LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fuja deles! "Super Mario Run" e "Pokémon GO" são os jogos preferidos para aplicar golpes

07 de março de 2017 10

Não somente apenas de aplicativos como o WhatsApp e Uber que os hackers se aproveitam para aplicar golpes, mas também jogos bastante populares como "Pokémon GO" e "Super Mario Run". De acordo com a Trend Micro, empresa especializada em defesa de ameaças digitais, apenas no final de 2016, 65 milhões de ameaças em dispositivos móveis foram bloqueadas, sendo boa parte correspondente aos títulos citados.

Em relação ao jogo desenvolvido pela Niantic, os golpistas se aproveitaram do lançamento gradual ao redor do mundo para enganar usuários e proliferar malwares alegando que os apps falsificados eram uma "versão antecipada" do game.

E antes que você questione nos comentários sobre o número de programas piratas na App Store é praticamente zero, para burlar a loja da maçã uma loja terceirizada disfarçada de empresa possibilitava a distribuição dos aplicativos não averiguados pelas normas rigorosas de certificação.

Mario na corrida pelo ouro

Aliás, é dessa forma que os cibercriminosos aplicavam golpes para os interessados em "Super Mario Run", game esse que será lançado ainda este mês para Android. Ao todo foram registradas 90 mil ocorrências de apps maliciosos envolvendo o título da Nintendo, conforme afirma Jordan Pan, analista de Ameaças em Dispositivos Móveis da Trend Micro:

Antes de qualquer lançamento oficial, os cibercriminosos já haviam lançado seus próprios aplicativos relacionados ao Mario. Desde 2012, encontramos mais de 9.000 aplicativos usando o nome Mario em várias fontes online. Cerca de dois terços desses aplicativos mostram algum tipo de comportamento malicioso, incluindo a exibição de anúncios e download sem o consentimento do usuário. Desde o início do ano, detectamos esses aplicativos maliciosos cerca de 90 mil vezes".

Por conta disso, mais uma vez ressaltamos a importância de sempre desconfiar sobre aplicativos e links suspeitos. Caso realmente fique na dúvida, procure informações em sites de confiança como o TudoCelular, por exemplo, para saber se realmente tal app é confiável.


10

Comentários

Fuja deles! "Super Mario Run" e "Pokémon GO" são os jogos preferidos para aplicar golpes

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas