LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Melhores smartphones para audiófilos | Guia do TudoCelular

17 de maio de 2019 341

O mercado de smartphones está ficando cada vez mais saturado, incluindo um sem número de aparelhos com especificações aparentemente idênticas e até mesmo aparências similares. Devido a isto, algumas companhias estão buscando se destacar em áreas ainda não tão exploradas, seja na produtividade, no consumo de realidade virtual ou simplesmente na execução de músicas ou vídeos com qualidade acima da média.

Pensando nisso, resolvemos separar mais um de nossos conhecidos Guias de Compras, desta vez focando em quem busca ouvir músicas com mais imersão e/ou definição.

O nosso guia não foca apenas na qualidade e potência dos alto-falantes, mas também levamos em consideração o fone de ouvido que acompanha o aparelho (quando a empresa fornece um na embalagem). Tenha em mente que alguns smartphones não chegam a empolgar em som externo, mas oferecem ótima experiência quando um par de fones está plugado.

Há modelos que realmente se destacam, mas que vão ficar de fora do nosso guia por não serem encontrados no mercado nacional, como é caso do Razer Phone.

Motorola Moto G7 Plus

Quer ótima qualidade de áudio sem pagar muito? O Moto G7 Plus nos surpreendeu neste aspecto. Diferente do Moto G7 que entrega um som apenas OK, a versão Plus oferece som potente e limpo. Quando usando um fone de ouvido, a distorção é menor do que vimos em aparelhos mais caros.

Os seus alto-falantes também mandam bem e entregam som potente e de qualidade. É possível escolher três perfis de áudio (Smart Audio, Music e Movie), este último é que entrega o som mais alto e detalhado, enquanto o segundo resulta em som mais abafado.

8.3 Hardware
8.1 Custo Benefício

Motorola Moto G7 Plus

Comparar Aviso de preço
Asus Zenfone 5Z

O áudio do Zenfone 5Z é potente e bem definido, competindo de igual com o som entregue pelo Galaxy S9. O modelo da Asus tem dois alto-falantes, usando o frontal de chamadas para gerar o efeito estéreo.

Uma coisa boa que a Asus tem feito é que os alto-falantes tendem a girar os canais quando você rotaciona o dispositivo de modo que o áudio do canal esquerdo sempre vem do lado esquerdo, independentemente de como você segura o telefone, algo que muitas empresas que trabalham com Android não se importam em implementar.

O fone de ouvido que vem junto com o aparelho entrega boa qualidade sonora, sendo compatível com DTS e AptX, mas a qualidade de construção poderia ser melhor. É necessário ter cuidado para que o fone não estrague rapidamente.

8.8 Hardware
7.5 Custo Benefício

Asus ZenFone 5Z

Comparar Aviso de preço
LG G7 ThinQ

O G7 conta com apenas um alto-falante na parte inferior, que recebe o nome de Boombox por parte da empresa. Ele usa o espaço vazio no interior do G7 como câmara de som e, assim, amplifica o áudio em certa medida. O som produzido não preencherá totalmente o ambiente, mas definitivamente soa e se sente mais alto do que os concorrentes atuais que testamos.

O som é nítido e profundo. Teríamos preferido uma configuração de alto-falante estéreo, mas certamente reconhecemos os esforços da LG, pois os resultados são bastante satisfatórios. O fone que acompanha o celular tem boa qualidade de construção e entrega som mais potente do que estamos acostumados a ver. Ele fica de igual com o fone da AKG que vem junto com os flagships da Samsung.

9.2 Hardware
8.2 Custo Benefício

LG G7 ThinQ

Comparar Aviso de preço
Sony Xperia XZ2 e XZ2 Compact

A Sony foi uma dos pioneiras originais de incluir alto-falantes estéreo em telefones. Desde então, ficou um pouco atrás em termos de pura qualidade de som, mas o Xperia XZ2 ainda é um bom multitalento para a música.

O Xperia XZ2 também apresenta um recurso dinâmico de vibração que dispara o motor vibratório de acordo com a música. Ele também suporta LDAC, um padrão sem fio de alta resolução visto nos fones de ouvido Bluetooth da Sony.

Mesmo sendo compacto, o XZ2 Compact não deixa a desejar em áudio para o seu irmão maior. Sony alega que ele entrega 20% mais potência sonora que o XZ1 Compact. Se isso realmente chega a se concretizar é difícil saber, mas o que vimos é que a qualidade sonora está acima da média – especialmente se comparado com outros aparelhos do mesmo tamanho.

8.8 Hardware
7.2 Custo Benefício

Sony Xperia XZ2 Compact

Comparar Aviso de preço
8.7 Hardware
6.2 Custo Benefício

Sony Xperia XZ2

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy S9 e S9 Plus

Com o Galaxy S9, Samsung finalmente incluiu alto-falantes estéreo em seus flagships. Não apenas temos duas saídas de som, como cada componente foi otimizado pela AKG. O efeito estéreo muda dependendo da orientação do aparelho, o que muda a experiência que você terá com vídeos e jogos.

Além disso, o S9 tem suporte a Dolby Atmos, o que enriquece ainda mais a experiência. Sem falar que ter um alto-falante a mais para sons em geral permitiu ampliar o volume entregue comparado à geração anterior. A qualidade é muito boa, mas há rivais mais potentes no mercado.

O fone que acompanha o aparelho é o mesmo presente no Galaxy S8 e demais flagships recentes da sul-coreana. E como já comentado, ele oferece ótimo conforto e qualidade de reprodução, dando mais destaque aos graves.

8.9 Hardware
7.6 Custo Benefício

Samsung Galaxy S9

Comparar Aviso de preço
9 Hardware
7.4 Custo Benefício

Samsung Galaxy S9 Plus

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy S8 e S8 Plus

Os flagships mais recentes da Samsung trazem alto-falantes estéreo turbinado para aprimorar a experiência, mas, infelizmente, isso não é o caso do Galaxy S8. Ele conta com apenas um único alto-falante na parte inferior que entrega um desempenho aceitável.

Para quem não sabe, é até possível ativar o alto-falante frontal de chamadas, como temos no Galaxy S9, mas para isso você precisa ter acesso root e realizar algumas modificações no código do software. E de qualquer forma, o alto-falante frontal é bem limitado e não chega a fazer uma diferença notável na experiência.

O destaque do Galaxy S8 vai para os fones da AKG presentes na embalagem e que também vêm com os modelos mais recentes da empresa. Eles oferecem ótimo conforto e qualidade sonora acima da média. Mas, curiosamente, o Galaxy S8 consegue entregar um som mais alto do que a variante Plus.

8.8 Hardware
8 Custo Benefício

Samsung Galaxy S8

Comparar Aviso de preço
8.8 Hardware
7.3 Custo Benefício

Samsung Galaxy S8 Plus

Comparar Aviso de preço
Apple iPhone 8 e 8 Plus

O iPhone 7 marcou a estreia dos alto-falantes estéreo nos smartphones da Maçã, enquanto a geração 8 recebeu boas melhorias. Entregando um áudio mais equilibrado do que antes, mas era perceptível a diferença entre o alto-falante frontal para chamadas e o principal localizado na parte inferior.

Além disso, o alto-falante de cima foca mais nos sons agudos, enquanto o inferior tem mais apelo nos graves. De qualquer forma, o iPhone 8 Plus entrega ótima experiência sonora.

O fone de ouvido que vem com o aparelho já é conhecido de longa data. Ele pode não empolgar na qualidade sonora oferecida, mas é mais do que suficiente para a maioria dos usuários. Para quem não curte o fone da Apple terá que usar o adaptador que vem com o aparelho para plugar fones com conexão P2.

8.4 Hardware
6 Custo Benefício

Apple iPhone 8

Comparar Aviso de preço
8.8 Hardware
6.2 Custo Benefício

Apple iPhone 8 Plus

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy Note 9

Assim como o Galaxy S9, o Note 9 também trouxe alto-falantes estéreo. O que é usado para chamadas reproduz sons mais agudos e médios, enquanto o que fica localizado na parte inferior do aparelho cuida dos tons mais baixos.

Assim como no Zenfone 5Z, ao rotacionar o aparelho os canais também invertem, mantendo a distinção de esquerdo e direito enquanto você segurar o aparelho na vertical. Os alto-falantes do Note 9 não chegam a ser os mais potentes do mercado, mas superam em potência o que temos no S9 e S9 Plus.

Ao plugar o fone da AKG a história muda. O smartphone da Samsung entrega som potente e de qualidade, com o mínimo de distorção. Ele entrega um dos melhores resultados que já vimos, ficando entre os melhores quando o assunto é qualidade sonora.

8.6 Hardware
6.4 Custo Benefício

Samsung Galaxy Note 9

Comparar Aviso de preço
Apple iPhone XR

Assim como no iPhone XS, o sistema de alto-falantes do XR soa basicamente como se tivesse um efeito de som surround ativado permanentemente. O áudio é projetado mais para o exterior, criando um ambiente sonoro mais amplo. Isso torna o som mais tridimensional ao ouvir efeitos estéreo.

O efeito parece otimizado especialmente para filmes e jogos, já que músicas nem sempre se beneficiam de uma apresentação tão ampla. Os alto falantes também soam limpos e claros até no volume máximo.

Como acontece com todos os novos iPhones, o XR não vem com adaptador para P2. Você obtém os EarPods padrão, que soam razoavelmente decentes e têm controles de áudio embutidos, mas seu design fixo significa que eles não se ajustam a todos. Para fugir deles só usando um fone Bluetooth ou adquirindo o acessório por fora.

8.7 Hardware
5.9 Custo Benefício

Apple iPhone XR

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy S10 e S10 Plus

O Galaxy S10 é o smartphone da Samsung com a melhor qualidade sonora e alto-falantes mais potentes, até mesmo que a variante Plus. O som é estéreo e tem suporte ao Dolby Atmos como na geração passada, mas está mais envolvente e tem graves mais presentes.

Curiosamente ao usar o fone de ouvido que vem junto com o aparelho, o S10 Plus acaba entregando som mais potente, mas a qualidade sonora é bastante similar.

De fato, as diferenças entre o S10 e o S10 Plus serão importantes apenas para selecionar poucos audiófilos armados com fones de ouvido de alta impedância - todos os outros devem estar perfeitamente felizes com qualquer um deles.

9.2 Hardware
6.5 Custo Benefício

Samsung Galaxy S10

Comparar Aviso de preço
9.3 Hardware
6.6 Custo Benefício

Samsung Galaxy S10 Plus

Comparar Aviso de preço
Google Pixel 3 e 3 XL

Google ajustou os alto-falantes estéreo na segunda geração dos Pixels e não houve nenhum retrocesso a partir daí. O Pixel 3 tem um driver acima e outro abaixo do display, e trata o superior como o canal esquerdo do par estéreo, se você estiver segurando o telefone na orientação retrato, mas muda de acordo com a paisagem. O inferior é geralmente mais poderoso e reproduz mais os graves.

Com fones de ouvido não chega ao mesmo nível de potência e qualidade dos recentes flagships da Samsung e Apple, mas está longe de ser ruim. Talvez os mais exigentes se incomodem com um pouco de interferência entre o canal esquerdo e direito.

8.7 Hardware
5.4 Custo Benefício

Google Pixel 3 XL

Comparar Aviso de preço
Apple iPhone XS e XS Max

O iPhone XS tem dois alto-falantes para reprodução de áudio estéreo, assim como o iPhone X e a série iPhone 8. Mas o da frente, que também é usado para chamadas, foi aprimorado. No iPhone XS, ele é muito mais alto, quase como o de baixo, e não está lá apenas para fazer o efeito estéreo, mas sim para entregar uma experiência mais imersiva.

Além de mais potente, o som está mais rico, com graves mais profundos. Ele pode não entregar o som mais potente do mercado, mas a qualidade fica acima da maioria dos smartphones que testamos.

O fone que acompanha o aparelho é apenas básico e entrega uma qualidade decente. O lado ruim é que o iPhone XS não possui entrada P2 e nem vem com adaptador na caixa, o que prende o usuário ao fone da empresa ou qualquer outro com conexão Lightning.

9 Hardware
5.7 Custo Benefício

Apple iPhone XS

Comparar Aviso de preço
9 Hardware
5.6 Custo Benefício

Apple iPhone XS Max

Comparar Aviso de preço

341

Comentários

Melhores smartphones para audiófilos | Guia do TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho