LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

É uma cilada! Novo golpe no WhatsApp usa Banco do Brasil para enganar os usuários

17 de março de 2017 5

Como o mensageiro mais utilizado do mundo, categoricamente o WhatsApp também atrai os olhares dos criminosos digitais, visto que onde a maior parte dos usuários está, os golpes também estarão.

Mesmo que a companhia do Facebook trabalhe constantemente em prol da segurança do famoso aplicativo, os hackers acompanham os graduais investimentos e implementam ataques ainda mais sofisticados para atingirem seus objetivos, sendo o principal deles o roubo de informações sigilosas dos usuários.

É por isso que reportamos de forma constante as empreitadas maliciosas que abrangem o WhatsApp e que infelizmente estão longe de serem extintas.

A nova ação escolhida pelos cibercriminosos em nosso país utiliza um conceito relativamente antigo, mas que ainda consegue ludibriar muitas pessoas pela boa fé – na técnica conhecida como phishing.

Para quem não está familiarizado com a nomenclatura, o phishing em suma é a obtenção de informações através de armadilhas digitais, ainda no arquétipo de engenharia social. O termo que em português significa “pescaria” é fundamentado justamente nesta ação, “pescar informações” através de canais falsos.

O novo golpe divulgado nesta semana pela plataforma de gerenciamento de vulnerabilidades Antecipe, mostra o phishing aplicado no WhatsApp e via SMS, com mensagens aparentemente inofensivas, mas quando o usuário resolve clicar no link presente na conversa, o estrago é feito.

Ressaltamos que esta técnica usa contextos de grande interesse neste cenário nacional, com mensagens que indicam um suposto prêmio para o usuário, ou quantias significativas de dinheiro prontas para saque. O recente golpe que veio à tona reproduz mensagens do Banco do Brasil, que informa detalhes a respeito de uma transação sem cartão, com o link inerente à conversa.

Fonte: Reprodução/Antecipe

Basicamente este endereço direciona a pessoa para uma página falsa responsável pela coleta de dados relevantes, através de um site com design semelhante ao oficial do Banco do Brasil.



A dica que os especialistas ressaltam segue o paradigma usual, isto é, a recomendação sempre será para que você jamais clique em links de remetentes suspeitos, seja qual for a plataforma – mensageiro, e-mail ou rede social.

Utilize sempre um antivírus devidamente atualizado em seu dispositivo e confira a integridade das páginas, já que canais oficiais de bancos geralmente trabalham com criptografia e exibem um pequeno cadeado na barra de endereços dos navegadores, além de cores diferenciadas (como verde ou azul) e o padrão https:// – preze sempre pela sua segurança e não caia nestas ciladas do dia a dia.


5

Comentários

É uma cilada! Novo golpe no WhatsApp usa Banco do Brasil para enganar os usuários

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas