LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Zenfone 3 Deluxe, Galaxy S7, Xperia XZ e Lumia 950 | Comparativo de telas do TudoCelular

07 de dezembro de 2016 35

Se hoje em dia os celulares custam caro, a experiência de uso precisou ser impulsionada em todos os âmbitos, e a tela, é claro, não escapou disso. Desta vez, colocamos o Galaxy S7, Zenfone 3 Deluxe, Xperia XZ e Lumia 950 em um comparativo exatamente sobre o componente.

Nos nossos testes, buscamos compreender como o display de cada aparelho funciona, e também identificar e comparar detalhes técnicos como saturação, contraste, nitidez, como a tecnologia das telas se comporta em diferentes ambientes e mais.

Nós separamos os testes em três etapas e ambientes diferentes, buscando resultados específicos sobre diferentes tipos de uso. O comparativo se resume em:

  • Ambiente externo ensolarado;
  • Ambiente interno com luz artificial;
  • Ambiente noturno.
69.6 x 142.4 x 7.9 mm
5.1 polegadas - 2560x1440 px
77.4 x 156.4 x 7.5 mm
5.7 polegadas - 1920x1080 px
72 x 146 x 8.1 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
73.2 x 145 x 8.2 mm
5.2 polegadas - 2560x1440 px
Ir para página de comparação

Nos testes com luz solar direta, todos os quatro celulares estavam com o brilho no máximo permitido, enquanto que em outros ambientes ele precisou ser ajustado. No interno (com luz artificial), por exemplo, utilizamos um luxímetro para nivelar o brilho da tela em 200 lux.

Dentro esses quatro modelos, o S7 é o menorzinho: ele tem display Super AMOLED de 5,2”. Já o Zenfone 3 Deluxe, por sua vez, traz um display Super AMOLED de 5,7”, e é o maior da turma. O L950 tem uma tela AMOLED também de 5,2”, e por último temos o Xperia XZ, com display IPS LCD de 5,2”.

Ambiente ensolarado (luz solar direta)


Com luz solar direta sobre os quatro celulares, ajustamos o brilho para o máximo para tentarmos visualizar o conteúdo que estava sendo exibido. O resultado não foi tão empolgante: S7 e Zenfone 3 Deluxe se saíram melhor, embora o aparelho da Samsung tenha conseguido uma visualização mais nítida.

Para enxergar algo no XZ você precisa, no entanto, de um certo esforço, mas ainda é possível identificar o que está sendo exibido. No caso do Lumia 950, ficou praticamente impossível identificar o que se passava na tela dele.

Ambiente externo (com sombra)


Ainda num ambiente externo, mas desta vez sem o sol para atrapalhar, novamente o S7 e o Deluxe foram melhores, mas o primeiro conseguiu um contraste mais notável e brilho mais equilibrado, sem estourar as cores. O Lumia foi muito melhor do que no primeiro teste, mas em compensação, sua tela não conseguiu ser tão fiel às cores apresentadas. O XZ, no entanto, não apresentou cores tão vibrantes quanto as dos outros concorrentes.

Ambiente interno com luz artificial


Com brilho ajustado em 200 lux (medimos com ajuda de um luxímetro), comparamos a qualidade de exibição tendo o contraste e exibição de cores como pontos principais. A parte triste é que, dentre eles, o modelo da Microsoft apresentou cores mais “lavadas”, ficando atrás até do painel IPS do XZ.

S7 e Zenfone 3 Deluxe, novamente, obtiveram desempenho mais satisfatório, embora, novamente, o celular da Samsung tenha atingido níveis mais fortes de contraste.

Ambiente interno noturno (com brilho máximo)


Neste novo teste, o Zenfone 3 Deluxe atinge um brilho mais intenso, porém mais equilibrado. Basta comparar as partes mais escuras, por exemplo, para perceber que as cores dele são mais fiéis que as apresentadas pelos concorrentes.

O Xperia XZ fica praticamente empatado com o S7 no nível de brilho, embora o seu painel IPS consiga iluminar tanto que as cores “se perdem” um pouco. Isso também acaba distorcendo os tons pretos, que acabam ficando muito mais cinzas do que pretos, de fato. O S7, no entanto, segue a linha do Zenfone 3 Deluxe. E o Lumia 950, porém,

Ambiente interno noturno (com brilho mínimo)


O último dos nossos testes consiste em determinar qual desses caras consegue atingir um nível mais baixo de brilho, fazendo com que a utilização em ambientes noturnos seja mais saudável (para a visão) e confortável. O Lumia 950 foi o que apresentou um brilho muito mais intenso que os seus concorrentes, e isto ficou claro para nós.

Dentre os outros, a ordem ficou assim: S7 com brilho mínimo mais baixo, Zenfone 3 Deluxe e Xperia XZ. A diferença do primeiro para o segundo, no entanto, não é tão intensa, ainda mais considerando que o celular da Asus já carrega uma solução que ativa o filtro de luz azul, deixando a utilização dele mais confortável.

Conclusão

Os displays da Asus e Samsung foram os que se mostraram com melhor qualidade neste comparativo, com ambos conseguindo manter um contraste maior e mais nítido. O Xperia XZ, no entanto, foi o que se mostrou mais distante do tons fiéis, ainda mais com o brilho no máximo, que é quando os tons pretos ficam muito cinzas.

O Lumia 950, com tela AMOLED, acabou não obtendo resultados tão satisfatórios, mas se saiu melhor que o XZ na hora de exibir as cores com mais fidelidade. Ele perde, no entanto, quando reduzimos o brilho para o mínimo, que é quando o celular ainda assim mantém um nível elevado e que pode incomodar se você utilizá-lo na cama, por exemplo, antes de dormir.

Medição de brilho

Nós utilizamos um luxímetro para ajustar o brilho de tela de cada um desses modelos, para que o comparativo fosse o mais justo possível com todos eles. Selecionamos uma imagem totalmente preta e outra branca, e realizamos as medições com os dispositivos. Os resultados, é claro, vocês conferem a seguir.

Lembrando, é claro, que os números abaixo estão em lux, unidade que representa a intensidade de luz emitida por cada uma das telas.

Brilho máximo com imagem preta

  • Galaxy S7 — 0
  • Zenfone 3 Deluxe — 0
  • Xperia XZ — 2
  • Lumia 950 — 0

Brilho mínimo com imagem preta

  • Galaxy S7 — 0
  • Zenfone 3 Deluxe — 0
  • Xperia XZ — 0
  • Lumia 950 — 0

Brilho máximo com imagem branca

  • Galaxy S7 — 802
  • Zenfone 3 Deluxe — 715
  • Xperia XZ — 635
  • Lumia 950 — 561

Brilho mínimo com imagem branca

  • Galaxy S7 — 3
  • Zenfone 3 Deluxe — 5
  • Xperia XZ — 6
  • Lumia 950 — 26

O Galaxy S7 é o que tem brilho mais intenso de todos os quatro competidores, embora o Zenfone 3 Deluxe tenha atingido um nível muito bacana. O Xperia XZ vem logo em terceiro neste quesito, enquanto que o Lumia 950 ficou por último — estamos falando, claro, da imagem branca com brilho máximo. É interessante notar, no entanto, que quando jogamos o brilho para o mínimo (com a imagem preta), todos os quatro celulares apresentam um resultado muito bom; só o XZ, com brilho no máximo (e imagem preta), que chegou aos (00)2 lux.

O que nos preocupou um pouco, no entanto, foi a intensidade de brilho mínimo com a imagem branca no Lumia 950, que marcou 26 lux. Como já citado no vídeo no início deste artigo, ele é que pode mais incomodar quando você o utiliza durante a noite. Dentre os outros a diferença é bem pouca, mas o S7 é o que possui brilho mais baixo.

(atualizado em 23 de abril de 2019, às 15:26)

35

Comentários

Zenfone 3 Deluxe, Galaxy S7, Xperia XZ e Lumia 950 | Comparativo de telas do TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho