LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Robozinho pré-infectado: smartphones Android estão trazendo malwares de fábrica; veja a lista

15 de março de 2017 69

Como a plataforma mais utilizada do planeta, o Android constantemente atrai os olhares dos criminosos digitais, visto que onde a maior parte dos usuários está, obviamente os ataques recorrentes também existem em números excessivos.

É por isso que reportamos tantos casos envolvendo a vulnerabilidade do robozinho do Google, que além de abranger a maior predileção, ainda é baseado em código aberto com o kernel Linux, quesito este que, sem dúvida, também compactua para as regulares ameaças que chegam ao ecossistema, não só através de sites terceiros, como também pela própria loja Play.

Claro que existem diversos meios que podem auxiliar na fuga de tais intempéries para a plataforma, mas o que dizer quando um malware vem pré-instalado de fábrica?

Pode parecer irônico, mas é exatamente este cenário que a companhia israelense Check Point – formada por especialistas em segurança de informação – revelou nesta semana.

No total foram encontrados malwares em 38 smartphones Android, com dispositivos que vão desde flagships até modelos intermediários.

A responsabilidade pelos telefones infectados de fábrica foi atribuída a duas empresas que não tiveram as identidades reveladas no comunicado oficial da Check Point reportado na última sexta-feira (10). Os celulares em questão trazem seus respectivos firmwares modificados e munidos por aplicativos com codificação maliciosa, que apesar de não fazerem parte da ROM oficial fornecida pelas fabricantes, foram adicionados lá de alguma forma posteriormente.

Os especialistas em segurança de dados ainda ressaltam que em seis modelos o malware foi instalado na ROM fundamentado em privilégios de sistema, um conceito que exige conhecimentos avançados e a reinstalação completa do firmware para que o smartphone seja desinfetado.

Confira a lista com alguns dos celulares contaminados:
Sem escapatória?

Em nota, Nikos Chrysaidos, chefe da divisão de inteligência e segurança da Avast Software – uma das maiores empresas de segurança da informação da Europa – diz que a única maneira de um malware ser instalado em um telefone é através de downloads.

No entanto, a ameaça também pode ser pré-instalada em celulares novos, principalmente nos modelos adquiridos em lojas que não são parceiras das renomadas marcas mobile em questão. Nikos explica que este conceito já apareceu previamente em celulares que eram vendidos por preços baixos na China, mas os aparelhos eram alternativas redistribuídas e portavam malwares.

A ameaça mais encontrada nos aparelhos da lista foi o Loki malware, capaz de infectar diversos recursos do Android no intuito de atingir seus objetivos, como roubo de dados ou controle total do aparelho.


69

Comentários

Robozinho pré-infectado: smartphones Android estão trazendo malwares de fábrica; veja a lista

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas