LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Top 20 dicas e truques para Galaxy S8 e S8 Plus | Vídeo do TudoCelular

19 de junho de 2017 7

Galaxy S8 não é o atual top de linha da marca coreana a toa. O smartphone foi desenvolvido para oferecer a melhor experiência ao usuário, mas é preciso conhecer os variados recursos para poder tirar proveito deles. E é justamente essa a proposta desta pauta/vídeo com o que consideramos as melhores dicas iniciais para o lançamento da Samsung.

São dicas e truques para dominar as principais características do Galaxy S8, desde a simples troca de um papel de parede, até o sistema de segurança. E se você não viu os vídeo anteriores sobre o smartphone, aproveita para clicar nos links abaixo:

1) Gaveta de apps

A nova família Galaxy S8 traz uma mudança interessante na Samsung Experience, que é a nova interface do Android que a coreana criou para substituir a controversa TouchWiz de gerações passadas. Agora, por padrão, o usuário acessa aos aplicativos deslizando o dedo para cima, sem contar com um botão para a tradicional gaveta de apps.

Mas para quem prefere o estilo antigo, é possível trazer de volta a gaveta de apps seguindo os seguintes passos;

  1. Configurações
  2. Visor
  3. Tela principal
  4. Botão de aplicativos
  5. Exibir botão de aplicativos

E você pode também desativar a tela de aplicativos que aparece com gestos clicando em "Aparência da Tela inicial".

2) Pasta segura

Ainda falando de mudanças, temos a entrada do recurso "Pasta Segura" no lugar do Knox. A nova ferramenta, que inclusive já está disponível para outros dispositivos, cria um local seguro para que apenas o usuário proprietário tenha acesso por meio de uma senha de segurança, ajudando também a manter a privacidade.

Para proteger seus aplicativos ou arquivos de bisbilhoteiros basta seguir os passos abaixo;

  1. Abrir o app "Pasta segura"
  2. Definir o padrão de segurança
  3. Add app ou arquivos desejados

OBS.: você pode inclusive acessar as configurações do "Pasta segura" e ocultar o atalho para o aplicativo.

3) Barra de navegação

Como é de conhecimento de todos, para ganhar mais espaço para a tela na parte frontal a Samsung abriu mão do botão Home físico e apostou nos virtuais com a "Barra de navegação" que pode ser personalizada de acordo com as preferências de cada usuário. É possível alterar a cor de fundo, ativar o "Desbloquear com o botão Início", mudar a posição dos botões "Recentes" e "Voltar", além de ajustar a sensibilidade do botão Início. E o processo é bem simples;

  1. Acesse configurações
  2. Visor
  3. Barra de navegação
  4. Escolha as opções desejadas

4) Personalizar desktop

Personalizar o desktop também pode ser considerada uma tarefa simples no Galaxy S8 e te ajudamos aqui com um passo a passo;

  1. Toque longo na tela inicial
  2. Add nova tela
  3. Personalizar como preferir (com apps ou widgets)
5) Temas prontos

Outra maneira de personalizar e dar a sua própria cara ao Galaxy S8 é por meio dos temas. Você pode alterar apenas o papel de parede ou ir além e trocar a aparência dos ícones ou ainda escolher um pacote completo nos temas da loja Samsung Themes (há opções gratuitas e pagas).

  1. Toque longo na tela inicial
  2. Papéis de parede e temas
  3. Personalizar como preferir
6) Personalização fina da tela

Para tornar o uso da Tela Infinita o mais agradável possível para os olhos, cada usuário pode realizar ajustes finos que vão além do brilho da tela, incluindo Modo de tela, Resolução, Zoom e fonte, Aplicativos de tela cheia, Quadros de ícones.

  1. Configurações
  2. Visor
7) Tela Edge

Os usuários de dispositivos Samsung com a tela Edge já conhecem o recurso dedicado que também está presente no Galaxy S8. Por meio do "Tela Edge" você tem acesso fácil aos Aplicativos Edge, Tarefas Edge e até Principais contatos, dentre outros painéis edge disponíveis. Também é possível utilizar as laterais curvas da tela para brilharem servindo de alerta de notificação.

  1. Configurações
  2. Visor
  3. Tela Edge
8) Always on Display

A tela do Galaxy S8 pode ficar totalmente desligada durante períodos de inatividade ou você pode fazer uso do "Always on Display" e ter sempre à mão informações tais como hora, data, calendário e outras.

  1. Configurações
  2. Tela de bloqueio e Segurança
  3. Always On Display
9) Gestos para notificações

Com a saída do botão Home físico da parte frontal e a impossibilidade de adicionar uma solução na tela a tempo para o lançamento do Galaxy S8, a Samsung apostou em uma controversa posição para o sensor biométrico. Caso você tenha aderido ao uso do leitor de íris ou outro modo de desbloqueio de tela que não o leitor de digitais, saiba que ele ainda pode ser utilizado para outra função, como "Gestos do sensor de digital" para deslizar a janela de notificações e atalhos rápidos.

  1. Configurações
  2. Recursos avançados
  3. Gestos do sensor de digital
10) Botões de acesso rápido

Por falar em menu de botões de acesso rápido, aqui também é possível darmos um toque pessoal escolhendo quantos, quais e a ordem dos botões que deverão aparecer.

  1. Abrir completamente a janela de notificações deslizando o dedo para baixo 2x
  2. Clicar no menu (três pontos) do canto superior direito da tela
  3. Botão de grade e Ordem dos botões
11) Modo uma mão

Ao ativar o Modo de operação com uma mão você poderá reduzir o tamanho do desktop puxand/deslizando a tela na diagonal ou simplesmente pressionando três vezes o botão Iniciar (é preciso escolher uma ou outra opção).

  1. Configurações
  2. Recursos avançados
  3. Modo de operação com uma mão
12) Multijanelas e janelas flutuantes

Um recurso muito apreciado por quem utiliza smartphones com telas grandes é o Multijanelas, que permite ter na tela dois aplicativos ao mesmo tempo. O funcionamento é simples;

  1. Abra o primeiro app desejado
  2. Clique no botão "Recentes"
  3. Clique no botão com formato de duas janelas
  4. Clique no botão Início e selecione o segundo app

Para tornar uma janela flutuante, basta clicar no botão que fica ao centro (no meio da linha que separa os dois apps abertos) e clicar na terceira opção. É possível arrastar essa janela e também minimizar para um botão flutuante (ambas as opções mantém a janela sobreposta ao segundo app aberto).

13) Capturar print da tela

Como muitos devem lembrar, a captura de um print na tela até a geração passada era realizada pressionando o botão Home físico em conjunto com o botão Power. Agora há algumas opções disponíveis;

  • Botão Power + Volume p/ baixo ou;
  • App "Capturar telas", disponível em Tarefas Edge na Tela Edge ou ainda;
  • Deslizar a lateral da mão para captura (é preciso ativar em Configuração > Recursos avançados)
14) Modo performance

O Galaxy S8 conta com o que há de melhor em plataforma de processamento no mercado em 2017, graças ao poder do SoC Exynos 8895, mas é preciso saber dosar desempenho e gerenciamento de energia para não consumir a bateria do dispositivo desnecessariamente em tarefas simples. Por isso a Samsung permite que você realize um "overclock" quando desejar que o desempenho seja o melhor possível em jogos, por exemplo.

  1. Configurações
  2. Manutenção do aparelho
  3. Modo desempenho
15) Power saving mode

E para aqueles que precisam passar longos tempos longe da tomada, evitam levar baterias extras ou se encontram em situações emergenciais com a carga da bateria sob risco de acabar antes da jornada, essa dica é muito importante. Também presente nas gerações anteriores, o Power saving mode retorna no Galaxy S8 otimizado e com duas opções; Médio ou Máximo, que diferem na quantidade de recursos que desativam para poupar a carga da bateria.

  1. Configurações
  2. Manutenção do aparelho
  3. Bateria
16) Mensagens de SOS

Ninguém deseja enfrentar situações de perigo e emergência, mas é sempre melhor estar preparado para algumas situações. O Galaxy S8 traz um sistema de aviso para um contato previamente selecionado, alertando para algo anormal com o dono do aparelho. Caso seja necessário utilizar o recurso, você só precisará pressionar por três vezes o botão Power, sendo possível ainda enviar automaticamente fotos e até uma gravação de áudio de segundos.

  1. Configurações
  2. Recursos avançados
  3. Enviar mensagem SOS
17) Bixby

Um dos diferenciais do Galaxy S8 é a Bixby, proposta da Samsung para desafiar as assistentes pessoais tais como a Siri da Apple. Infelizmente essa novidade da coreana foi lançada em um estágio ainda inicial e sem previsão para chegar em português do Brasil. De qualquer forma, os interessados podem ativar (ou desativar) a Bixby com um toque longo no desktop e deslizando para a esquerda.

18) Fixando app da tela (Pin)

Sabe aquele momento em que alguém pede para olhar algo no seu Galaxy S8? E se você quiser que esse convidado tenha acesso apenas a um app, tal como o navegador, por exemplo? Pois saiba que é possível, bastando ativar o recurso "Marcar janelas".

  1. Configurações
  2. Tela de bloqueio e segurança
  3. Outras config. de segurança
  4. Marcar janelas
  5. Abra o app que deseja marcar
  6. Pressione a tecla "Recentes"
  7. Deslize para cima e pressione o botão "Marcar"
19) Segurança e biometria

Apesar da controversa mudança do sensor biométrico do botão Home na parte frontal para a parte traseira, não se pode negar que agora há ainda mais opções para bloqueio e segurança no Galaxy S8. Você conta com os tradicionais modos de padrão, PIN, senha e, além da leitura de digitais, também pode utilizar a leitura do rosto ou da Íris. É possível combinar dois sistemas para tornar ainda mais difícil a violação.

  1. Configuração
  2. Tela de bloqueio e Segurança
  3. Tipo de bloqueio de tela
20) Abrir app de câmera com 2 toques

E uma dica para facilitar a vida dos que gostam de capturar muitas fotos e que não querem perder o momento, exigindo que o acionamento da câmera do smartphone seja o mais rápido possível. No antecessor do Galaxy S8 bastava pressionar duas vezes o botão Home para acionar a câmera, agora houve uma mudança de botão, passando a ser utilizado o Power.

  1. Configurações
  2. Recursos avançados
  3. Início rápido da câmera

Há muito mais dicas para a câmera, mas preferimos reunir todas elas em uma pauta/vídeo dedicada.

Conclusão

Estas são apenas algumas dicas para facilitar o dia a dia com os recursos que a família Galaxy S8 tem a oferecer. Você sentiu falta de alguma dica em especial? Qual foi a melhor do TOP 20 acima? Participe comentando no espaço mais abaixo.

  • O Samsung Galaxy S8 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S8 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

7

Comentários

Top 20 dicas e truques para Galaxy S8 e S8 Plus | Vídeo do TudoCelular
  • Comprem capas Spigen...
    Se não o chão e os estilhaços serão o destino do pobre S8...

    • Penso em voltar para a Samsung (tinha um Galaxy S5 e fui para o Iphone 6), agora pelo menos esta tendo atualizações, não acontecia antes. Gosto de ouvir musicas no Spotify, conectando via usb no som do carro, não sei se o S8 faz isso.

      • Boa matéria, para iniciantes diga se de passagem no S7 tem todas essas opções diga - se de passagem .
        Estou usando o S8 desde ontem e sinceramente aqui fica aquela impressão de mais do mesmo , leitor de iris é usual , mas acho que o costume da digitais home esta pesando , o leitor atrás fica rídiculamente ruim , a tela realmente é muito boa e bonita , mas a sensação do edge não servir para nada continua ,quem for trocar o S7 edge nele pense muito antes , não tem muita diferença muito notável além da tela .
        Antes que algum fã boy venha falar asneira , eu sou um defensor ferrenho da marca , mas esperava mais do S8 , inclusive pelos preços estratosféricos .

          • Dica 21 - Use uma boa capa e película de vidro porque quebra fácil.

              • Essa geração o S8 ficou muito a frente dos concorrentes em tudo. Parabéns Samsung.

                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas