LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: Zenfone 3 Zoom, A7 2017, G5 Plus, iPhone SE | Comparativo câmeras TudoCelular

05 de maio de 2017 50

Uma semana se passou desde que publicamos o nosso comparativo de fotos com o Zenfone 3 Zoom, Galaxy A7 2017, Moto G5 Plus e iPhone SE. Depois da votação dos leitores e também de nossos redatores, temos o resultado com a câmera que mais agrada entre esses quatro poderosos intermediários.

Porém, primeiro vamos repassar as características de cada câmera, que tem aspectos bem parecidos entre si, especialmente o Zenfone 3 Zoom e o G5 Plus, que possuem o mesmo sensor, com a diferença que o primeiro tem o setup dual cam.

Zenfone 3 Zoom

Galaxy A7 2017

Moto G5 Plus

iPhone SE

Resolução

12 MP

16 MP

12 MP

12 MP

Abertura

f/1.7

f/1.9

F/1.7

F/2.2

Tamanho do pixel

-

-

-

-

Tamanho do sensor

1/2.55 "

-

-

1/3 "

Distância focal

4 mm

4 mm

4 mm

4 mm

Frontal

13 MP f/2.0

16 MP f/1.9

5 MP f/2.2

1.2 MP f/2.4

Lembrando que os dados EXIF dos arquivos foram removidos, de modo a evitar que a preferência por alguma marca ou modelo influenciasse os votos tanto dos leitores quanto dos redatores do TudoCelular. Todos fizeram uma votação cega.

As fotos foram todas capturadas com a câmera no modo automático, com as configurações de fábrica, incluindo recursos HDR e embelezamento de rosto, para simular os cliques de um usuário médio, que pouco mexe nas configurações.

Sem mais delongas, eis a ordem dos aparelhos usados no teste:

74 x 150.2 x 7.7 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
58.6 x 123.8 x 7.6 mm
4 polegadas - 1136x640 px
77 x 154.3 x 7.99 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
77.6 x 156.8 x 7.9 mm
5.7 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Os resultados listados abaixo foram obtidos com um ranking individual e final, na pontuação obtida por cada aparelho nos 15 cenários propostos. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicações básicas dadas, vamos aos resultados!

Foto 1

Nesse primeiro cenário, temos a foto de um escorregador colorido na sombra, com um pouco de luz do sol atravessando as folhas. Nesse caso, o Zenfone 3 Zoom agradou mais ao júri,enquanto o Moto G5 Plus ficou com pontuação próxima. O A7 2017 ficou com a terceira colocação, seguido do iPhone SE.

Foto 2

O segundo cenário foi uma tentativa de macro, que não funcionou porque no modo automático nenhum aparelho conseguiu entender que a joaninha bem no centro deveria estar focada, e as folhas são apenas detalhe. Em todos o inseto ficou desfocado, mas as folhas ficaram boas.

Na opinião do júri, a melhor foto foi novamente a do Zenfone 3 Zoom, apesar de o Galaxy A7 2017 ter chegado mais perto de um foco na joaninha. O aparelho da Samsung ficou com a segunda posição, seguido pelo Moto G5 Plus e o iPhone SE logo em seguida.

Foto 3

Agora a imagem da estátua de coelho, também na sombra com alguns raios de sol atravessando as folhas. Novamente temos o Zenfone 3 Zoom à frente, com uma pontuação bem acima dos concorrentes. O Moto G5 Plus ficou em segundo, seguido desta vez pelo iPhone SE e, por último, o A7 2017.

Foto 4

Nesta foto da casa de tijolos, é legal analisar como cada aparelho lida com as diferenças de luz e sombra, além de verificar até que ponto cada um consegue registrar os detalhes, especialmente dos tijolos.

Aqui, o júri gostou mais do Moto G5 Plus, superando o Zenfone 3 Zoom pela primeira vez. O iPhone SE não ficou muito atrás, e o A7 2017 foi o último, mas também com pontuação bem razoável. Um cenário bem equilibrado este.

Foto 5

Nesse quinto cenário, temos muros e um jardim, sem muitas cores. Mas aqui, a questão são os detalhes. Na opinião do júri, essa imagem ficou melhor nas lentes do Zenfone 3 Zoom, com o Moto G5 Plus na segunda colocação. O A7 2017 ficou em terceiro, bem atrás, e o iPhone SE, último, teve pontuação próxima.

Foto 6

O muro com o desenho cheio de cores e detalhes não tem muito o que verificar. Os quatro smartphones conseguiram resultado bem próximo, ficando o G5 Plus melhor avaliado pelo júri, seguido pelo iPhone SE, Zenfone 3 e Galaxy A7 2017.

Foto 7

Aqui temos uma imagem de prédios, céu e árvore. Bastante elementos para avaliar, e aqui podemos observar cores e nitidez com maior precisão. Desta vez, o iPhone SE agradou mais, seguido pelo Moto G5 Plus. Bem atrás, temos o Zenfone 3 Zoom e o Galaxy A7 2017.

Foto 8

Aqui temos um macro que deu mais certo. A flor ganha mais destaque sobre o restante da composição. Ao mesmo tempo, podemos observar como os aparelhos lidam com as cores, especialmente o contraste entre verde e vermelho.

O Zenfone novamente saiu vencedor na votação, com o G5 Plus na segunda colocação e o iPhone SE na cola, em terceiro. O Galaxy A7 2017 não teve uma pontuação tão boa neste cenário.

Foto 9

Mais uma imagem com bastante detalhes, com prédios, árvores e céu. Aqui, temos um pouco mais de contraste de luz e sombra, também. Novamente, o Zenfone 3 Zoom ficou em primeiro, seguido pelo A7 2017. Mais abaixo, o G5 Plus e o iPhone SE completam o ranking em terceiro e quarto, respectivamente.

Foto 10

Na décima foto, começamos a avaliar como os sensores trabalham em cenários menos favoráveis. Mantivemos a mesma imagem, mas agora à noite. O resultado, no entanto, não mudou muito na opinião dos votantes: Zenfone 3 Zoom em primeiro, Galaxy A7 2017 em segundo, G5 Plus em terceiro e iPhone SE em quarto.

O que mudou foi a pontuação, muito menos equilibrada neste caso do que no anterior.

Foto 11

Voltamos agora ao outro cenário com prédio e árvores, novamente à noite. O resultado muda pouco, com o Zenfone 3 Zoom mantendo a liderança, mas o G5 Plus toma o segundo posto. O A7 2017 cai para terceiro e o iPhone SE segue agradando pouco aos nossos jurados nessas cenas à noite.

Foto 12

Entrando agora em um ambiente interno, com luz artificial, temos a Mafalda, a gata escaminha. E nenhuma surpresa: O Zenfone 3 Zoom ficou com a medalha de ouro novamente, desta vez seguido pelo Galaxy A7 2017. O iPhone SE ficou em terceiro, bem atrás dos outros dois, e o G5 Plus mais atrás ainda, em quarto.

Foto 13

Aqui temos um macro interno, com a boneca da Lindinha mais próxima da câmera e o pessoal de Hora de Aventura lá atrás. Desta vez, o iPhone SE abocanhou o primeiro lugar, seguido de perto pelo G5 Plus, meio que invertendo o quadro anterior. O A7 2017 foi o terceiro mais votado, ficando o Zenfone 3 Zoom, pela primeira vez, na última posição.

Foto 14

E agora chegamos às selfies, a diurna teve votação um pouco mais equilibrada, ao menos entre três dos competidores. O Zenfone 3 Zoom agradou mais ao júri, mas o iPhone SE ficou bem colado. O G5 Plus obteve a terceira colocação, enquanto o A7 2017 obteve pontuação mínima.

Foto 15

O equilíbrio neste cenário de selfie noturna, sem flash, ficou restrito apenas aos dois mais votados. O Galaxy A7 2017 conseguiu uma boa recuperação no mesmo cenário com pouca luz, e o G5 Plus ficou com a medalha de prata.

Aqui, uma curiosidade que o iPhone SE, com o 1.2 megapixel de sua câmera frontal, conseguiu agradar mais do que o Zenfone 3 Zoom, com 13MP. Mostra que resolução não é tudo quando se trata de fotografia.

Potência do flash

Avaliamos também a potência do flash de cada aparelho, apesar de este não ter sido usado em nenhum de nossos cenários desta vez. Com a ajuda de um luxímetro, obtivemos os seguintes resultados: Moto G5 Plus tem o flash mais potente, seguido pelo Galaxy A7 2017. O Zenfone 3 Zoom ficou em terceiro, e o iPhone SE apresentou o flash menos forte.

  • Moto G5 Plus: 1588 (x1000 lux)
  • iPhone SE: 786 (x1000 lux)
  • Zenfone 3 Zoom: 1005 (x1000 lux)
  • Galaxy A7 2017: 1349 (x1000 lux)
Resultados e conclusão

O Zenfone 3 Zoom realmente conseguiu superar os concorrentes na maior parte dos cenários, obtendo uma pontuação final de 546 pontos nos 15 cenários. Já o Moto G5 Plus, que tem o mesmo sensor, manteve sua reputação de melhor câmera da faixa de preço e ficou em segundo lugar, à frente até do Galaxy A7 2017, que é mais caro.

O dispositivo da Samsung voltou a ficar na lanterna, como já havíamos visto em nosso comparativo anterior com sua presença. De fato, a câmera não é o ponto forte desse aparelho. O que não significa, necessariamente, que seja uma câmera ruim. Mas poderia ser melhor.


Vimos também que megapixel não é tudo, uma vez que as selfies do iPhone SE agradaram a bastante gente, ficando à frente de dois competidores nos dois cenários. Aliás, o 1.2 megapixel conseguiu a segunda melhor imagem em ambiente com bastante luz, mostrando ainda que abertura do sensor também não é tudo.

Enfim, especificação não garante bons resultados. Câmeras em smartphones dependem também do processamento da informação, o que implica software, além do hardware. Ah sim, e tem ainda o detalhe de quem bate a foto.

Certamente todos esses aparelhos podem conseguir resultados ainda melhores com quem possui noções de fotografia para fazer os ajustes manuais. Infelizmente, isso pode significar a perda de uma foto bacana, já que é bem difícil arrumar ISO e exposição em um celular.

  • O Motorola Moto G5 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Asus ZenFone 3 Zoom ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy A7 2017 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone SE 2016 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

50

Comentários

Resultados: Zenfone 3 Zoom, A7 2017, G5 Plus, iPhone SE | Comparativo câmeras TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas