LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: Zenfone 2 Laser vs Pop 4 | Vídeo do TudoCelular

26 de maio de 2017 0

Após a nossa análise completa com o Zenfone 2 Laser e o smartphone Pop 4, chegou a hora de colocar os dois lado e lado e ver qual tem mais a oferecer. Ambos os aparelhos foram lançados próximos a R$ 1 mil, mas podem ser encontrados por valores muito abaixo de seu lançamento no mercado nacional.

O Zenfone 2 Laser tem como maior diferencial trazer um infravermelho que agiliza o foco da câmera, enquanto o Pop 4 vem mais recheado de brindes, que vão desde película e tampas traseiras até cartão microSD de 32 GB.

Ambos são básicos e contam com hardware antigo da Qualcomm, desta forma não espere por desempenho exemplar aqui. Se você está em dúvida entre os dois, saiba o que cada um tem a oferecer em tela, som, bateria, câmera e desempenho.

O Zenfone 2 Laser com tela de 5,5 polegadas apresenta 152,5 mm de altura, 77,2 mm de largura e 10,8 mm de espessura com 170 gramas. O seu design lembra bastante o Zenfone 2, compartilhando o mesmo tipo de acabamento. Por ser um smartphone básico, não espere nada sofisticado.

O Alcatel Pop 4 é mais compacto por ter uma tela menor, mas suas medidas acabam sendo um pouco maiores do que o convencional com 140 mm de altura, 71 mm de largura e 7,9 mm de espessura. Devido ao acabamento básico, o aparelho tem um preso aceitável com seus 134 gramas.

Fugindo um pouco do tradicional, o Zenfone 2 Laser traz o botão de ligar e desligar no topo do aparelho, o que dificulta o acesso com apenas uma mão. A boa notícia é que o software da Asus tem suporte a gestos, permite ligar e desligar a tela com dois toques.

77.2 x 152.54 x 10.8 mm
5.5 polegadas - 1280x720 px
71.4 x 140.7 x 8 mm
5 polegadas - 1280x720 px
Ir para página de comparação

O design do Pop 4 é igualmente simples como o nível de acabamento do aparelho. Na parte frontal temos a câmera para selfies e flash dedicado na parte superior, enquanto na parte inferior há os botões capacitivos que são retroiluminados. Apenas o botão home permanece visível quando os leds estão desligados.

Ambos vêm com alto-falante na traseira e entrada micro USB na parte inferior. Além disso, é possível remover a traseira para ter acesso à bateria e slots para cartão SIM e microSD.

O modelo da Asus conta com tela de 5,5 polegadas com resolução HD e painel IPS LCD que oferece boa qualidade de imagem, em termos de contraste e reprodução de cores. Para quem prefere tonalidades mais vivas na tela do aparelho é possível escolher o perfil de saturação ‘Vívido’. Também é possível montar o próprio perfil escolhendo a matiz de cores e saturação.

Apesar de ser básico, o Zenfone 2 Laser vem com proteção Gorilla Glass 4, o que garante boa proteção contra riscos e quedas. Claro que isso não garante que seu smartphone nunca irá quebrar, mas o uso de película acaba não sendo tão obrigatório aqui quanto em smartphones chineses que não vêm com Gorilla Glass.

O Pop 4, por outro lado, não conta com proteção especial, mas a Alcatel fornece uma película de brinde junto com o smartphone. Aqui também temos um painel IPS LCD com resolução HD, que pode ter a saturação alterada como visto no modelo da Asus.

Em ângulo de visão temos resultados próximos, mas o modelo da Asus é capaz de atingir um brilho maior, passando de 400 lux (medição feita com luxímetro). Desta forma, o Zenfone 2 Laser acaba oferecendo uma maior visibilidade ao ser usado em ambientes com forte iluminação.

Hardware e desempenho
Zenfone 2 Laser Pop 4
Chipset Snapdragon 410 Snapdragon 210
CPU Quad-core 1,2 GHz Quad-core 1,1 GHz
GPU Adreno 306 Adreno 304
RAM 1 GB 1,5 GB
Armazenamento 8 GB 8 GB + microSD 32 GB

O Zenfone 2 Laser vem com hardware bastante antigo, mas ainda presente em modelos básicos recentes do mercado, o chipset Snapdragon 410. Aqui temos um processador com quatro núcleos que trabalham na velocidade máxima de 1,2 GHz. O modelo Laser do Zenfone 2 é vendido em diversas versões, onde analisamos a mais básica com 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento.

Fica claro que 1 GB de RAM é muito pouco para fazer a ZenUI rodar sem engasgos. O pior disso é que praticamente todos os apps nativos e até aqueles baixados da Play Store travam com frequência, o que deixa claro que investir no modelo mais caro com pelo menos 2 GB de RAM é o ideal.

O Pop 4 vem com chipset inferior, neste caso o Snapdragon 210, que oferece um processador de quatro núcleos de processamento com velocidade máxima de 1,1 GHz. A GPU é a Adreno 304 com velocidade máxima de 400 MHz, uma solução gráfica fraca para a resolução nativa da tela do aparelho.

Em benchmarks temos os seguintes resultados:

  • AnTuTu: 27.575 pontos (Zenfone) e 20.377 pontos (Pop 4)
  • GeekBench: 515/1.385 pontos (Zenfone) e 385/995 (Pop 4)
  • GFX Bench: 3,8/1,7 FPS no Manhattan, 9,2/5,1 FPS no T-Rex (Zenfone) e 3,7/1,6 e 8,8/4,8 (Pop 4)
  • 3D Mark: 53 pontos (Zenfone) e 0 pontos (Pop 4) no teste Sling Shot.

O resultado disso está nos benchmarks que dão vantagem para o modelo da Asus. Para quem curte jogos, nenhum dos dois entrega a experiência ideal, mas você terá um melhor desempenho no Zenfone 2 Laser.

Câmeras

O smartphone da Asus oferece uma câmera de 13 megapixels com abertura f/2.0 capaz de gravar na resolução Full HD a 30 quadros por segundo. O destaque da câmera do Zenfone 2 Laser está no infravermelho ao lado do sensor principal que mede a distância do objeto a ser fotografado e agiliza o foco da câmera.

Na parte frontal temos uma câmera de 5 megapixels também com a mesma abertura f/2.0 capaz de gravar em Full HD a 30 fps. Pode parecer um conjunto básico, mas que ainda está acima de intermediários mais recentes que muitas vezes oferecem uma abertura de lente menor ou não conseguem gravar em 1080p.

Zenfone 2 Laser

Alcatel Pop 4

A câmera do Pop 4 oferece a mesma resolução do Zenfone, mas a fabricante não chegou a informar a abertura da lente. Diante dos maus resultados em fotos noturnas podemos esperar por f/2.4 ou mesmo f/2.6.

A câmera frontal tem 8 megapixels e traz flash dedicado, mas assim como a câmera traseira também não chega a empolgar em qualidade. Para quem curte efeitos artificiais, há um recurso de embelezamento de rosto.

No geral, a câmera do Zenfone 2 Laser oferece uma maior qualidade, além de contar com controles manuais, o que permite ao usuário obter fotos melhores do que foi visto aqui.

Bateria

O Zenfone 2 Laser conta com bateria de 3.000 mAh que demora 3 horas e 23 minutos para ser recarregada com o carregador de 1A que acompanha o aparelho. Em teste simulando o uso real, conseguimos fazer a bateria do Zenfone 2 Laser render 13 horas com um total de 7 horas e 12 minutos de tela ligada.

A bateria de 2.500 mAh do Alcatel Pop 4 leva menos tempo para recarregar, 2 horas e 44 minutos, mas também dura menos. Nos testes do TudoCelular simulando um uso real, foi possível usar o aparelho por 8 horas e 45 minutos com um total de 4 horas e 38 minutos de tela ligada. Desta forma, se você tirar o aparelho da tomada às 7h da manhã, o Pop 4 acabará descarregando antes do final da tarde.

Ambos contam com bateria removível, o que facilita prolongar a autonomia ao andar com uma bateria extra no bolso ou na mochila. De qualquer forma, o modelo da Asus leva uma grande vitória aqui.

Software

Ambos os aparelhos contam com Android 6.0.1 Marshmallow, o que muda é que o Pop 4 vem com customização mais leve por parte da Alcatel, trazendo como grande diferencial o OneTouch de launcher que oferece uma tela lateral no estilo Google Now.

O modelo da Asus vem com a famigerada ZenUI, que não apenas vem lotada de bloatwares, mas também pesa mais para o hardware. O modelo com apenas 1 GB de RAM analisado apresentou diversos travamentos e engasgos em nossos testes, o que complica a escolha deste modelo.

O Pop 4 também não é nenhum primor em desempenho, especialmente com sua tela que apresenta baixa sensibilidade. Não serão raros os casos em que o usuário precisará dar o comando mais de uma vez.

No geral, o Pop 4 apresenta um desempenho melhor de uso, mesmo que tenha perdido em benchmarks e jogos. Por ter mais RAM e contar com sistema mais leve, ele trava bem menos do que o rival da Asus.

Conclusão

Vamos direto ao ponto: o Zenfone 2 oferece uma melhor tela, câmera com vários recursos, maior autonomia de bateria e capacidade de gravar em Full HD. O Pop 4, por outro lado, vem com Android quase puro entregando um melhor desempenho de uso, mas perdendo em jogos. O modelo da Alcatel também leva a melhor na qualidade sonora.

A vitória seria clara para o Zenfone 2 Laser, se a quantidade muito limitada de memória não atrapalhasse gravemente a usabilidade. O aparelho trava com frequência e ter apenas 4 GB de espaço interno disponível deixa tudo ainda mais complicado.

O Pop 4 também tem pouco armazenamento interno, mas vem com cartão micro SD de 32 GB que pode ser usado para instalar apps e jogos. Para quem prefere um aparelho que oferece melhor fluidez, o modelo da Alcatel leva a melhor. Sem falar dos vários brindes que acompanham o smartphone.

  • O Alcatel Pop 4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Asus ZenFone 2 Laser ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

0

Comentários

Comparativo: Zenfone 2 Laser vs Pop 4 | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas