LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

YouTube: como ouvir música com a tela do smartphone desligada | Tutorial do TudoCelular

24 de fevereiro de 2017 26

O YouTube é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo para reproduzir músicas. Com uma vasta biblioteca de clipes oficiais e não-oficiais de todo tipo de banda, muitos usuários aproveitam a gratuidade do site pertencente ao Google para escutar suas músicas no trabalho ou como fundo em uma festa.

Infelizmente, o streaming de vídeos não funciona como reprodutor de músicas no smartphone. Ao usar o YouTube em versão mobile ou pelo app, a reprodução é pausada sempre que você muda de tela ou apaga o display do dispositivo.

Vamos ensinar aqui uma maneira de driblar essa questão, permitindo que você utilize o YouTube como player musical em festas ou no dia a dia. O truque só funciona no Android, mas o Windows 10 Mobile tem clients poderosos que permitem isso.

Android

No Android, você vai precisar do navegador Chrome ou o Firefox. O passo a passo é bem simples e funciona muito bem, conforme testamos. Até a reprodução automática é mantida, o que abre a possibilidade de você criar uma playlist com suas músicas preferidas.

  1. Abra o YouTube no Chrome ou no Firefox em seu smartphone ou tablet;
  2. Clique no menu (três pontinhos na vertical) e selecione Versão para desktop ou Requisitar site para desktop;
  3. Depois que o site recarregar na versão desktop, procure o vídeo que você quer ouvir e pronto.

No Chrome, a reprodução vai parar quando você trocar de app ou apagar a tela. Mas basta ir nas notificações e dar o play para continuar a escutar o áudio sem precisar ficar na tela do app.

Já no Firefox, não precisa nem acessar o modo desktop. Na versão mobile mesmo você consegue trocar de aba no smartphone para o WhatsApp ou outro aplicativo, ou até mesmo apagar a tela, que o áudio vai continuar a ser reproduzido.

Windows 10 Mobile

No Windows 10 Mobile é um pouco mais simples. Apesar de o sistema móvel da Microsoft não ter um app oficial do YouTube, você pode baixar um cliente que possua esse recurso. Testamos o TubeCast e o MyTube. O primeiro é grátis, enquanto o segundo é pago.

O passo a passo é simples e parecido nos dois casos. No TubeCast, abra o menu de configurações e procure a seção Vídeo. Nela, marque as caixas de Auto play, Continuar reprodução enquanto alternar entre aplicativos, e Executar sob bloqueio.

Já no MyTube as opções estarão sob Playback, e são nomeadas Reproduzir vídeos automaticamente; Continuar vídeos no plano de fundo e Contiunuar ouvindo quando sair do app.

Durante os testes, percebi que algumas vezes o ato de sair da tela do app ou apagar o display do aparelho causava uma leve ‘travada’ na reprodução do vídeo. Alguns segundos depois, ele voltava, sem necessidade de uma ação de minha parte.

E o iOS?

O iOS é o sistema que oferece a maneira mais fácil. Não precisa instalar outro navegador, o próprio Safari, nativo do SO da Apple, já libera a reprodução de áudio do YouTube em segundo plano, ou com a tela apagada. Faça o seguinte:

  1. Abra o Safari e acesse o vídeo que você quer ouvir no YouTube;
  2. Aperte o botão Home e acesse a Central de Ações;
  3. Você vai ver um card com o título do vídeo que estava reproduzindo no Safari. Dê play e pronto.

Segundo nossa apuração, o recurso também funciona com o Chrome e o Firefox. O passo a passo é o mesmo.

Criar playlists

Agora que você pode ouvir o som dos vídeos do YouTube sem precisar ficar no app em seu smartphone, você pode criar listas de reprodução com suas músicas preferidas para escutar quando quiser. Essas listas só podem ser criadas na versão desktop, mas dá para aproveitar que você está nela e seu smartphone para isso.

  1. Faça login no YouTube;
  2. Vá no meu lateral (o hambúrguer ao lado do logo) e selecione Playlists;
  3. Clique em Criar playlist;
  4. Dê um nome e selecione se ela será pública, não-listada ou privada e dê ok;
  5. Procure os vídeos que você quer adicionar e clique em Adicionar vídeos;
  6. Depois de criada a lista, você pode incluir mais vídeos acessando-os e clicando em Adicionar a, com um símbolo de mais, e selecionando a lista.

26

Comentários

YouTube: como ouvir música com a tela do smartphone desligada | Tutorial do TudoCelular

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho

10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

10 melhores smartphones de entrada para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular