LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Leão passando na timeline! Receita Federal agora fiscaliza usuários no Facebook

16 de março de 2017 11

Se você adora ostentar no Facebook, é bom tomar cuidado, pois a Receita Federal pode estar de olho em seus perfis nas redes sociais. Segundo uma matéria feita recentemente pelo programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, mais de 2.000 casos de fraudes na declaração do imposto de renda já foram comprovadas através do Facebook, por exemplo.

As redes sociais são fontes bastante ricas para fiscalização, não só para a Receita como para as aduaneiras também", alertou Jorge Rachid, antigo secretário do órgão subordinado ao Ministério da Fazenda.

Mas como isso é possível?

Na declaração do imposto de renda ninguém é obrigado a dizer em quais redes sociais está presente e esse monitoramento acontece por meio de softwares instalados nos supercomputadores da Receita, que através de um conjunto de ações não revelado para não atrapalhar as investigações, consegue ter acesso ao seu perfil e, dessa forma, analisar se o seu comportamento é condizente com a quantia declarada.

Ou seja, se no documento o contribuinte declara ter gastos e patrimônio enquadrados no perfil de quem ganha um salário mínimo, mas em suas redes sociais está sempre postando fotos de viagens à Europa ou acompanhado de luxuosos carros e festas em ambientes requintados, o tal software será capaz de identificar que tem algo errado nessa história.

Portanto se você apresenta algum desses "comportamentos de risco", é bom ficar atento aos dados que expõe na internet. No Facebook, por exemplo, é possível encontrar pessoas através do endereço de e-mail ou número de telefone, sem contar os aplicativos que utilizam a conta da rede social para coletar informações do usuário.


11

Comentários

Leão passando na timeline! Receita Federal agora fiscaliza usuários no Facebook

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas