LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: Galaxy S8, S7, LG G6 e iPhone 7 | Comparativo de câmeras do TudoCelular

05 de junho de 2017 140

Considerados os dois melhores smartphones para captura de fotos e vídeos atualmente disponíveis no mercado, o Galaxy S8 e o LG G6 enfrentaram nosso comparativo de câmeras com uma votação cega e testes práticos de gravação. Os resultados você confere no vídeo que acompanha esta pauta, bem como mais abaixo com os votos registrados para cada imagem compartilhada previamente. Antes de prosseguir, vale conferir novamente as características de cada smartphone desafiante.

Características das câmeras
Galaxy S8 iPhone 7 Galaxy S7 G6
Resolução máxima 12 MP 12 MP 12 MP 13 MP | 13 MP
Abertura f/1.7 f/1.8 f/1.7 f/1.8 | f/2.4
Tamanho do sensor 1/2.5" 1/3" 1/2.6" 1/3"
Tamanho do pixel 1.4 µm 1.2 µm 1.4 µm 1.12 µm
Distância focal 26 mm 28 mm 26 mm 30 mm
Câmera frontal 8 MP
f/1.7
7 MP
f/2.2
5 MP
f/1.7
5 MP
f/2.2

Recordamos que os dados EXIF de cada arquivo foi removido, buscando evitar favorecimento por parte dos leitores ou da equipe do TudoCelular – que participou da votação cega. Todas as capturas foram realizadas com os apps de câmera no modo automático, com as configurações no padrão de fábrica, incluindo HDR ou embelezamento de rosto.

Agora descubra a ordem dos aparelhos usados no teste:

68.1 x 148.9 x 8 mm
5.8 polegadas - 2960x1440 px
67.1 x 138.3 x 7.1 mm
4.7 polegadas - 1334x750 px
69.6 x 142.4 x 7.9 mm
5.1 polegadas - 2560x1440 px
71.9 x 148.9 x 7.9 mm
5.7 polegadas - 2880x1440 px
Ir para página de comparação

Para chegarmos aos resultados que estão listados mais abaixo, utilizamos a seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicações básicas dadas, vamos aos resultados!

Foto 1

No primeiro cenário, com cores diversas em um ambiente sob sombra de árvores em um dia de sol, o Galaxy S8 levou quase metade dos votos, deixando o S7 e o LG G6 dividindo a segunda posição. O iPhone 7 inicia demonstrando que não consegue mais disputar com os modelos da atual geração das compatriotas coreanas no quesito câmera.

Foto 2

Na segunda imagem, ao ar livre e com o céu limpo, mais uma vez vemos os dispositivos da Samsung na liderança, com uma certa vantagem para o Galaxy S8. Apesar das cores mais fieis do iPhone 7, o nível de nitidez ficou um pouco atrás dos rivais e rendeu novamente a última posição.

Foto 3

Apesar do exagero na exposição do Galaxy S8 para a terceira imagem, vemos um equilíbrio na saturação em comparação com o LG G6 na segunda posição. O Galaxy S7 supera o iPhone 7 novamente no nível de detalhes apresentados.

Foto 4

O LG G6 conseguiu equilibrar melhor a exposição e a saturação na quarta foto, em um dia nublado no parque bom muito verde, isso lhe rendeu a vitória (apesar dos ruídos). O Galaxy S7 apresentou um ótimo nível de nitidez (é até possível ver o número telefônico de fachadas ao longe), detalhe que também valeu para fazer o S8 superar o iPhone 7.

Foto 5

Na quinta imagem o Galaxy S8 levou a melhor com 33% dos votos, sendo seguido de perto pelo LG G6 com 29%. Aqui, mais uma vez, o iPhone 7 fica na última posição (14%), com quase metade dos votos conseguidos pelo Galaxy S7 (24%).

Foto 6

Seguindo para a sexta foto vemos novamente a dupla de smartphones high-end de nova geração na frente. Apesar de ambos apresentarem um pouco mais de saturação do que os modelos de geração passada, Galaxy S8 fica na frente pelo menor nível de ruído, sendo seguido pelo G6 e o seu antecessor.

Foto 7

Em mais um cenário com céu limpo e detalhes ao longe, se repete o resultado anterior, mas com diminuição da diferença entre o primeiro colocado (S8 com 32%) e o segundo (G6 com 30%). Na parte inferior do embate nada de novo, S7 na frente e iPhone 7 na última posição.

Foto 8

Fechando as capturas com detalhes coloridos e distantes temos um equilíbrio maior nos resultados. Desta vez a imagem que apresentou os melhores resultados foi a do Galaxy S7 de geração passada, com os atuais modelos high-end empatados na segunda posição.

Foto 9

Também testamos como as câmeras avaliadas se saem em capturas encarando o astro rei. No primeiro cenário, com uma árvore fazendo um pouco de sombra, Galaxy S8 e LG G6 estão na liderança, novamente empatados. O Galaxy S7 leva a terceira colocação por pouco sobre o iPhone 7.

Foto 10

No segundo cenário de frente para o sol, a nossa proteção é um prédio. Aqui o Galaxy S8 fica muito na frente, com o S7 e o iPhone 7 na segunda posição. O G6 apresentou uma coloração estranha, o que lhe rendeu o último lugar nas votações para esta imagem.

Foto 11

Agora entramos em um terreno complicado para as câmeras, fotos noturnas. Uma reviravolta para o dispositivo da LG, que apresentou a melhor imagem, mesmo com abertura de lente para catpura de luz de mesmo valor das rivais. O Galaxy S8 ficou em segundo, acompanhado pelo S7.

Foto 12

No segundo cenário noturno, outra surpresa, o LG G6 continua liderando, mas desta vez seguido pelo Galaxy S7. O Galaxy S8 ficou em terceiro e o resultado do iPhone 7 comprova a dificuldade do dispositivo da Apple em lidar com cenários em situações pouco iluminadas.

Foto 13

Na última imagem em cenário noturno o G6 consolida sua posição graças a um pós-processamento que trabalha para apresentar fotos mais claras e nítidas com um nível aceitável de ruído. O Galaxy S8 e S7 estão quase empatados, superando o iPhone 7 na última colocação ao gerar uma imagem muito escura e com bastante ruído.

Foto 14

Em nosso teste de captura no modo macro vemos que o Galaxy S8 destaca melhor o objeto focado. O G6 fica em segundo por trabalhar melhor a iluminação, sendo seguido pelo S7 que venceu o iPhone 7 com sua imagem ruidosa e mais escura (apesar de menos saturada).

Foto 15

Em selfies parece que a Samsung encontrou o ponto certo para agradar os usuários com um pós-processamento "embelezador" que não causa tanta estranheza. O G6 foi um pouco além nesse ponto e ficou em último, perdendo para a imagem mais escura e ruidosa do iPhone 7.

É importante lembrar que para sélfies, e também para catpuras com a câmera traseira, o G6 conta com lentes grande-angulares que garantem capturar toda a família no Natal, por exemplo, mas são detalhes que serão abordados a fundo na análise do dispositivo.

Potência do flash

Em nosso comparativo de câmeras também medimos a potência da iluminação do flash de cada smartphone, recurso que pode influenciar na qualidade de capturas noturnas. Utilizando luxímetro chegamos aos números apresentados mais abaixo, em unidades de medição de luz por metro quadrado (100x lux), indicando que quanto mais alto for o número, mais potente é o flash para iluminar ambientes escuros.


No gráfico acima vemos que um flash mais potente nem sempre implicará em fotos melhores, como é o caso do iPhone 7 que não consegue mais competir com os smartphones de nova geração nesse quesito em especial. A LG parece ter conseguido fazer melhor uso do flash, que é o segundo mais potente do comparativo. O Galaxy S8 e o Galaxy S7 estão com valores muito próximos.

  • Galaxy S8: 994 (x100 lux)
  • iPhone 7: 1440 (x100 lux)
  • Galaxy S7: 884 (x100 lux)
  • LG G6: 1154 (x100 lux)
Resultados e Conclusão

Samsung conseguiu melhorar consideravelmente a câmera para o Galaxy S8 em comparação com o antecessor S7, conseguindo em nosso comparativo se sagrar vencedor na maioria dos cenários colocados para votação. Seus 474 pontos se devem a um equilíbrio no nível de ruído, boa nitidez, apesar das imagens com certa saturação devido ao pós-processamento.

O G6 somou 420 pontos graças, em grande parte, aos melhores resultados em cenários noturnos. Isso rendeu ao smartphone da LG a segunda colocação no comparativo.


Como vemos no gráfico, O Galaxy S7 não decepcionou e conseguiu um resultado próximo do rival coreano, superando com folga o iPhone 7 (sem muita surpresa, se lembrarmos de comparativos anteriores). O dispositivo da Apple não conseguiu vencer em nenhum dos cenários, e nem mesmo o flash mais forte o ajudou nas capturas noturnas.

Em suma, quem busca o melhor smartphone para fotos e vídeos estará muito bem servido com o Galaxy S8 da Samsung. Por outro lado, o G6 pode agradar muito mais os que não estão dispostos a investir tanto em um novo smartphone, considerando que a solução da LG já está custando até 70% do valor do concorrente.

O Galaxy S7 aparece como outra boa opção, já que os preços estão caindo ainda mais após a chegada do sucessor. O iPhone 7 tem os apreciadores, por conta da plataforma iOS, mas para continuar na comodidade do sistema da Apple é preciso abrir mão da qualidade fotográfica, principalmente para quem captura imagens a noite ou gosta de gravar vídeos (o iPhone 7 é o único dos concorrentes que grava em mono e em volume muito baixo). Lembrando que o aparelho da Apple ainda custa o mesmo que o novo concorrente da Samsung.

Apesar de todas as considerações feitas acima, a escolha continua nas suas mãos. Nossa ideia é ajudá-lo a fazer a escolha mais acertada para as suas necessidades e, por que não, seu bolso.

(atualizado em 26 de abril de 2019, às 05:50)

140

Comentários

Resultados: Galaxy S8, S7, LG G6 e iPhone 7 | Comparativo de câmeras do TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho