Software 18 Mai
Recentemente, um relatório afirmou que a cada minuto surgem quase seis novos malwares para dispositivos Android. Mas alguns se propagam muito mais que outros. Um novo malware recém-descoberto pode ter infectado até 36,5 milhões de dispositivos Android, gerando receita de publicidade fraudulenta para seus criadores.
O código malicioso foi detectado em 41 aplicativos desenvolvidos por uma empresa coreana chamada Kiniwini, registrada no Google Play como ENISTUDIO Corp.
A Kiniwini produz uma série de jogos casuais que têm como tema moda e cozinha, sob a marca "Judy". De acordo com a CheckPoint Security, a maioria dessas aplicações está na Play Store há muito tempo, mas todas foram atualizadas recentemente, então ainda não se sabe quando o código mal-intencionado foi adicionado.
Para contornar a Proteção do Google Play, os aplicativos apenas baixam o código malicioso após o aplicativo ter sido instalado, conectando-se a um servidor C&C (Comando e Controle). Uma vez estabelecida a conexão, o malware abre as URLs em segundo plano e começa a gerar cliques.
Apesar da quantidade assustadora de dispositivos afetados, o malware não é exatamente prejudicial ao usuário. A CheckPoint não encontrou nenhuma evidência de dados comprometidos.
Ainda assim, não há muita garantia de que não existam outros problemas para o usuário. O Google removeu os aplicativos depois de ser notificado pelo CheckPoint, mas você pode encontrar a lista completa deles no link da fonte logo abaixo, e se algum deles estiver no seu celular você deve desinstalar imediatamente.
Comentários