LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

OnePlus 3T, Mi 5s Plus, Elephone S7 e Bluboo Dual | Comparativo de telas do TudoCelular

16 de abril de 2017 6

Seguindo com os testes que avaliam os modelos Mi 5s Plus, OnePlus 3T, Elephone S7 e o Bluboo Dual, agora temos um comparativo de telas (logo depois do comparativo de câmeras) para avaliar a qualidade do display, recurso muito importante para o uso do smartphone de uma maneira geral.

Comparamos as telas dos dispositivos citados em busca de identificar qual oferece a tela com melhor equilíbrio em termos de nível de brilho, contraste, saturação, índice de reflexos no vidro que cobre a tela e fadiga visual (devido ao brilho excessivo em ambientes pouco iluminados).

O teste consiste em exibir o mesmo grupo de cinco imagens usadas em outros comparativos de tela feitos pelo Tudo Celular, sendo divido em três etapas:

  • Ambiente externo ensolarado
  • Ambiente interno com luz artificial
  • Ambiente interno noturno

No caso do ambiente externo ensolarado, utilizamos os aparelhos com o brilho máximo de tela permitido, possibilitando assim termos uma ideia de como os dispositivos se saem ao terem que enfrentar iluminação excessiva.

No teste em ambiente interno com luz artificial nós nivelamos manualmente o brilho da tela de todos os dispositivos para 200 lux, solução possível graças ao uso de um luxímetro digital. Desta forma, neste teste comparamos basicamente a fidelidade de cores e o contraste de cada uma delas.

E para fechar essa essa etapa temos o teste no escuro, no qual buscamos mostrar qual tela atinge o maior brilho, assim como qual aparelho oferece o brilho mais baixo, ajudando a reduzir a fadiga visual. Também colocamos todos os dispositivos com brilho no máximo neste cenário, para avaliar a diferença de cada tela.

76.3 x 151 x 8 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
73.2 x 150.4 x 7.6 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
77.7 x 154.6 x 7.95 mm
5.7 polegadas - 1920x1080 px
74.7 x 152.7 x 7.35 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Todos os aparelhos, como revela a tabela acima, possuem tela entre 5,5 e 5,7 polegadas, com resolução FullHD (1080 x 1920 pixels). Com relação à tecnologia do painel, apenas o OnePlus 3T adota a tecnologia Super AMOLED, enquanto todas as demais utilizam o IPS LCD.

Ambiente ensolarado (luz solar direta)

No primeiro teste, diante da luz direta do sol, percebemos que se repete o que ocorreu no comparativo de câmeras, com dois modelos top de linha em um extremo e dois modelos intermediários de baixo custo na outra ponta. O Mi 5s Plus, apesar de não ter a tela com tecnologia Super AMOLED do OnePlus 3T, ofereceu um bom nível de brilho.

Do lado dos baratinhos, o Elephone S7 apresenta um nível maior de reflexo, que pode incomodar bastante no uso externo ou até mesmo interno com forte iluminação, deixando aqui um ponto para o Bluboo Dual.

Ambiente ensolarado (sombra)

Em ambiente externo, mas com sombra, podemos ver melhor a vantagem da tecnologia de tela AMOLED com suas cores mais vivas. O design do OnePlus 3T, com bordas escuras, também favorece realçar a imagem apresentada. Aqui vemos que o Elephone S7 também apresenta um resultado satisfatório.

Ambiente interno com luz artificial

Aqui tornamos o desafio mais justo, ao regular o nível do brilho de tela de forma igual para todos, com o OnePlus 3T ficando um nível bem acima dos demais. O Elephone S7 apresenta um bom nível de cor, que lhe garante certa vantagem diante do Bluboo Dual e até mesmo o Mi 5s Plus, claro, se desconsiderarmos o fator contraste.

Ambiente interno noturno (brilho no máximo)

Outra boa forma de medir o nível de brilho da tela, além da exposição ao sol, é apagar todas as luzes em um ambiente fechado. Aqui temos, na ordem, o OnePlus 3T com contraste imbatível, Mi 5s Plus e Bluboo Dual. No escuro ficou muito perceptível a aberração do Elephone S7 ao apresentar um preto/cinza.

Ambiente interno noturno (brilho no mínimo)

E fechando essa etapa temos uma avaliação no sentido inverso, para saber qual modelo oferece o melhor controle ao ser definido o brilho da tela no mínimo. Uma vitória incontestável do Mi 5s Plus, sendo seguido pelo OnePlus 3T e com o Bluboo Dual em terceiro.

Imagens usadas no teste

Acima você confere uma galeria com as imagens que foram utilizadas no teste, para tornar o comparativo mais justo ao permitir que você observe quais resultados pode conseguir em seu próprio dispositivo, comparando com os resultados obtidos pelo TudoCelular.

É importante observar que algumas variações se devem à câmera utilizada para captura das cenas, considerando que ela busca balancear a diferença de brilho entre as telas, dependendo então do ponto de referência para a captura.

Medição de brilho

Com a ajuda de um luxímetro digital nós registramos alguns parâmetros concretos de comparação, sendo escolhida uma imagem completamente preta e outra completamente branca para medir o nível máximo e mínimo de brilho dos dispositivos na exibição de ambas.

Os dados abaixo são medições feitas na unidade lux, que mede a intensidade de luz que é emitida da tela de cada aparelho:

Brilho máximo com imagem preta

Bluboo Dual - 2
Elephone S7 - 5
Mi 5s Plus - 3
OnePlus 3T - 0

Brilho mínimo com imagem preta

Bluboo Dual - 0
Elephone S7 - 0
Mi 5s Plus - 0
OnePlus 3T - 0

Brilho máximo com imagem branca

Bluboo Dual - 526
Elephone S7 - 433
Mi 5s Plus - 764
OnePlus 3T - 826

Brilho mínimo com imagem branca

Bluboo Dual - 30
Elephone S7 - 85
Mi 5s Plus - 1
OnePlus 3T - 7

Os números logo acima confirmam a superioridade da tela Super AMOLED do OnePlus 3T quando o quesito é nível máximo de brilho, por outro lado, quando se configura a tela para o menor nível a tela iPS LCD do rival Xiaomi leva a melhor, sendo um atrativo para quem utiliza o smartphone para leitura a noite.

Do lado dos baratinhos, o Bluboo Dual leva a melhor em todos os testes contra o Elephone S7 que custa alguns bons dólares a mais.

Conclusão

OnePlus 3 está um nível acima dos concorrentes graças a tecnologia Super AMOLED que emprega, garantindo alto brilho e ótimo contraste (reforçado pelas bordas escuras do aparelho), além de contar com a proteção do Gorilla Glass 4, que em teoria dispensa o uso de películas para proteção, totalmente recomendadas para o Mi 5s Plus. Mas vale observar que a Xiaomi fez um bom trabalho com o Mi 5s Plus, principalmente quando consideramos o controle sobre o nível de brilho da tela, algo muito importante para evitar o cansaço nos olhos.

Entre os dispositivos no outro extremo, intermediários de baixo custo, ambos apresentaram um nível de reflexo alto, mas no geral o Bluboo Dual venceu novamente o Elephone S7 (considerando que também foi superior no comparativo de câmeras). O S7 traz proteção Gorilla Glass 3, mas entrega um contraste fraco e não consegue limitar a intensidade do brilho mínimo, enquanto o baratinho Dual oferece um equilíbrio melhor na soma dos resultados, incluindo medições com luxímetro.

E você, concorda com os dados do comparativo de tela do TudoCelular? Qual dos smartphone chineses avaliados ofereceu o melhor resultado em sua opinião? Escreva no espaço para comentários mais abaixo.

Como Importar

Você pode adquirir os dispositivos high-end do comparativo acima parcelando em até 6x no cartão via GearBest, que cedeu o Mi 5s Plus (clique aqui para comprar) e o OnePlus 3T (clique aqui para comprar) para nossa avaliação.

  • O Bluboo Dual ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Elephone S7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O OnePlus 3T ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Xiaomi Mi 5s Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

6

Comentários

OnePlus 3T, Mi 5s Plus, Elephone S7 e Bluboo Dual | Comparativo de telas do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas