LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Zenfone 3 Zoom, Moto Z2 Play, G5 Plus e Z Play | Comparativo de telas do TudoCelular

27 de junho de 2017 14

Realizamos recentemente nosso teste de câmera com os intermediários Zenfone 3 Zoom, Moto Z2 Play, Moto G5 Plus e Moto Z Play, e antes de seguirmos com o resultado do comparativo às cegas daremos uma passada pela tela de cada um deles, buscando demonstrar como eles se saem em termos de reprodução de conteúdo.

O objetivo do nosso comparativo é identificar qual tela oferece o melhor equilíbrio com relação ao nível de brilho alcançado, índice de reflexos no vidro que cobre a tela, saturação, contraste e fadiga visual (brilho excessivo em ambientes escuros).

O teste consiste em exibir o mesmo grupo de cinco imagens usadas em outros comparativos de tela feitos pelo TudoCelular, sendo divido em três etapas:

  • Ambiente externo ensolarado
  • Ambiente interno com luz artificial
  • Ambiente interno noturno

No caso do ambiente externo ensolarado, utilizamos os aparelhos com o brilho máximo de tela permitido pela sua configuração manual, além de outros modos ainda mais intensos caso disponíveis, possibilitando assim uma ideia de como os dispositivos se saem ao terem que enfrentar iluminação excessiva.

O teste em ambiente interno com luz artificial foi realizado com as telas de todos os aparelhos niveladas manualmente para 200 lux, algo possível graças ao uso de um luxímetro digital. Desta forma, neste teste comparamos basicamente a fidelidade de cores e o contraste de cada uma delas.

Por fim, o teste no escuro mostra qual atinge o maior brilho, assim como qual aparelho oferece o brilho mais baixo, o que ajuda a reduzir fadiga visual. Aproveitamos ainda para mostrar todos com o mesmo nível de brilho neste cenário, o que ajuda a dar uma ideia ainda melhor da diferença de reprodução de cores entre eles.

77 x 154.3 x 7.99 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
76.2 x 156.2 x 5.99 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
74 x 150.2 x 7.7 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
76.4 x 156.4 x 6.99 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Todos os aparelhos do teste possuem tela Full HD, com o Zenfone 3 Zoom possuindo um painel AMOLED de 5,5 polegadas, enquanto Moto Z Play e Moto Z2 Play contam com tecnologia Super AMOLED, porém com as mesmas 5,5 polegadas. O Moto G5 Plus possui a menor tela, com 5,2 polegadas, sendo também o único IPS LCD.

Ambiente externo ensolarado

Tanto na exibição direta quanto com um ângulo de visão mais oblíquo, todos os dispositivos conseguiram se sair relativamente bem com o brilho no máximo em ambiente externo, com uma ligeira desvantagem para o Moto G5 Plus que possui um brilho inferior aos demais. No caso do Zenfone 3 Zoom, foi notada uma pequena distorção nas cores quando olhando a tela em diagonal, fazendo com que Moto Z Play e Moto Z2 Play sejam os ganhadores por aqui.

Ambiente interno (brilho em 200 lux)

Passando para ambiente interno, começamos demonstrando como os aparelhos se saem sob luz artificial, com as telas configuradas manualmente para brilho de 200 lux com o auxílio de um luxímetro digital. Por aqui, vemos que o Moto G5 Plus tem uma tendência a entregar tons mais quentes que os demais, algo nítido principalmente nas imagens do camaleão e do estojo de maquiagem, ou seja lá o que for isso.

Ambiente interno noturno (brilho em 200 lux)

Mantendo o mesmo brilho e apagando completamente as luzes do ambiente, fazemos com que seja possível visualizar de uma maneira mais clara o conteúdo exibido, já que todas as demais distrações ficam ocultas pela escuridão. Aqui, é ainda mais nítido que o Moto G5 Plus entrega algo bem diferente dos outros três modelos, lembrando que há apenas uma segunda opção de configuração de cor nos modelos da Motorola, que entrega tons mais reais.

Ambiente interno noturno (brilho mínimo)

Neste novo cenário, mantivemos todas as luzes apagadas e baixamos o brilho para o mínimo possível nos aparelhos, buscando demonstrar em qual deles vocês terá uma visualização mais confortável nesse tipo de ambiente. Aqui, vemos que Moto Z Play e Zenfone 3 Zoom são os que podem incomodar um pouco mais ao serem utilizados no escuro, com o Moto Z2 Play sendo o que se saiu melhor neste ambiente, enquanto o Moto G5 Plus ficou como um meio-termo entre os mais claros e o mais escuro deles.

Ambiente interno noturno (brilho máximo)

Por fim, resolvemos aumentar o brilho para o máximo possível com todas as luzes apagadas, o que obviamente não será muito usual mas ajuda a dar uma ideia melhor da fadiga visual provocada por cada um deles. Pelo que pode ser visto, o Moto G5 Plus foi o menos pior deles, pois ainda que seus tons sejam completamente diferentes ele possui um brilho máximo inferior aos demais, e por isso conseguiu manter as cores com uma superexposição mais baixa em relação a eles.

Imagens do teste

Para tornar tudo o mais justo possível, foram disponibilizadas acima as imagens utilizadas no teste, permitindo assim que você as visualize em seu próprio display e compare ao resultado demonstrado pelos smartphones.

Vale lembrar ainda que algumas variações correspondem também à própria câmera utilizada para registrar as cenas, já que ela tende a balancear o máximo possível a diferença de brilho entre as telas, dependendo então do ponto que pegou como referência.

Medição de brilho

Utilizamos um luxímetro digital para tirar alguns parâmetros concretos de comparação, sendo escolhida uma imagem completamente preta e outra completamente branca para ver o nível máximo e mínimo de brilho dos aparelhos ao reproduzir ambas.

Os dados abaixo são medições feitas na unidade lux, que mede a intensidade de luz que é emitida da tela de cada aparelho:

Brilho máximo com imagem preta

  • Zenfone 3 Zoom - 0
  • Moto Z2 Play - 0
  • Moto G5 Plus - 3
  • Moto Z Play - 0

Brilho mínimo com imagem preta

  • Zenfone 3 Zoom - 0
  • Moto Z2 Play - 0
  • Moto G5 Plus - 0
  • Moto Z Play - 0

Por possuírem tela AMOLED, Zenfone 3 Zoom, Moto Z2 Play e Moto Z Play desligam completamente o display quando exibindo uma imagem preta, o que não acontece no Moto G5 Plus.

Brilho máximo com imagem branca

  • Zenfone 3 Zoom - 660
  • Moto Z2 Play - 805
  • Moto G5 Plus - 442
  • Moto Z Play - 662

Brilho mínimo com imagem branca

  • Zenfone 3 Zoom - 13
  • Moto Z2 Play - 6
  • Moto G5 Plus - 5
  • Moto Z Play - 25
Conclusão

De uma maneira geral, o Moto Z2 Play foi o modelo mais completo, apresentando boa exibição tanto em ambientes externos quanto internos, além de ótimos níveis de contraste e brilho em praticamente todas as situações.

Logo em seguida podemos colocar o Moto Z Play e o Zenfone 3 Zoom, com o modelo da Asus ficando um pouco para trás por conta de seu ângulo de visão não tão amplo, porém com o diferencial de permitir um ajuste profundo nas cores exibidas, algo que falta em todos os três modelos da Motorola.

Por fim, temos o Moto G5 Plus, que conta com cores bastante saturadas e brilho mais baixo que os rivais, ainda que não seja algo que chegue a incomodar ao utilizar o aparelho em ambiente externo.

O que você achou do nosso comparativo de telas? Qual dos aparelhos testados oferece o melhor resultado na sua opinião? Deixe-nos seu comentário abaixo.

(atualizado em 19 de março de 2019, às 16:32)

14

Comentários

Zenfone 3 Zoom, Moto Z2 Play, G5 Plus e Z Play | Comparativo de telas do TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho