LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G5 Plus, Galaxy A7 2017, Xperia XA, Moto Z Play | Comparativo de telas do TudoCelular

17 de abril de 2017 8

Após realizar o comparativo de câmeras com o Moto G5 Plus, Galaxy A7 2017, Xperia XA e Moto Z Play, é hora de verificarmos como os displays desses aparelhos se comportam em diferentes condições de luz.

Nosso comparativo de telas avalia qual tem o melhor brilho para o uso sob a luz do sol direta, qual deles causa menos fadiga em locais escuros e qual tem as melhores cores. Para isso, realizamos diferentes testes em três condições:

  • Ambiente externo ensolarado
  • Ambiente interno com luz artificial
  • Ambiente interno noturno

Usamos o mesmo grupo de cinco imagens em todos esses testes, que aliás são as mesmas fotos já utilizadas em outros comparativos de telas aqui no TudoCelular.

No caso do ambiente externo ensolarado, os smartphones são calibrados para exibir o brilho máximo. Também verificamos como eles se saem com o brilho adaptativo ligado, já que em três desses aparelhos esse recurso aumenta ainda mais a luminosidade da tela.

Já no ambiente interno com luz artificial, temos maior controle sobre a iluminação. Assim, calibramos os quatro aparelhos para emitir 200 lux, usando para isso um luxímetro. Assim, verificamos a fidelidade de cores e o contraste de cada tela.

Por fim, no ambiente noturno, verificamos qual aparelho alcance o maior e o menor brilho, para ver qual deles causa menos fadiga aos olhos.

74 x 150.2 x 7.7 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
77.6 x 156.8 x 7.9 mm
5.7 polegadas - 1920x1080 px
66.8 x 143.6 x 7.9 mm
5 polegadas - 1280x720 px
76.4 x 156.4 x 6.99 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Neste teste, temos dois aparelhos com telas fabricadas em IPS LCD (G5 Plus e Xperia XA) e outros dois em Super AMOLED (A7 2017 e Z Play). As telas têm tamanhos que variam de 5 a 5,7 polegadas, e apenas o dispositivo da Sony não apresenta resolução Full HD, ficando em 720 x 1280 pixels.

Ambiente ensolarado

Para quem quer utilizar o aparelho na praia, em parques ou na rua (desde que não seja caminhando, claro), o Galaxy A7 pode ser a melhor opção. Sua tela emite brilho maior, sendo o que fica mais nítido quando debaixo do sol.

Já o Moto G5 Plus não fica tão atrás dos concorrentes, chegando bem perto da luminosidade do Moto Z Play. O Xperia XA é o mais “fraquinho”, mas ainda assim possui brilho suficiente para ser utilizado moderadamente.

Ambiente ensolarado (brilho automático)

Ativando o brilho automático e mantendo todos no máximo, temos uma pequena mudança. O G5 Plus e o Xperia XA conseguem ficar mais nítidos que o Moto Z Play, mesmo que este também tenha ficado um pouco mais claro.

No entanto, o Galaxy A7 2017 continua imbatível em questão de nitidez do conteúdo da tela.

Ambiente interno (luz artificial)

Em um local com luz controlada, regulamos as telas manualmente para emitir 200 lux. Assim, podemos verificar como cada uma trabalha com as cores e contrastes.

E aqui, sem grandes surpresas: o Galaxy A7 2017 e o Moto Z Play apresentam preto mais profundo, cores mais contrastadas, mas também maior saturação. Isso se dá por conta da tecnologia Super AMOLED das telas.

Já os dois aparelhos com IPS LCD trazem maior variedade de tonalidades de cores, e consequentemente imagens mais reais. Destaque para o Moto G5 Plus que, ainda por cima, conseguiu mostrar um preto quase tão profundo quanto o das telas Super AMOLED.

Ambiente noturno (brilho máximo)

No escuro, voltamos as telas para o brilho máximo para verificar a intensidade do brilho de cada uma novamente. E, de fato, o Galaxy A7 2017 tem o maior brilho. Nesse ambiente, no entanto, todos ficaram bem próximos, com ótima luminosidade, apesar de não ser recomendável o uso nessas condições.

Ambiente noturno (brilho mínimo)

Agora, diminuindo o brilho para o mínimo para ver qual causa menos fadiga aos olhos para o uso no escuro. E mais uma vez o Galaxy A7 foi o campeão, seguido de perto pelo G5 Plus. O smartphone da Samsung, portanto, é o que tem a maior diferença entre o brilho máximo e mínimo entre os quatro.

O Xperia XA aqui nem parece que está com brilho mínimo, de tão clara que ficou a tela. Durante a captura dessas imagens, eu cheguei a verificar mais de uma vez se o aparelho estava configurado corretamente, sempre me certificando de que estava, sim.

Imagens usadas no teste

Acima você confere uma galeria com as imagens que foram utilizadas no teste, para tornar o comparativo mais justo ao permitir que você observe quais resultados pode conseguir em seu próprio dispositivo, comparando com os resultados obtidos pelo TudoCelular.

É importante observar que algumas variações se devem à câmera utilizada para captura das cenas, considerando que ela busca balancear a diferença de brilho entre as telas, dependendo então do ponto de referência para a captura.

Medição de brilho

Pegamos o nosso luxímetro para medir a intensidade da luz emitida por cada aparelho com uma imagem branca e outra preta. Fizemos isso tanto com o brilho máximo quanto com o brilho mínimo. E eis os resultados, todos na unidade lux, que mede a intensidade de luz que é emitida da tela de cada aparelho:

Brilho máximo com imagem preta

  • Moto G5 Plus - 4
  • Galaxy A7 2017 - 0
  • Xperia XA - 3
  • Moto Z Play - 0

Brilho mínimo com imagem preta

  • Moto G5 Plus - 0
  • Galaxy A7 2017 - 0
  • Xperia XA - 0
  • Moto Z Play - 0

Brilho máximo com imagem branca

  • Moto G5 Plus - 540
  • Galaxy A7 2017 - 784
  • Xperia XA - 628
  • Moto Z Play - 694

Brilho mínimo com imagem branca

  • Moto G5 Plus - 7
  • Galaxy A7 2017 - 3
  • Xperia XA - 55
  • Moto Z Play - 13
Conclusão

Como resultado, temos o Galaxy A7 2017 como o grande campeão deste comparativo. O aparelho é o que apresenta o maior brilho e também o menor, além de trazer preto mais profundo e melhor contraste. Só peca na variedade de tons.

Já o Moto G5 Plus teve bons resultados a olho nu, apesar de não ter sido o que vimos na medição com o luxímetro, pela qual o Xperia XA teve melhores resultados, tirando o brilho mínimo com imagem branca. Na luz do sol, com o brilho automático ativado, a tela do G5 Plus ficou mais nítida que a do Moto Z Play, enquanto no escuro ela causa menos fadiga.

Aqui ainda cabe uma observação: você também pode optar pelo modo de intensidade, que traz cores mais saturadas ao seu Moto G5 Plus, deixando-o ainda mais próximo do Super AMOLED. O Galaxy A7 2017 também tem algumas predefinições para alterar as cores, e o usuário pode optar por aquele que lhe agradar mais.

No geral, todos os aparelhos tiveram bons resultados, exceto pelo Xperia XA no escuro. O brilho mínimo do dispositivo da Sony ainda é muito alto, o que causa fadiga aos olhos com muito mais rapidez.

  • O Motorola Moto G5 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy A7 2017 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto Z Play ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Sony Xperia XA ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

8

Comentários

Moto G5 Plus, Galaxy A7 2017, Xperia XA, Moto Z Play | Comparativo de telas do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas