Tech 31 Mai
O Google disponibilizou a todos os usuários Android e iOS um dos seus sistemas de desenvolvimento em código aberto, chamado "Blockly". Trata-se de uma biblioteca que permite gerar editores visuais para programação em diferentes linguagens.
Ele funciona no melhor estilo "arrastar e soltar" blocos que contém uma função específica para encaixá-los uns aos outros, de modo que formem um comando. É um tipo comum de plataforma para o aprendizado didático de codificação.
Já faz cerca de cinco anos que o Google estreou o Blockly, mas com a versão 1.0 para Android e iOS fica mais fácil do que nunca para os desenvolvedores usarem nativamente em ambas as plataformas para criar seus aplicativos móveis.
Funcionando de forma nativa no iOS e no Android, o Blockly demonstra um desempenho melhorado e uma integração mais adequada com as estruturas da UI da plataforma. Além dos recursos padrão, o Blockly para iOS inclui suporte experimental para recursos multitouch e animações de blocos. Para Android, oferece suporte profundo para Fragments e personalização de UI.
No entando, o Google destaca quem nem todos os recursos disponíveis na versão web poderão ser usados nas plataformas móveis. Se você quiser experimentar, basta visitar o site do Blockly e começar a "brincar".
Comentários