LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S8, S7, LG G6 e iPhone 7 | Comparativo de telas do TudoCelular

01 de junho de 2017 53

Os dispositivos high-end das marcas Samsung e LG seguem nos testes do TudoCelular, desta vez entramos no comparativo de telas com os concorrentes Galaxy S8, LG G6, iPhone 7 e Galaxy S7. Depois do comparativo de câmeras, agora saberemos qual modelo oferece o display de melhor qualidade.

Para availar as telas dos dispositivos citados acima, conhecendo o melhor equilíbrio em termos de nível de brilho, contraste, saturação, índice de reflexos no vidro que cobre a tela e fadiga visual, recorremos ao seguinte padrão de avaliação:

Exibir e comparar o mesmo grupo de cinco imagens usadas em outros comparativos de tela feitos pelo Tudo Celular, sendo divido em três etapas:

  • Ambiente externo ensolarado
  • Ambiente interno com luz artificial
  • Ambiente interno noturno

No caso do ambiente externo ensolarado, utilizamos os aparelhos com o brilho máximo de tela permitido, possibilitando assim termos uma ideia de como os dispositivos se saem ao terem que enfrentar iluminação excessiva.

No teste em ambiente interno com luz artificial nós nivelamos manualmente o brilho da tela de todos os dispositivos para 200 lux, solução possível graças ao uso de um luxímetro digital. Desta forma, neste teste comparamos basicamente a fidelidade de cores e o contraste de cada uma delas.

E para fechar essa essa etapa temos o teste no escuro, no qual buscamos mostrar qual tela atinge o maior brilho, assim como qual aparelho oferece o brilho mais baixo, ajudando a reduzir a fadiga visual. Também colocamos todos os dispositivos com brilho no máximo neste cenário, para avaliar a diferença de cada tela.

Características técnicas
Dispositivo Galaxy S8 LG G6 iPhone 7 Galaxy S7
Display Super AMOLED 5,8" IPS LCD 5,7" IPS LCD 4,7" Super AMOLED 5,1"
Resolução 1440x2960 pixels 1440x2880 pixels 750x1334 pixels 1440x2560 pixels
Densidade 570 ppi 564 ppi 326 ppi 577 ppi
Extra Gorilla Glass 5 Gorilla Glass 3 Reforço contra riscos Gorilla Glass 4
68.1 x 148.9 x 8 mm
5.8 polegadas - 2960x1440 px
71.9 x 148.9 x 7.9 mm
5.7 polegadas - 2880x1440 px
67.1 x 138.3 x 7.1 mm
4.7 polegadas - 1334x750 px
69.6 x 142.4 x 7.9 mm
5.1 polegadas - 2560x1440 px
Ir para página de comparação

Como podemos perceber na tabela acima, os modelos possuem tela entre 5,1 e até 5,8 polegadas, com resolução partindo de 750 x 1334 pixels até QHD de 1440x2960 pixels. Com relação à tecnologia do painel, Galaxy S8 e S7 adotam a tecnologia Super AMOLED, enquanto tanto o iPhone 7 como o LG G6 foram dotados com IPS LCD. Mas, sem mais delongas, confira os resultados do comparativo logo abaixo.

Ambiente ensolarado (luz solar direta)

Para aqueles que pretendem utilizar bastante o smartphone em ambiente externo com luz solar direta, a melhor opção entre os modelos do comparativo é o Galaxy S7 da Samsung. A tecnologia Super AMOLED se mostrou superior à IPS LCD, porque o segundo melhor foi o Galaxy S8, seguido pelo iPhone 7.

É preciso destacar porém que as cores claras na parte frontal de alguns dispositivos, como as do Galaxy S7 e do iPhone 7 utilizados no teste, também devem causar um certo desconforto ao refletir mais a luz do sol. A recomendação é evitar modelos com frontais claras e com efeito espelhado muito forte, pelo menos para esse tipo de utilização debaixo do astro rei.

Ambiente interno com luz artificial

No teste em ambiente interno com iluminação artificial nós percebemos o quão mais agradável é a aposta em cores escuras para a frontal do smartphone, tornando o consumo de conteúdo na tela muito mais intenso. Daí a vantagem dos modelos Galaxy S8 e LG G6 nesse aspecto.

Os quatro modelos apresentam boa qualidade em ambiente protegido da luz solar, mas é importante citar que a tecnologia Super AMOLED oferece um contraste melhor, com cores mais "vivas" (saturadas), enquanto a tecnologia IPS LCD do G6 e do iPhone 7 apresentam cores mais fieis, porém com um preto meio acinzentado.

Ambiente interno noturno (brilho no máximo)

Ao eliminarmos completamente a iluminação externa, fica mais fácil isolar as telas dos dispositivos para perceber melhor as diferenças. Com o brilho no máximo em um ambiente completamente escuro vemos que o Galaxy S8 oferece o brilho mais forte entre os desafiantes (dado compravado pelo luxímetro mais abaixo), sendo acompanhado pelo S7 e o iPhone 7.

Ao contrário do que muitos poderiam julgar, o LG G6 aqui poderia ser considerado a melhor opção em termos de brilho mais moderado para evitar o cansaço visual. Por outro lado, enquanto os rivais compatriotas permitem regular a claridade para menos com melhor contraste, o G6 não pode ir além.

Ambiente interno noturno (brilho no mínimo)

E finalmente, ainda no teste em ambiente escuro, mas com o brilho da tela regulado para o mínimo, vemos que há quase um empate geral. O G6 tem um pouco mais de dificuldade para reduzir o brilho ao máximo possível.

Os dados coletados com o luxímetro mostram que, enquanto no brilho mínimo com uma imagem preta os quatro dispositivos apresentam o resultado "zero", quando a imagem é branca o modelo da LG pula para "3", contra "2" dos demais embatentes. Esses resultados deixam clara a dificuldade do G6 em tornar ainda mais confortável para os olhos o uso em ambientes sem iluminação.

Imagens usadas no teste

Para tornar tudo o mais justo possível, estamos disponibilizando as imagens utilizadas no teste. Isso permite que você as visualize em seu próprio smartphone e compare ao resultado demonstrado em nossos testes.

Vale lembrar ainda que algumas variações correspondem também à própria câmera utilizada para registrar as cenas, já que ela tende a balancear o máximo possível a diferença de brilho entre as telas, dependendo então do ponto que pegou como referência.

Medição de brilho

Com a ajuda de um luxímetro digital nós registramos alguns parâmetros concretos de comparação, sendo escolhida uma imagem completamente preta e outra completamente branca para medir o nível máximo e mínimo de brilho dos dispositivos na exibição de ambas.

Os dados abaixo são medições feitas na unidade lux, que mede a intensidade de luz que é emitida da tela de cada aparelho:

Brilho máximo com imagem preta

Galaxy S8 - 0
LG G6 - 1
iPhone 7 - 2
Galaxy S7 - 0

Brilho mínimo com imagem preta

Galaxy S8 - 0
LG G6 - 0
iPhone 7 - 0
Galaxy S7 - 0

Brilho máximo com imagem branca

Galaxy S8 - 780
LG G6 - 530
iPhone 7 - 705
Galaxy S7 - 739

Brilho mínimo com imagem branca

Galaxy S8 - 2
LG G6 - 3
iPhone 7 - 2
Galaxy S7 - 2

Com os números devidamente coletados, percebemos a superioridade da tela Super AMOLED, presente apenas nos modelos da Samsung.

Conclusão

Para quem pretende utilizar o smartphone em ambientes muito iluminados a indicação, segundo os resultados deste comparativo de telas, é a tecnlogia Super AMOLED presente nos modelos Galaxy S8 e S7. Em ambientes escuros continuamos com a indicação anterior, mas acrescentando o iPhone 7.

Para quem consome muitos vídeos e jogos, o contraste dos smartphones Samsung é um extra muito agradável, além da saturação que torna a experiência mais intensa. Isso não quer dizer que o LG G6 seja ruim, longe disso.

As diferenças entre os quatro modelos avaliados são pequenas e, por se tratar de um comparativo de telas não podemos deixar de reconhecer que o aproveitamento frontal, unido com as bordas pretas (das unidades adquiridas pelo TudoCelular) fazem do Galaxy S8 e do LG G6 as nossas indicações, na ordem citada.

(atualizado em 21 de abril de 2019, às 16:08)

53

Comentários

Galaxy S8, S7, LG G6 e iPhone 7 | Comparativo de telas do TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho