LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: Moto G5 Plus, Galaxy A7 2017, Xperia XA, Z Play | Comparativo de câmeras TudoCelular

03 de abril de 2017 63

Há uma semana, publicamos os 15 cenários para que você, leitor, escolhesse qual era a melhor foto na comparação das câmeras do Moto G5 Plus, Galaxy A7 2017, Xperia XA e Moto Z Play. Para buscar o resultado mais imparcial possível, retiramos os dados EXIF das imagens, de modo que não seria possível identificar qual celular havia clicado.

Seguindo nosso padrão, todas as fotos foram tiradas no modo automático, sendo que as quatro de cada cenário foram clicadas no mesmo local, no mesmo horário, sempre tentando repetir o mesmo enquadramento. Algumas diferenças podem ter ocorrido por conta da localização do sensor em cada aparelho, resolução da imagem e distância focal.

Características das câmeras

Moto G5 Plus

Galaxy A7 2017

Xperia XA

Moto Z Play

Resolução

12 MP

16 MP

13 MP

16 MP

Abertura

f/1.7

f/1.9

f/2.0

F/2.0

Tamanho do pixel

1.55 micron

-

-

-

Tamanho do sensor

-

-

1/3”

-

Distância focal

4 mm

4 mm

4 mm

5 mm

Frontal

5 MP f/2.2

16 MP f/1.9

8 MP f/2.0

5 MP f/2.2

Sem mais delongas, vamos à ordem dos aparelhos utilizados nas galerias:

  • Smartphone 1: Moto Z Play
  • Smartphone 2: Galaxy A7 2017
  • Smartphone 3: Xperia XA
  • Smartphone 4: Moto G5 Plus
76.4 x 156.4 x 6.99 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
77.6 x 156.8 x 7.9 mm
5.7 polegadas - 1920x1080 px
66.8 x 143.6 x 7.9 mm
5 polegadas - 1280x720 px
74 x 150.2 x 7.7 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Como sempre, os leitores tentaram adivinhar a ordem dos aparelhos, porém sem sucesso, exceto talvez por um ou outro que acertou algum deles – o que era de se esperar, já que são apenas quatro. Isso comprova que nossos esforços pela imparcialidade do teste valeram a pena.

Antes de partirmos para os resultados individuais de cada cena, vamos relembrar o método utilizado para a criação do ranking individual e final. Em cada uma das galerias abaixo foi levada em conta a posição do aparelho, ou seja, se ele foi o mais votado, segundo mais votado, e assim por diante. Tendo isto em mente, foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Além disso, foram considerados também os votos de redatores e editores do TudoCelular, devendo ser destacado que assim como vocês eles votaram sem conhecimento dos aparelhos. Vamos então aos resultados!

Foto 1

A pirmeira imagem agradou muito mais no clique realizado com o Moto G5 Plus, que somou 31 pontos nos votos do público e redatores do TudoCelular. Em segundo lugar, um empate entre a versão do Galaxy A7 2017 e o Xperia XA, ficando o Moto Z Play na lanterna, com apenas 15 pontos.


Foto 2

No segundo cenário, vitória do Xperia XA, que conseguiu focar melhor a foto em macro da flor no ambiente externo. Com um ponto a menos, o Moto Z Play ficou com a segunda colocação, seguido pelo G5 Plus e o Galaxy A7 2017, na última colocação.


Foto 3

O G5 Plus volta a vencer, com a mesma pontuação do primeiro cenário, na terceira foto. Desta vez, a medalha de prata fica com o A7 2017, seguido pelo Moto Z Play e, por fim, o Xperia XA, com bem menos pontos que os concorrentes.


Foto 4

Na foto da casa, novamente o G5 Plus ficou à frente, seguido pelo smartphone da Samsung. O Xperia XA desta vez agradou mais que o Moto Z Play.


Foto 5

SPOILER: O Moto G5 Plus vai ser o líder em vários dos próximos cenários. Mas a briga pelas posições seguintes é boa. Desta vez, o Moto Z Play se recupera da lanterna na imagem anterior, enquanto o A7 2017 fica com a lanterna.


Foto 6

O segundo lugar foi bem disputado na imagem das cores na sombra. Um simples muro com o número da casa e detalhes da porta coloridos agradaram um pouco mais na lente do Moto Z Play do que do A7 2017. Já o Xperia XA não conseguiu captar muito bem esta imagem, na opinião dos votantes.


Foto 7

Pela primeira vez, o clique realizado com o Galaxy A7 2017 foi o que mais agradou nosso júri, composto por leitores e redatores do TudoCelular. De fato, a imagem de cores e contrastes do smarphone da Samsung é superior às outras. O G5 Plus ficou em segundo, seguido pelo Moto Z Play e Xperia XA, ambos com pontuação parecida.


Foto 8

A foto dos brinquedos coloridos entre luz do sol e sombras no parque foi a maior vantagem do G5 Plus até o momento. As outras três não agradaram tanto, ficando o A7 com 21 pontos, 11 a menos que o líder. o Z Play com 15 pontos e o Xperia XA com apenas 12.


Foto 9

Neste cenário dos prédios, o G5 Plus ficou um pouco menos à frente do A7 2017, mas ainda bastante à frente dos outros concorrentes. O Xperia XA conseguiu ficar no pódio, empurrando o Z Play para a lanterna.


Foto 10

Na imagem externa à noite, o Xperia XA não registrou muita coisa, o que o deixou com apenas oito pontos na classificação - ou seja, foi o último colocado para todos do júri. Novamente o G5 Plus ficou com a dianteira, seguido pelo seu irmão Z Play. O Galaxy A7 2017, que estourou muito na luz e não pegou muita coisa na sombra, ficou em terceiro.


Foto 11

Desta vez o Galaxy A7 2017 conseguiu tomar a liderança, e foi seguido pelo Moto Z Play. O G5 Plus ainda foi bem melhor que o Xperia XA, que novamente teve a pontuação mais baixa de todos do júri, somando novamente só oito pontos.

Aqui, é curioso que o dispositivo da Samsung tenha agradado tanto. Pessoalmente, achei a imagem muito artificial, parece um filtro de um app como o Prisma.


Foto 12

Aqui, voltamos aos cenários mais equilibrados. O Moto G5 Plus novamente fica com a primeira posição, seguido de seu irmão Z Play, e o Galaxy A7 2017 e o Xperia XA na terceira e quarta colocações, respectivamente.


Foto 13

Na repetição do cenário dos bonequinhos de South Park, agora com flash, o A7 2017 se saiu melhor, com o Z Play novamente na segunda colocação. O G5 Plus, apesar de ter estourado bastante a imagem, ficou com a terceira colocação, com o Xperia XA mais uma vez pontuando baixo, desta vez com 9 pontos.


Foto 14

No macro em ambiente interno, o Moto Z Play agradou mais, enquanto o Galaxy A7 2017 ficou com a segunda colocação. O Moto G5 Plus foi o terceiro, com o Xperia XA repetindo a posição em que mais ficou, a última.


Foto 15

No último cenário, a selfie, tirada em ambiente externo desta vez, o Moto Z Play se saiu melhor. O G5 Plus ficou em segundo, e o Xperia XA conseguiu a terceira colocação. O filtro de embelezamento da Samsung acabou deixando a minha pele, assim como a camiseta, com um tom arroxeado. Isso lhe valeu a menor pontuação possível: 8.


Potência do flash

Com o auxílio de um luxímetro, medimos também a potência do flash de cada dispositivo, para saber qual tem a luz mais potente. A unidade utilizada é de luz por metro quadrado (100x lux). O número maior indica flash mais potente.

Aqui, o Xperia XA conseguiu a primeira colocação, a segunda vez que fica no topo em todo este comparativo. O G5 Plus foi o segundo mais potente, seguido pelo Galaxy A7 2017. O Moto Z Play ficou com a quarta colocação. No entanto, os números obtidos aqui apontam flashes potentes em todos os dispositivos.

Xperia XA: 1.430 (x100 lux)
G5 Plus: 1.389 (x100 lux)
Galaxy A7 2017: 1.317 (x100 lux)
Moto Z Play: 1.214 (x100 lux)

Resultados finais

Na votação popular mais a pontuação obtida pelo resultado da potência dos flashes, tivemos os seguintes resultados:

O Moto G5 Plus foi o melhor, disparado. Somou 394 pontos, foi o escolhido na maior parte dos cenários e mostrou que a Lenovo está corrigindo uma das maiores falhas da Motorola: a câmera.

Na segunda colocação ficou o Moto Z Play, com 311 pontos. O irmão do novo intermediário da Lenovo/Motorola comprova que o ponto fraco da marca está sendo sanado aos poucos.

Em terceiro, o Galaxy A7 2017, do qual poderia se esperar mais. O intermediário premium da Samsung somou 292 pontos, não muito menos que o Moto Z Play, mas decepcionou principalmente na selfie, apesar dos 16 megapixels.

Por último, o Xperia XA. Que, convenhamos, é o dispositivo que está há mais tempo no mercado entre os quatro, então não é de se surpreender que não tenha conseguido acompanhar os rivais.

Não se esqueça de assistir ao vídeo no começo da matéria para conferir mais sobre cada câmera e ouvir um pouco a minha opinião sobre a capacidade de cada uma em tirar fotos e gravar vídeos.

Eis, portanto, os resultados finais:

  • Moto G5 Plus: 394 pontos
  • Moto Z Play: 311 pontos
  • Galaxy A7 2017: 292 pontos
  • Xperia XA: 213 pontos
  • O Motorola Moto G5 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy A7 2017 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto Z Play ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Sony Xperia XA ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

63

Comentários

Resultados: Moto G5 Plus, Galaxy A7 2017, Xperia XA, Z Play | Comparativo de câmeras TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas