LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

O que é bom, se copia: veja recursos que o iOS 11 imitou do Android

13 de junho de 2017 47

O iOS 11 já está disponível na versão prévia para desenvolvedores. Já falamos aqui no TudoCelular de vários recursos novos, e também da mudança no sistema de autenticação para reforçar a segurança do dispositivo.

Olhares mais atentos – ou conhecedores de mais de um sistema ou tipo de dispositivo móvel – já reparou que a Apple se inspirou em vários recursos presentes no Android para incrementar o seu próprio. O canal XEETECHCARE fez um compilado com seis que foram transportados do Galaxy S8 para o iPhone. Veja abaixo o vídeo e em texto:

Teclado com uma mão

Apertar o teclado em um lado não é uma exclusividade dos dispositivos da Samsung. Outros aparelhos Android também possuem esse recurso. Mas a maneira como o iOS 11 ativa essa opção é inspirada, para dizer o mínimo, no teclado da Samsung.

Para ativar o modo com uma mão do teclado nos dipositivos da Apple, o usuário deve tocar e segurar na tecla com um globo e escolher se você quer o teclado à esquerda ou à direita. No S8 é basicamente a mesma coisa.

A diferença é que no Android dá para trocar o lado sem precisar voltar ao teclado normal, enquanto no iOS 11 você tem que colocar o teclado no tamanho inteiro e refazer o mesmo processo, apenas escolhendo o outro lado.

Captura de tela

Outro recurso presente em mais dispositivos Android, mas que o iOS imitou o funcionamento do Galaxy S8 é o que acontece quando você faz uma captura de tela. Em ambos, uma miniatura da captura aparece no canto inferior da tela. Ao tocar na miniatura, você abre as opções de edição.

Customização da Central de Comando

O iOS 11 também permite a edição de ícones e opções que você quer deixar na sua Central de Controle. E isso a gente vê em dispositivos Android há muito tempo, na barra de configurações rápidas, acessada deslizando para baixo com dois dedos ou duas vezes com um só.

Notificações

Outro recurso do iOS 11 herdado do Android é a configuração do nível de privacidade das suas notificações. O usuário pode escolher se o conteúdo de mensagens, por exemplo, aparece ou não nas notificações, seja na tela de bloqueio ou na barra de notificações em si.

Isso já é possível configurar no Android, sendo, inclusive, uma das configurações iniciais de praticamente qualquer dispositivo. Lembrando que você consegue ver a que app a notificação pertence, mas a prévia do conteúdo não aparece.

Limpar dados de aplicativos

O iOS 11 também vai permitir ao usuário descarregar arquivos inutilizados de apps, liberando espaço no armazenamento interno do dispositivo. Isso já é possível fazer no Android há anos, abrindo as configurações de aplicativos e tocando em Limpar cache.

O recurso não é exatamente o mesmo, mas é basicamente o mesmo conceito.

Gravar a tela

Por fim, um recurso mais específico dos dispositivos Samsung, a gravação de tela. Nos smartphones da sul-coreana, você grava a tela pelo Game Laucnher, servindo mais para gravar as partidas de seus jogos preferidos.

No iOS 11, o recurso também está ligado aos jogos, mas você pode ativar para gravar qualquer coisa que quiser na tela do iPhone ou iPad.

Mas não é só isso. Na Central de Controle, você pode incluir um ícone para gravar a tela e pronto. Mesma coisa no Android 7 dos dispositivos Samsung: é só acessar o menu de configurações rápidas e tocar no ícone de gravar a tela para filmar tudo o que acontece no display de seu smartphone.


47

Comentários

O que é bom, se copia: veja recursos que o iOS 11 imitou do Android

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas