LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android O preview 2 fica (ainda) mais parecido com os iPhones [vídeo]

18 de maio de 2017 17

Android O ganhou sua segunda versão preview para completar as lacunas deixadas por seu estágio inicial, liberado pela Google no último dia 5 de maio. Com a missão de mostrar o que há de novo, a equipe do 9to5Google fez um curto vídeo de revisão.

Com apenas pouco mais de 2 minutos de duração, o conteúdo reforça as principais novidades presentes no Google O Preview 2; há três aspectos que mais chamam a atenção, incluindo mudanças visuais no launcher, PiP (Picture in Picture) e a seleção de texto.

Embora a primeira versão preview do Android O, cujo nome ainda não foi divulgado — é possível que seja Oreo —, não tenha incluído alterações substanciais em relação ao Android Nougat, a segunda fase já mostra as garras do novo sistema operacional da Google.

Mudanças visuais no launcher

De acordo com o próprio autor do vídeo, Android O está mais parecido com o sistema operacional da Apple, iOS, aquele dos iPhones. Isto porque ele agora mostra notificações e um novo menu quando um ícone da tela inicial é acessado via o Force Touch.

Além disso, os usuários também conseguem escolher a forma desses mesmos ícones, alternando entre quadrado, retangular e circular a fim de combinar mais com o gosto pessoal do cliente. As cores gerais da interface estão mais cinzas e contrastantes.

PiP (Picture in Picture)

A sigla PiP, que vem do termo inglês Picture in Picture, ou Imagem em Imagem, em tradução direta, já era prometida para o Android O desde o início. Na segunda versão preview, portanto, já é possível ver o recurso em ação ao usar o YouTube, por exemplo.

Note que o vídeo reproduzido na rede social do Google agora sobrepõe os demais elementos visuais da tela, ou seja, pode-se navegar pela tela inicial do Android enquanto assiste o clipe minimizado; um forte ponto para a multitarefa do Android.

Seleção de texto inteligente

Android O está mais esperto do que nunca na hora de ler os textos mostrados na tela. A plataforma é capaz de entender o contexto e oferecer ações específicas para números de telefones e endereços, selecionando todo o trecho para a interação do usuário.

Quando alguém envia um número de telefone por mensagem, por exemplo, é possível tocar nos caracteres para adicionar o contato ou realizar uma chamada. Com os endereços, há o atalho para o Google Maps e outras ações a serem tomadas.

Google O

Quem está interessado na versão preview do Android O pode acessar o link da fonte para baixar a imagem e fazer a instalação manual do sistema. Na mesma página, encontra-se a lista de descrição do sucessor do Android Nougat, relembre adiante:

  • Limites do que cada app pode fazer em segundo plano
  • Canais de notificações para agrupar os alertas em categorias definidas pelos conteúdos
  • Ferramentas de preenchimento automático de senhas e outras informações
  • Picture-In-Picture (PiP) em smartphones (recurso de menus em TVs)
  • Recursos de fontes em XML
  • Ícones que se adaptam em cada telefone
  • Aplicativos com uma alta variedade de cores para se adaptar às telas modernas
  • Conectividade melhorada em codecs Bluetooth, Wi-Fi e NAN
  • Navegação por meio do teclado, incluindo setas e a tecla tab
  • API AAudio para uma reprodução de som em alta fidelidade
  • Melhorias ligadas ao WebView
  • Aumento do desempenho na execução da API do Java 8
  • Plataforma de contribuição de parceiros, permitindo que empresas como Sony, Samsung, LG, Motorola e outras ajudem com o desenvolvimento do Android

17

Comentários

Android O preview 2 fica (ainda) mais parecido com os iPhones [vídeo]

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas