotos com baixa luminosidade apesar de em certas fotos ter ficado muito embaçado;4º Muv Pro: Não se destacou muito, não teve nenhuma foto dele q classifiquei como a melhor da disputa, mas ainda assim ainda teve certa estabilidade;5º Muv: Teve um bom desempenho em algumas fotos com baixa luminosidade, mas de resto achei a maioria das fotos amareladas e com muito ruído.

                        • QUEM pulou logo pro final da materia pra ver os resultaods das câmeras?

                            • Até que esse Shopping VeleSul é bonitin. O que estragou mesmo foram os modelos, como sempre né. Mas sugiro que possam ser realizadas neste local, bem agradável.

                                • M2 Note 2 gostoso

                                    • Não acredito tudo celular tem rincha com a Samsung eu tinha o Galaxy j5 antigo e era muito bom inclusive a câmara passei para meu irmão e comprei o A9 ele é top

                                      • Pohha... não esperava isso kkkk

                                          • Feliz com meu X Power.

                                              • Depois de tanto tirar foto com cada aparelho, o pessoal do Tudo Celular podia falar quanto sobrou de bateria em cada aparelho. Deve ter ficado assim:
                                                M2 Note: 15%
                                                Muv Pro: 10%
                                                Muv: 5%
                                                J5 Metal: 0,5%
                                                X Power: 85%

                                                kkkkkkk

                                                • Nunca vi um teste assim, muito bem feito! Tenho um X Power, e a câmera dele manda bem mesmo, e confesso que achava que o J5 era o Smartphone 1. Uma decepção, nem pra câmera presta, só tem marca e preço alto. Meizu destruiu nas fotos, curti demais esse tipo de review.

                                                  • x power muito bom,melhor q o samsung trava trava

                                                      • por algo em torno dos 600 x power ta competente, mas analisando bem percebemos que assim como a tela as fotos dele sao bem escuras, sem muitos detalhes tbm

                                                          • X power por 590 ta valendo a pena, camera muito boa.

                                                              • Caraca e eu crente de que o j5 metal ou o muv pro se sairiam melhor

                                                                  • Xpower me surpre

                                                                    Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                    Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                    Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                    Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas