LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Sony Xperia XZ Premium | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

08 de julho de 2017 32

A Sony trouxe ao Brasil seu novo flagship, o Xperia XZ Premium, que terá as vendas iniciadas em 12 de julho. O dispositivo tem o chipset mais poderoso disponível no mercado de dispositivos móveis atualmente: processador Snapdragon 835, com placa gráfica Adreno 540 e 4GB de memória RAM, além de 64GB de armazenamento.

A questão é: será que a otimização da fabricante japonesa conseguiu extrair o máximo desse chipset? É o que veremos agora, com o teste de velocidade e desempenho oficial do TudoCelular. Já adianto que você vai se surpreender com o resultado.

Antes de ver como o XZ Premium se saiu, que tal relembrar os testes dos principais tops de linha que já passaram por nossa bancada? Você também pode rever os testes com o Galaxy S8, LG G6, Mi 6, OnePlus 3T e iPhone 7 e 7 Plus, cujos links estão espalhados pela matéria.

Teste de velocidade

Em nosso teste de velocidade, a gente cronometra quanto tempo leva para abrir um total de 12 aplicativos, contando com o cronômetro, que é quem dá a partida. Depois, partimos para os apps nativos de câmera, álbum e configurações, para então seguir com alguns mais populares: Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Adobe Photoshop Mix e os jogos Pokémon GO e Asphalt 8.

E a primeira volta foi realizada em um tempo realmente impressionante, superando em alguns segundos o Mi 6, Android até agora com melhor resultado em nossa bancada. O XZ Premium cravou apenas 43 segundos e 38 milésimos para abrir os 12 aplicativos.

Na segunda, de novo um tempo incrível, e de novo mais baixo que o que conseguimos com o M6, fechando em apenas 17 segundos e 92 milésimos. No total, foram 61 segundos e 30 milésimos, ou um minuto e um segundo e meio.

Curiosamente, este é exatamente o mesmo tempo cravado pelo iPhone 7 Plus quando fizemos o teste com ele no ano passado, o que faz do XZ Premium não só o Android mais veloz que já testamos, como o smartphone mais potente, empatado com o flagship da Apple.

AnTuTu

E agora vamos ver o desempenho do XZ Premium nas ferramentas de benchmark mais populares disponíveis. Começando com o AnTuTu, no qual, infelizmente, não pudemos verificar a lista com resultados no banco de dados da ferramenta. Foram realizadas diversas tentativas, mas a aba sempre carregava em branco.

Seja como for, o exemplar emprestado a nós pela Sony conseguiu um belo resultado, somando 175.873 pontos, a maior pontuação que já conseguimos em nossa bancada. Como já mencionei, não deu para conferir, mas pelo site da ferramenta, apenas o HTC U11 possui pontuação mais alta, com 180.079 pontos registrados no ranking de maio.

GeekBench

O segundo teste que realizamos é com o GeekBench. A ferramenta que avalia a CPU dá uma somatória de desempenho em um só núcleo e com todos eles juntos. Aqui no caso são quatro núcleos de 2.45 GHz e mais quatro com clock a 1.9 GHz.

E a pontuação do XZ Premium foi de 1923 pontos no single core e 6424 no multi-core, o que o deixa praticamente empatado com o Mi 6, e um pouco abaixo do S8.

Já no teste de GPU com a mesma ferramenta, obtivemos 7.792 pontos, menos do que a gente conseguiu com os outros dois citados anteriormente.

3D Mark

Para analisar melhor o poder da GPU, pegamos o 3D Mark, no qual rodamos o teste chamado Sling Shot Extreme. São sucessivas renderizações, todas bastante pesadas, que alguns smartphones de entrada sequer aguentam.

Claro que o XZ Premium não teve muito problema. Pelo contrário: foi mais uma vez a maior pontuação que vimos em nossa bancada, com 3.575 pontos para o top de linha da Sony.

GFX Bench

A próxima ferramenta de benchmark é o GFX Bench, com o qual fazemos os testes chamados Manhattan e T-Rex. São realizados testes com a tela ligada e desligada. No Manhattan, são três versões, sendo duas offscreen e outra com as imagens sendo exibidas diretamente na tela, este em Full HD.

Neste, o resultado aqui foi de 40 quadros por segundo. Nos outros dois, com a tela desligada, obtivemos 40fps, novamente, em Full HD, e 20fps na resolução conhecida como QuadHD, de 1440 por 2560 pixels.

Já o T-Rex só tem duas versões, e ambas são em Full HD. Com a tela ligada, conseguimos 60fps, enquanto no offscreen essa taxa quase dobra, para 110fps.

Gamebench

E, para finalizar, o teste prático com a ferramenta Gamebench, que mede a taxa de quadros que rodam por segundo nos games. Como sempre, testamos com ela o Asphalt 8, Modern Combat 5 e Subway Surfers.

Primeiro o Asphalt 8, que vem com algumas travas para rodar suave na maior parte dos dispositivos móveis. Por isso, não surpreende o resultado com taxa de 30 quadros por segundo, que é o que a gente consegue com a maior parte dos smartphones que testamos por aqui.

Já o Modern Combat costuma ser mais solto. Mas parece que não no XZ Premium. Ele também ficou com a taxa de 30 fps. Lembrando que deixei os três jogos em suas configurações padrão, e você pode exigir um pouco mais deles mexendo nos ajustes gráficos para obter melhor desempenho (que, nesse caso, acho que não precisa) ou animações mais suaves.

E faltou falar do último jogo, o mais casual. Subway Surfers é nosso representante dos títulos populares. E não é nenhuma surpresa que atingimos a taxa máxima com ele, de 60 quadros por segundo.

Conclusão

O Android mais rápido que já testamos. O Xperia XZ Premium conseguiu igualar o ótimo resultado obtido pelo iPhone 7 Plus em nosso teste de velocidade, abrindo todos os aplicativos e reabrindo um por um logo depois em apenas 61 segundos e meio. O empate aconteceu até nos milésimos.

E os resultados obtidos nos testes de benchmark fazem jus a tudo isso, com ótimas pontuações. Ou seja, temos aqui um excelente smartphone no quesito performance, que não deve em nada a seus principais concorrentes.

Porém, é bom lembrar que seu resultado no teste de bateria não foi lá grande coisa.

O Sony Xperia XZ Premium ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

32

Comentários

Desempenho do Sony Xperia XZ Premium | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas