LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Lenovo Vibe K6 Plus | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

30 de janeiro de 2017 38

A Lenovo anunciou há pouco tempo no Brasil o Vibe K6 Plus, que chega como seu mais novo phablet intermediário após uma longa espera para os usuários do Vibe A7010. O dispositivo traz algumas características interessantes para o mercado brasileiro, como corpo em peça única de alumínio, leitor de impressões digitais e sistema de áudio com certificação Dolby Atmos.

Após realizarmos um rápido unboxing e tirarmos as primeiras impressões do aparelho, fizemos também um completo teste de bateria, que envolveu um dia inteiro de uso e vários experimentos específicos para ver como o aparelho se saía. Agora, chegou a hora de descobrir se além de boa autonomia você conseguirá também um desempenho satisfatório ao adquirir o VIbe K6 Plus.

O phablet da Lenovo traz um conjunto de especificações intermediárias, incluindo uma tela Full HD de 5,5 polegadas, chipset Snapdragon 430 com oito núcleos a 1,4 GHz e GPU Adreno 505, além de 3GB de RAM e 32GB de espaço para o armazenamento interno. Devido a isto, é esperado que o aparelho seja uma boa opção para quem busca desde tarefas mais simples como acesso a redes sociais até jogos mais pesados, além de teoricamente se sair bem em multitarefa.

Será que este conjunto é realmente suficiente para prover um bom desempenho? É o que descobriremos agora!.

Teste prático de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o Vibe K6 Plus leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps de Câmera, Galeria e Configurações enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon Go e Asphalt 8.

A abertura foi realizada exatamente nesta ordem, contando o tempo a partir do momento em que o cronômetro foi iniciado e sendo feita uma marcação ao final do primeiro ciclo para vermos se a segunda etapa seria executada mais rapidamente, pois todos os apps e jogos teoricamente já estariam armazenados na RAM.

Pelo que foi demonstrado no teste, o conjunto de especificações técnicas do aparelho foi capaz de prover algo digno para a primeira etapa, abrindo todos os aplicativos e retornando ao cronômetro com 2 minutos e 16 segundos. A grande diferença aqui em relação ao modelo menor, contudo, está na segunda volta, pois todos os aplicativos foram mantidos rodando em segundo plano sem apresentar qualquer problema.

Graças a isso, ele foi capaz de fechar o segundo ciclo com apenas 29 segundos, totalizando a boa marca de 2 minutos e 45 segundos ao final dos dois ciclos. Isto coloca o Vibe K6 Plus acima do que tivemos em outros modelos intermediários em sua faixa de preço, como no caso do ZenFone 3 Max de 5,5 polegadas que precisou de 2 minutos e 56 segundos para fechar os dois ciclos.

AnTuTu

Passando para os testes teóricos, começamos pelo popular e sempre procurado AnTuTu, onde o Vibe K6 Plus apresentou a boa marca de 43.947 pontos. Vale notar que isto foi um pouco abaixo ao que conseguimos em seu modelo mais compacto, porém é normal que alguma variação seja encontrada ao realizar o teste diversas vezes.

GeekBench

Passando para o GeekBench, por outro lado, tivemos resultados bem mais satisfatórios tanto no teste single-core quanto no multi-core, colocando o Vibe K6 Plus lado a lado com seus principais rivais.

No teste de GPU da ferramenta, tivemos 1.660 pontos, sendo esta uma boa pontuação para a faixa intermediária, principalmente se considerarmos que o aparelho possui um display Full HD de 5,5 polegadas.

3D Mark

No 3D Mark, foi indicado para o aparelho o teste Sling Shot Extreme, que leva em conta a GPU e realiza renderizações dos mais diversos tipos de imagem em alta definição, buscando assim "estressar" a placa e ver como ela se porta. Aqui, o Vibe K6 Plus marcou 292 pontos, o que é algo bastante razoável para sua faixa de preço e supera o que vimos no modelo menor.

GFX Bench

Fechando nossos testes teóricos, temos o GFX Bench, que possui uma ampla gama de opções de experimentos. Pegando os mais conhecidos deles, Manhattan e T-Rex, tivemos marcas até satisfatórias para uma tela Full HD, sendo encontrados 6,9 fps no primeiro e 15 fps no segundo.

Vale notar aqui que curiosamente o aparelho apresentou resultados distintos nos testes onscreen e offscren, algo que não deveria acontecer já que ele possui um display Full HD.

Jogos

Por último, temos o teste de desempenho prático em jogos, que devido à nossa experiência com o Vibe K6 tradicional achamos que seria extremamente tranquilo de realizar. Como sempre, instalamos e configuramos normalmente o Game Bench, nosso fiel companheiro na medição do fps em jogos, porém a ferramenta simplesmente se recusou a ser executada em conjunto com quaisquer dos títulos que tentássemos.

Devido a isto, partimos para o plano B, que no caso é o FPS Meter, outra prática ferramenta para medição de fps que já precisamos utilizar em casos extremos anteriormente.

Após instalado e devidamente configurado o aplicativo, partimos para a execução do Modern Combat 5, e tudo ia bem até que o Vibe K6 Plus simplesmente reiniciou no meio do jogo. Fizemos o teste outras quatro vezes, e em todas após determinado momento o aparelho era subitamente desligado, tornando impossível a tarefa de sequer finalizar sua primeira fase.

Para tirar tudo a limpo, resolvemos testar o Modern Combat 5 sem que o FPS Meter fosse rodado em simultâneo, e para nossa surpresa tudo correu sem qualquer tipo de problema, o que indica que algum tipo de incompatibilidade entre ambos exclusivamente nesse aparelho fez com que ele reiniciasse.

Seguimos então com o teste com nossos outros dois títulos, Asphalt 8 e Subway Surfers, e ambos rodaram sem problemas em conjunto com o FPS Meter. Ainda que esta ferramenta não gere um relatório de uso como o Game Bench, foi possível perceber que o jogo de corrida apresentou uma taxa média próxima dos 27 fps, enquanto o Subway Surfers ficou com 59 fps na maior parte do tempo.

E você, o que achou do Lenovo Vibe K6 Plus? Conta pra gente aí embaixo! Mais testes com o aparelho serão publicados no decorrer dos próximos dias, então caso esteja interessado é bom ficar de olho no TudoCelular.com e também em nosso canal no YouTube.

O Lenovo Vibe K6 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

38

Comentários

Desempenho do Lenovo Vibe K6 Plus | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho

10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

10 melhores smartphones de entrada para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular