LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sony Xperia XA1: unboxing e primeiras impressões | Vídeo do TudoCelular

19 de maio de 2017 42

O Xperia XA1 já está à venda no Brasil, ao valor sugerido de R$ 1.700. Para sabermos se o aparelho vale esse preço, o TudoCeluar já recebeu uma unidade do dispositivo diretamente da Sony para fazer os testes de bateria, desempenho, câmera e tela, encerrando em nossa análise final.

Foi-nos mandado um modelo na cor rosa, mas há opções também nas cores branca, dourada e preta nas lojas nacionais. Pelo preço do dispositivo e suas características, um de seus maiores concorrentes deve ser o Moto G5 Plus, que é um pouco mais barato. Vamos abrir a caixa para ver o que esperar.

Embalagem e acessórios

A caixa do Xperia XA1 é bem simples e elegante. Segue o modelo da linha X 2016, mais precisamente dos modelos Xpeira X e XA, tanto em formado como em conteúdo escrito. A parte de cima traz um X em mara d’água, o nome da linha e da fabricante. Embaixo, o nome do modelo. Nos lados nada, e atrás temos algumas especificações do aparelho.

Dentro da caixa, encontramos o Xpeira XA1, que nos foi enviado na cor rosa – e, devo acrescentar, em um tom bastante interessante, vendo ao vivo – e o adaptador de parede, além do cabo de dados. Não tem fones de ouvido, e não tem extrator de gaveta de chips.

Design

O Xperia XA1 tem formato bastante parecido com o Xperia XZ, mas com a traseira de seu antecessor direto, o XA. Apesar das bordas bem retas, o dispositivo não chega a machucar muito a mão, e é bem gostoso de segurar, contrariando quem acredita que só aparelhos com bordas e laterais curvas são confortáveis.

Na lateral direita, você encontra os botões de volume, o liga/desliga, em formato redondo, e um dedicado à câmera. Já na lateral esquerda, encontramos a gavetinha de chips, com espaço para dois nanoSIM, além da entrada de cartão microSD, direto no dispositivo.

A parte inferior tem o alto falante e a entrada USB tipo C, enquanto a parte superior traz o conector de fones de ouvido e o microfone para redução de ruídos. Na parte traseira, temos a câmera no canto superior esquerdo, logo acima do flash. E o nome Xperia.

Por fim, a parte frontal. Além da tela, sobre a qual falaremos logo mais, você pode ver um adesivo informando que trata-se de um aparelho dual SIM (removível), o sensor de luz e proximidade, o logotipo da Sony e a câmera de selfies. O alto-falante de chamadas de voz fica bem em cima. Já na parte inferior, temos o microfone. E só.

Tela

A tela do Xperia XA1 tem 5 polegadas, é IPS LCD e tem proteção Gorilla Glass. A resolução é HD, ou 720 x 1280 pixels, o que dá uma densidade aproximada de 294 ppi.

O interessante aqui é notar que há bordas mínimas, porém apenas nas laterais, o que deixa o aparelho ainda mais estreito e, consequentemente, melhor de segurar. No entanto, tanto em cima como embaixo da tela há bordas. Até demais.

Hardware

O intermediário da Sony vem com o chipset MediaTek MT6757, também conhecido como Helio P20. Trata-se de um octa-core dividido em quatro núcleos de 2.3 GHz e outros quatro com 1.6 GHz. A placa gráfica é a Mali-T880 MP2.

Para ajudar no desempenho, o aparelho ainda traz 3GB de memória RAM, um a mais que um de seus maiores rivais, o Moto G5 Plus. O espaço de armazenamento é de 32GB, expansível via cartão microSD de até 256GB.

Câmeras

A câmera traseira do Xperia XA1 tem 23MP e abertura f/2.0, com capacidade para gravar vídeos em Full HD a 30 fps. Esse módulo é igual ao do Xperia Z5, flagship da Sony de 2015, e traz sensibilidade para luz baixa e um sensor de movimento que captura fotos em 0,6s, além de autofoco híbrido.

Já o sensor de selfies tem 8MP e lentes de 23 mm, o que confere amplitude maior para tirar autorretratos, com um pouco mais de cenário ao seu redor - ou um grupo um pouco maior de pessoas.

Software

O Xperia XA1 vem com o Android 7.0 Nougat pré-instalado, e logo que eu liguei já tinha a atualização mais recente, com o pacote de segurança de 5 de abril, esperando para ser instalado.

A interface Xperia UI apresenta poucas alterações em relação ao Android puro e, para quem já conhece o Android Nougat nos dispositivos Sony, não encontrei nada de novo para poder apresentar aqui.

A Sony trouxe algumas pequenas novidades para oferecer melhorias na bateria, como a tecnologia chamada Qnovo, que monitora a saúde do componente e ajusta a corrente de carga para evitar que a bateria perca autonomia conforme o aparelho envelhece.

Também estão presentes o modo Stamina e um Smart Cleaner, que força a parada de alguns apps que não estejam em uso, melhorando tanto a vida da bateria como o desempenho do dispositivo.

O Sony Xperia XA1 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

42

Comentários

Sony Xperia XA1: unboxing e primeiras impressões | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas