LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Galaxy A5 2017 | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

23 de fevereiro de 2017 57

O Galaxy A5 2017 chegou no final de janeiro ao Brasil, já estando disponível para venda em diversas varejistas nacionais. O dispositivo traz um grande número de mudanças em relação ao modelo anterior, algo que vai além do visual e das especificações técnicas, como um novo conjunto de câmeras, bateria ainda melhor e certificação IP68 de resistência contra danos por água e poeira.

Após realizarmos um rápido unboxing, onde tiramos também nossas primeiras impressões com o dispositivo, realizamos um completo teste de bateria, incluindo diversos experimentos específicos e um live blog onde executamos os mais variados aplicativos e serviços. Agora, chegou a hora de vermos se o Exynos 7880 incluído pela Samsung no aparelho é tão rápido quanto é eficiente energeticamente.

O Galaxy A5 2017 traz um conjunto de especificações técnicas imponente para o nicho intermediário, incluindo uma tela Super AMOLED de 5,2 polegadas com resolução Full HD, chipset Exynos 7880 com oito núcleos a até 1,9 GHz e GPU ARM Mali-T830 MP3. Ele conta ainda com 3 GB de RAM e 32 GB de espaço para o armazenamento interno, que pode ser expandido via cartão microSD de até 256 GB.

Será que este conjunto é realmente suficiente para prover um bom desempenho? É o que descobriremos agora!.

Teste prático de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o Galaxy A5 2017 leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps de Câmera, Galeria e Configurações enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon Go e Asphalt 8.

A abertura foi realizada exatamente nesta ordem, contando o tempo a partir do momento em que o cronômetro foi iniciado e sendo feita uma marcação ao final do primeiro ciclo para vermos se a segunda etapa seria executada mais rapidamente, pois todos os apps e jogos teoricamente já estariam armazenados na RAM.

No primeiro ciclo o Galaxy A5 2017 já demonstrou que desempenho não será problema para seus usuários, conseguindo a ótima marca de 1 minuto e 24 segundos, algo muito próximo ao que foi alcançado pelo Galaxy S7 Edge, por exemplo. Ao partirmos para o segundo ciclo a situação não foi diferente, com todos os aplicativos prontamente voltando à tela sem que precisassem ser recarregados.

Ao terminar a segunda volta em apenas 26 segundos, o Galaxy A5 2017 conseguiu finalizar nosso teste em exatos 1 minuto e 50 segundos, ficando assim na mesma faixa de seus principais rivais Moto Z Play e ZenFone 3 5.2 polegadas.

AnTuTu

Passando para os testes teóricos, começamos pelo conhecido e sempre procurado AnTuTu, onde o Galaxy A5 2017 apresentou a boa marca de 57.603 pontos. Isto deixa o aparelho cerca de 5 mil pontos abaixo ao que geralmente é marcado por rivais com chipset Snapdragon 625, porém como vimos no teste prático esta disparidade não é tão sentida no uso real.

GeekBench

A situação é mais ou menos a mesma no GeekBench, onde o aparelho apresentou uma pontuação razoável tanto no teste de CPU quanto no de GPU. Como pode ser visto acima, no experimento com apenas um dos núcleos ativo ele marcou 767 pontos, enquanto no teste multi-core tivemos 3.872 pontos.

No teste de GPU da ferramenta, tivemos 2.114 pontos, sendo esta uma pontuação similar ao que tivemos com outros modelos intermediários na mesma faixa e que não chega a preocupar em relação ao desempenho em jogos e outras aplicações gráficas.

3D Mark

No 3D Mark, foi utilizado o teste Sling Shot Extreme, onde várias imagens são renderizadas em um curto período de tempo para ver como o aparelho se sai. Por aqui, tivemos a ótima taxa de 723 pontos, que coloca o Galaxy A5 2017 com quase o dobro da pontuação alcançada por modelos com Snapdragon 625 no mesmo teste.

GFX Bench

No GFX Bench, curiosamente tivemos duas taxas distintas nos testes, mesmo com o aparelho possuindo um display Full HD. Não há como sabermos o que causou de fato esta disparidade, porém pode estar relacionado à forma como a Samsung trata a tela de seu dispositivo ou uma possível falta de otimização da ferramenta.

Por aqui, tivemos 12/13 fps no Manhattan e 27/33 fps no T-Rex, novamente conseguindo superar rivais com a GPU Adreno 506 por alguma vantagem, o que demonstra que a escolha pela Mali-T830 MP3 foi algo acertado pela Samsung.

Jogos

Por último, no desempenho em jogos, foi utilizado o nosso fiel escudeiro Game Bench para medir a taxa média de quadros por segundo apresentada no aparelho. Começando pelo Asphalt 8, tivemos a taxa de 29 fps, algo que deve satisfazer a grande maioria dos usuários, principalmente se levarmos em conta que todas as texturas e demais elementos estão presentes em Full HD.

Passando para o Modern Combat 5, foi marcada uma média ligeiramente inferior, com 28 fps, algo que não chega a atrapalhar a jogatina mas pode não agradar quem busca pelo mesmo desempenho alcançado no Moto Z Play, por exemplo.Finalizando, temos o Subway Surfers como representante dos títulos mais básicos, sendo ele executado com ótimos 59 fps, sendo assim mais do que suficiente até mesmo para usuários mais exigentes.

Vale notar que no caso do Asphalt 8 e do Modern Combat 5 é possível reduzir um pouco a qualidade gráfica para conseguir algo mais fluido, já que ambos foram executados com todas as texturas ativas e sua qualidade no máximo.

E você, o que achou do Galaxy A5 2017? Conta pra gente aí embaixo! Mais testes com o aparelho serão publicados no decorrer dos próximos dias, então caso esteja interessado é bom ficar de olho no TudoCelular.com e também em nosso canal no YouTube.

O Samsung Galaxy A5 2017 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

57

Comentários

Desempenho do Galaxy A5 2017 | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas